[ editar artigo]

Você não entrega o que seu cliente deseja

Você não entrega o que seu cliente deseja

Essa pode ser a sua realidade e você não sabe. Isso porque você acredita que conhece o seu cliente, mas nunca pesquisou ele.

O primeiro passo é ouvir o seu cliente, alinhar expectativas e entregas. Para isso, é preciso pesquisar. Seja um eterno investigador, observe. Obtenha o máximo de informação sobre o seu cliente. Quem é? O que faz? Do que se alimenta? Onde vive? rs.

Faça pesquisas mais sofisticadas com seus clientes, entenda o que eles desejam, o que gostam, o que acham que pode melhorar, etc.

Tipos de pesquisas:

• Cliente Oculto

• Pesquisa na loja

• Focus Group

• Entrevistas com profundidade

...

Não basta fazer uma coleta de dados simples, é preciso empregar ferramentas mais sofisticadas avaliando o comportamento do consumidor. Além disso, obter feedbacks é essencial. Facilite esse contato, seja ele via direct, email, whats… Busque agilidade nas respostas e trabalhe com foco na eficiência e na eficácia. Mantenha um canal aberto para esse relacionamento com o objetivo de melhorar a experiência do seu cliente, mostre que você deseja saber a opinião dele.

Como melhorar seu relacionamento com o cliente?

1. Mantenha um canal para feedback

2. Realize pesquisas para coleta de dados

3. Analise cada informação de forma neutra, avaliando o que é recorrente, o que é novidade, identificando todos os dados obtidos e planejando melhorias para a experiência do seu cliente.

4. Coloque em prática

5. Informe.

Muita gente acha que não precisa mostrar o que fez, mas isso é essencial. Com um bom atendimento e entregando um produto/serviço alinhado as expectativas do seu cliente, você aumentará as chances em fidelizar ele.

 

#marketingdigital #cliente #abertharibeiro #mktdigital #mktbrasil

Referência de pesquisa: Philip Kotler - Os 10 pecados do Marketing

COMUNIDADE EFEITO ORNA
bertha ribeiro
bertha ribeiro Seguir

Sou a pessoa mais volúvel do mundo. São águas profundas. Vivo de hipérboles, escrevo para aliviar a alma, ser lida é consequência, um prazer superficial. @abertharibeiro e @segredo.vegano

Ler conteúdo completo
Indicados para você