[ editar artigo]

Você conhece o Funil de Conversão do Instagram?

Você conhece o Funil de Conversão do Instagram?

Entenda como o Funil de Conversão do Instagram vai transformar seus seguidores em clientes entregando conteúdo relevante e prático.

O Instagram mantém sua relevância ao agregar ferramentas e estar sempre se reinventando. De uma rede com imagens inspiracionais, ele se tornou uma plataforma que reúne pessoas das mais diferentes tribos, e onde podem surgir — e crescer muito — negócios e marcas inteiras.

Observando essa oportunidade, nós adaptamos o Funil de Vendas, conceito proposto por William W. Townsend em 1924, para o Funil de Conversão do Instagram.

O que é o Funil de Conversão do Instagram?

O Funil de Conversão é basicamente o processo pelo qual seu cliente vai passar desde a primeira vez que ele vê a sua marca até o momento em que seu objetivo de comunicação é alcançado — seja ele a venda de um produto, a inscrição na sua comunidade, a participação dele numa live, etc.

Ou seja, o desafio é transformar os seus seguidores em clientes. Nós fizemos um artigo especialmente sobre isso, onde abordamos os “perigos” de ter um conteúdo que não converte.

Como funciona o Funil de Conversão do Instagram?

No Funil de Conversão do Instagram, temos três pilares: as métricas, a análise delas e o objetivo do conteúdo.

🔘 Topo do funil | ATRAÇÃO

👤 Perfil de acesso: visitante

📊 Métricas: de descoberta (likes, impressões e alcance)

✏ Conteúdo: de atração

Aqui é quando a pessoa acaba de conhecer a sua marca. Ela está visitando sua página porque foi ATRAÍDA por algum conteúdo. Você deve convencê-la a te seguir por meio dos seus conteúdos relevantes e mostrando quem você é e o que tem para oferecer. Um bom exemplo são frases de inspiração, que geralmente se multiplicam bastante ao serem compartilhadas.

🔘 Meio do funil | ENGAJAMENTO/RELACIONAMENTO

👤 Perfil de acesso: seguidor

📊 Métricas: relevância, para consultar futuramente e dividir com amigos (comentários, compartilhamentos e salvamentos)

✏ Conteúdo: de aquecimento

Entregue um conteúdo aprofundado e mais extenso, que seja realmente relevante para a vida do seu seguidor. Algo que ele vai querer ver e rever, consultar mais tarde. Um dos nossos posts sobre cores já alcançou mais de 11 mil salvamentos, pois é um conteúdo que entrega boas informações e pode ser útil de um jeito muito prático mais tarde.

🔘 Final do funil | AÇÃO/CONVERSÃO

👤 Perfil de acesso: cliente

📊 Métricas: cliques em links na bio, “arrasta pra cima”, pedidos por mensagem direta, etc.

✏ Conteúdo: de aprofundamento (técnico). Chamadas para ações complexas (ou Call to Action), que direcionam para outras páginas fora do Instagram.

É hora de fechar negócio. Essa mensuração vai depender do seu objetivo de comunicação naquela peça ou campanha: você chamou pessoas para mandar uma mensagem direta fazendo seu pedido? Ou acessar o link da bio para saber mais? Ou então arrastar o Stories para cima e se inscrever na sua newsletter? Depois de entregar um conteúdo de valor, você vai mostrar a solução que tem para entregar.

E agora? Como vender no Instagram?

É claro, ao final de todo esse processo, você tem que saber como de fato VENDER dentro do Instagram. Por isso, nós preparamos outros conteúdos incríveis que podem te ajudar nessa jornada:

  1. Passo a passo: como e por que transformar minha conta pessoal em uma conta profissional no Instagram

  2. Como habilitar o Instagram Shopping em 2020 - Passo a Passo com Imagens

  3. Instagram para Negócios: 5 Dicas Práticas de como vender no Instagram

Gostou desse conteúdo? Veja abaixo o vídeo que nós fizemos explicando cada uma das fases do funil:

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://instabio.cc/efeitoorna

Ler conteúdo completo
Indicados para você