[ editar artigo]

O Vocabulário do Branding

O Vocabulário do Branding

Vamos ser práticos. 

Tem vezes que as nomenclaturas não servem para nada. Se vamos chamar x ou y, não importa, o que importa mesmo é se irá funcionar. 

O problema é quando achamos que estamos fazendo uma coisa e estamos fazendo outra. 

A falta de conhecimento pode interferir nos objetivos. 

Essas sutilezas de conceitos e suas diferentes aplicabilidades podem atrapalhar os RESULTADOS das ações. Para esses casos, a nomenclatura importa e importa muito.

 

Resolvi fazer um guia prático do BRANDING com os principais termos. 

⚡️ Posicionamento institucional = onde você está na mente e no coração do público. Está relacionado com o propósito e os valores inegociáveis. Suas visões de mundo, bandeiras e causas. Qual seu manifesto e como você manifesta seus sonhos. 

⚡️ Posicionamento mercadológico = onde você está localizado no seu mercado. Qual público, pernona, segmentação, ponto de venda, fornecedores, nicho, preço, praça, ações promocionais, atributos. 

O posicionamento mercadológico é resultado das ações de marketing, relacionamento e da comunicação dos produtos ou serviços da organização. 

O que não é posicionamento de marca: emitir opiniões sobre crenças e ideologias. 

⚡️ Imagem = é toda aparência da marca. Tudo que comunica visualmente. O logo, tipografia, cores, embalagem etc No caso de marcas pessoais trata-se também da forma de se vestir e da comunicação corporal (postura e presença). 

⚡️ Identidade = é a essência da marca, sua voz, seu DNA. O que te torna único. Não é a identidade visual que te torna único, mas sim o conjunto da comunicação visual com a comunicação verbal, portanto o posicionamento e a imagem resultam em toda sua identidade como marca. 

⚡️ Autoridade = está relacionada aos títulos, prêmios, formações e reconhecimentos. No caso de marcas pessoais, alguém que atua em um ramo de atividade por competência adquirida ou por cargo adquirido. É um fato, um alicerce, uma justificativa. Faz parte da sua identidade mas autoridade é diferente de identidade ou imagem, pois se você não comunica-lá, não será percebido como tal. Portanto autoridade é um atributo de marca. 

⚡️ Comunicação integrada = é a integração do setor de comunicação com outros setores de uma organização, iniciando com a integração das três habilitações da comunicação social Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. 

A comunicação integrada pode envolver também o design, desenvolvimento de produtos, RH, financeiro e marketing. É um campo estratégico na organização. Saiba mais neste vídeo. 

⚡️ Cultura organizacional = é o que determina as ações e decisões de uma empresa, é o conjunto de valores e crenças que define e orienta o comportamento e relacionamento das pessoas. É a essência da empresa e está presente no cotidiano. Está intimamente ligada com o posicionamento institucional e ações de comunicação institucional. 

⚡️ Marca = é o que lembramos e sentimos quando temos algum contato com um produto ou até mesmo a identidade visual de uma empresa. É o que te marca, o que fica na sua memória. É cultura, comunicação, influência , experiência e liderança de uma organização. 

⚡️ Construção de marca = é o processo consciente de comunicação que envolve as etapas de pesquisa, investigação, definições, criações das peças estratégicas. É quando entende-se que a comunicação não é clara sem esforço e que para construir uma marca sólida é necessário esforço, estratégia e manutenção constante para redução de ruídos. 

⚡️ Marketing = sãos as estratégias de praça, preço,  produto e promoção intimamente ligadas ao posicionamento mercadológico. Entretanto, a comunicação é integrada, então as ações de marketing precisam estar alinhadas ao posicionamento institucional da marca. O branding vem antes do marketing e precisam andar juntos, de forma congruente. 

⚡️ Naming = é a técnica que auxilia na escolha do nome de uma marca para transmitir a visão, posicionamento, campo de ação, caráter e ideia central da empresa por meio do nome. Saiba mais neste post. 

⚡️ Slogan = é uma estratégia importante de  posicionamento institucional ou mercadológico por meio de uma única frase curta, simples e marcante. Ela pode garantir seu destaque no mercado. Saiba mais neste post. 

⚡️ PUV ou BIG IDEIA = proposta única de valor (PUV) é semelhante ao slogan porém diz respeito a uma única forte mensagem de valor ligada ao posicionamento mercadológico do produto, não dá marca como um todo. A “grande ideia” é a mesma proposta do PUV, é também mais utilizada para a comunicação da grande solução ou benefício do produto, mas também pode ser criada como a grande ideia de marca, de forma macro. Ambas  ferramentas de posicionamento. 

⚡️ Autoconhecimento = O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Esse termo está associado a marca porque, para tornar a mensagem clara para o público, ela precisa estar clara primeiro para você como marca pessoal ou organizacional. Portanto o processo de autoconhecimento, assim como inteligência emocional e inteligência do carisma, ajudam nessas definições. Mas você não precisa fazer isso sozinho. Muitas vezes é aqui que entra o papel do profissional. Para ajudar a identificar esses pontos ou ligar os pontos da comunicação. 

⚡️ Autenticidade = veracidade e integridade. Portanto está ligada com comunicar de forma clara o que real e verdadeiro. Ou seja, ao fortalecimento da história e memória de marca, propósito e valores, À autenticidade é associada com pontos fortes e transmite legitimidade para identidade, Uma marca autêntica foca no que a torna única. 

⚡️ Ferramentas ou instrumentos = são esquemas visuais de gestão pessoal e organizacional que auxiliam no processo de investigação, autoconhecimento e definição do plano de comunicação de marca. Ex: CANVAS, matriz BCG, roda da vida, etc 

⚡️ Branding =  é a construção de marca até a revisão, reforço e manutenção da marca. Também envolve a gestão de crise para manter a harmonia. É o resultado de todas as ações anteriores juntas. 

 

O branding é constante. 

Uma marca forte e bem posicionada tanto no campo institucional quanto mercadológico comunica-se com convicção, constância e clareza de forma integrada com os públicos de interesse, de diferentes formas em diferentes canais e pontos de contato. 

Reduz ruídos e má interpretação mas não anula. Dessa forma a sua projeção passa a ser muito mais próxima de quem você realmente é. Mas nunca agradará a todos. 

Toda essa comunicação e gestão resultará na REPUTAÇÃO. 

Quer se aprofundar em BRANDING? Aprender outros termos e aplicabilidades de forma simples? O que e e como fazer registro de marca? O que e um script de vendas? Como criar um manifesto? O que e arquitetura de marca? O que e licenciamento? E franquias? 

Participe do MAIOR grupo de branding e empreendedorismo do Brasil. Acesse aqui.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://instabio.cc/efeitoorna

Ler matéria completa
Indicados para você