[ editar artigo]

Um papo sobre: Storytelling

Um papo sobre: Storytelling

O ser humano é dotado de uma habilidade surpreendente de contar histórias, somos os melhores nisso, e sabe por que? Porque contamos histórias há pelos menos 40 mil anos.

Tudo começou com o que os cientistas acreditam ser a primeira pintura rupestre feita por nós, onde nossos ancestrais pré-históricos registraram como eram os animais que os cercavam naquela época. 

Interessante, né? Contudo, mesmo que essa seja uma das nossas habilidades mais antigas, algumas dúvidas ainda cercam nossas mentes quando o assunto é contar histórias de uma forma transformadora, e por isso resolvi fazer uma pesquisa com os meus seguidores no instagram, para entender melhor se eles conheciam esse termo e se eles já haviam se conectado com marcas ou pessoas através de histórias.

Esse foi o resultado:

53 pessoas participaram da pesquisa. 

Percebam um comportamento interessante, 63% das pessoas não sabiam o que era storytelling, mas 86% afirmaram que já se sentiram conectados com empresas ou pessoas devido a suas histórias. Esse comportamento demonstra que mesmo de forma inconscientes, estamos sempre nos envolvendo com o universo a nossa volta por meio de histórias, e por isso essa é uma ótima forma de gerar aproximação e identificação para a sua marca, contando a sua história! 

Mas afinal, o que é Storytelling?

A prática de storytelling é adotada como uma estratégia de conectar pessoas através da identificação. Não é simplesmente contar uma história e fim, mas sim introduzir as pessoas em uma experiência envolvente e emocionante, criando um sentimento de reconhecimento; essa pessoa passa a sentir todas as emoções de quem experienciou aquele momento, e essas emoções proporcionam uma transformação genuína no receptor da mensagem. 

Essa prática ocorre com a junção de 4 elementos, são eles: 

  1. O personagem (Quem vive a experiência);
  2. O ambiente (Onde tudo acontece); 
  3.  O conflito (O que impulsiona a transformação do personagem);
  4.  A mensagem (O que o personagem aprende depois de viver essa experiência).

O objetivo do storytelling é envolver, gerar identificação através da narrativa e fazer com que essa mensagem seja inesquecível porque o leitor/ouvinte se sentiu na pele do personagem, criando uma conexão emocional. 

Na live que eu realizei no meu instagram falei um pouco mais sobre o tema e também trouxe alguns exemplos de empresas que aplicaram essa estratégia de forma genial, clique aqui para conferir. 

Espero que vocês tenham gostado desse texto introdutório sobre storytelling, e quero que saibam que estou muito feliz por fazer minha primeira publicação aqui na comunidade. O Grupo Orna contribui muito com o meu desenvolvimento e me sinto honrada de poder fazer parte desse movimento. 💪🦆⚡️

Feedbaks, sugestões e dúvidas são sempre bem-vindos, um grande abraço a todos. 🖤  

 
 


 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Dayane Barbosa
Dayane Barbosa Seguir

Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, apaixonada por branding, mídias sociais e análise de dados!

Ler conteúdo completo
Indicados para você