[ editar artigo]

Tire suas ideias da cabeça

Tire suas ideias da cabeça

Quem nesse mundo contemporâneo, cheio de informações, prazos e compromissos não sente que o cérebro está prestes a explodir de tanta coisa armazenada?

Ou pior, não consegue pensar em mais nada porque a cabeça está muito cheia?

Duas situações bem comuns para quem vive nesse mundo. Mas há algum tempo,  percebi que a organização melhorava um pouco esse problema, e depois de ler o livro “A arte de fazer acontecer”, do David Allen, entendi que a coisa realmente funcionava. Durante o livro ele apresenta várias dicas de organização, um pouco ultrapassadas mas algumas ainda bem úteis, fala que é preciso esvaziar nossas gavetas mentais para ver tudo que tem dentro. Quem nunca “perdeu” algo que precisava em alguma gaveta e só achou tempos depois quando não era mais útil?

Eu sempre me considerei uma pessoa organizada mas depois que comprei uma agenda a coisa mudou completamente. Mesmo organizada, sempre esquecia de algo que tinha que fazer ou procrastinava, e isso me deixava sempre no mesmo lugar, ou eu tinha uma ideia genial e cinco minutos depois já esquecia porque não anotava em nenhum lugar e nossa cabeça, apesar de ser quase uma máquina perfeita, ainda apresenta falhas.

Enfim onde quero chegar: muitas vezes a gente perde coisas incríveis ou deixa de mostrar pro mundo ideias muito legais porque acaba ficando no meio das tralhas que acumulamos todos os dias na nossa cabeça. Isso nos deixa sobrecarregados e faz nos sentir sem ideias ou com aquela sensação de cabeça cheia. Por isso quero compartilhar essa dica que me ajuda muito: anotar, anotar e anotar. Absolutamente tudo que você veja com certo potencial, assim você não esquece e sua cabeça não fica cheia.

Agora voltando a agenda, acho muito útil anotar tudo que preciso fazer todos os dias da semana, o cérebro parece até respirar ao ver tudo organizado em um papel sem correr o risco de passar em branco ou esquecer aquele trabalho super importante da faculdade ou um evento que você queria muito participar.

Ah, e mais um ponto positivo, colocar todas as ações que tem a fazer e ver elas riscadas ao final do dia dá uma motivação enorme e faz a procrastinação ir embora rapidinho. Por isso, como David Allen fala no livro “feche esses veios abertos”, faça alguma coisa com todas essas ideias que pipocam do nada na sua cabeça. Não deixe mais suas ideias geniais irem embora ou esqueça de fazer algo importante por simplesmente deixar flutuando na nuvem da sua cabeça. A organização pode ser o primeiro passo para construir o que sempre quis.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Isadora Dezorzi Gerevini
Isadora Dezorzi Gerevini Seguir

Uma estudante de jornalismo que gosta de escrever sobre quase tudo, e nunca conseguiu definir o que quer ser, porque quer ser muitas coisas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você