[ editar artigo]

Storytelling: a técnica para produzir conteúdos inesquecíveis

Storytelling: a técnica para produzir conteúdos inesquecíveis

Contar histórias inspiradoras é uma necessidade de toda marca hoje em dia. Isso porque, são inúmeros conteúdos disponíveis na internet. Se você não for bom o bastante para cativar seu público nas primeiras linhas, provavelmente ele encontrará outros sites que farão isso.

Portanto, para construir uma marca de sucesso, é preciso entender como inspirar, cativar e sensibilizar. Nesse caso, utilizar os princípios do storytelling é fundamental. Mas, afinal, como fazer isso? Neste post, você verá dicas práticas e também exemplos de marcas que aplicaram a técnica com maestria. Acompanhe!

O que é storytelling?

O conceito não é nem um pouco novo, ele já era utilizado desde os tempos das cavernas. Basicamente se resume em contar e adaptar histórias que vão gerar engajamento e interesse no público utilizando técnicas como personagem, ambiente e conflito.

Ela é usada em diversos formatos, como audiovisual e livros, mas também pode (e deve) ser usada no marketing de conteúdo, no intuito de estabelecer conexão emocional com o leitor. Se você conseguir isso, meu amigo, vai ter uma marca impactante e que realmente gera valor para o mercado.

3 exemplos de storytelling

Grandes marcas como O Boticário, Always e Heineken utilizaram a técnica e vários aspectos da jornada do herói para montar seus comerciais. São histórias que emocionam, divertem e surpreendem. Confira!

Always - o que significa fazer as coisas tipo menina?

O vídeo foi feito em 2014, mas continua muito atual. Ele questiona o uso pejorativo do termo fazer “tipo menina”. Várias pessoas diferentes são interrogadas sobre atividades feitas “tipo menina” e as respostas produzem uma reflexão extremamente necessária para romper padrões.

O Boticário - toda forma de amor

A música de Lulu Santos embala o comercial que foi feito para o dia dos namorados. A surpresa é que no final aparecem casais de heterossexuais, lésbicas e gays, transmitindo a mensagem de que toda forma de amor deve ser respeitada.

Heineken - mulheres também curtem futebol

Os namorados ganham ingressos para assistir a final da Champions League, mas não devem contar nada às namoradas, em vez disso precisam mandá-las para um SPA enquanto estiverem no estádio do jogo. O final é uma reviravolta incrível e divertida, que mostra o quanto mulheres também gostam do esporte.

Storytelling na produção de conteúdo: 4 dicas rápidas

Agora, que você já sabe a importância do storytelling e viu exemplos das grandes marcas, vamos ver como aplicar no seu texto!

  • Amarre bem as ideias: Parágrafos curtos e bem conectados ajudam na leitura e constroem uma história com mais qualidade. Crie uma ordem cronológica e conduza o leitor por meio do seu texto, tenha o cuidado de escrever em uma linguagem acessível e bastante amigável.
  • Seja criativo: Uma história pode ser contada de infinitos jeitos. Qual é o mais atraente para o seu leitor? Seja criativo na abordagem e se utilize de estratégias que surpreendam (como reviravoltas, por exemplo).
  • Envolva o leitor: Encante, seduza e envolva. Escrever de forma positiva agrega sentimentos bons a quem está lendo.
  • Divirta-se: Acredite naquilo que você escreve e principalmente faça isso com “tesão”, muito mais do que ser encontrado nos mecanismos de busca ou passar informações como se fosse uma lista, crie conteúdos que provoquem, divirtam e estimulem.

Você já conhece o storytelling? Compartilhe comigo outras técnicas para produzir um conteúdo memorável! ;)

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Sandra Lopes Denicievicz
Sandra Lopes Denicievicz Seguir

Jornalista e produtora de conteúdo, apaixonada por boas histórias e pelas transformações da comunicação!

Ler conteúdo completo
Indicados para você