[ editar artigo]

Resultados ou milagres?

Resultados ou milagres?

Todos queremos resultados. Mas, é preciso entender: que resultado você busca?

Nem sempre o problema está na comunicação. "Panfleto, não adianta.”, "anunciei naquela revista, mas não deu certo”e etc.  É importante esclarecer que o esforço de comunicação deve ser contínuo, integrado e o mais importante, o resultado não dependerá apenas da divulgação.

Após a definição do que você deseja – aumento de clientes? por exemplo. – é hora de investigar quais os fatores podem estar atrapalhando você a alcançar sua meta.

Lembro de estar praticando Pilates e de repente, rola o anúncio na rádio:  "Tal loja tem wifi gratuito!”. Falei em voz alta: "Olha, que coisa bacana! Tem wifi na loja tal! – dois segundos depois, ouvi alguém dizer: ” Tudo mentira. O wifi nunca funciona.”  A divulgação atingiu o resultado? Sim. Mas foi sabotada pela falta de funcionalidade.

Outro aspecto importante: seu atendimento.

Como anda a sua prestação de serviços?

Certa vez, eu estava aguardando para atender uma cliente, e ali, esperando o encontro, pude observar como era a rotina de trabalho. Como os colaboradores se comportavam. Não preciso dizer que, embora a área de espera fosse linda e confortável, o atendimento no balcão deixava a desejar. Os colaboradores não tinham um sorriso no rosto e não informavam ao cliente o que estavam fazendo para ajudá-lo. E, acredite, uma das formas de divulgação mais eficazes é o boa-a-boca. Portanto, comece o trabalho de divulgação de dentro para fora. Faz a diferença.

A função da comunicação é propagar a existência do seu negócio e utilizar as melhores ferramentas para atingir o seu público. Porém, resultados imediatos não dependem apenas da divulgação. Também dependem de você.

Como andam os preços do seu negócio? O que você faz para se destacar da concorrência? Você possui um planejamento para o seu negócio? Você está aberto a mudar comportamentos?

Celso Loducca, um publicitário premiado e dono da agência Loducca comenta sobre a busca por resultados imediatos e suas consequências para a área de comunicação:

“Atualmente os clientes querem resultados imediatos e baixa remuneração. Isto afeta diretamente a qualidade do que é produzido. Primeiramente, porque a criação de um elo entre a marca e as pessoas necessita de tempo e de continuidade da condução da marca. Além disso, quanto menor a lucratividade da agência, menor a remuneração dos criativos. Consequentemente o mercado publicitário perde talentos para áreas mais rentáveis”  ( parte de uma entrevista presente no portal Adnews) 

A cultura do planejamento deveria se sobrepor à cultura do imediatismo.

Por Michelle Hummel  

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Michelle Hummel
Michelle Hummel Seguir

Sonhadora inveterada. Tem especial fascínio pelo desenvolvimento dos caracteres humanos. Ama histórias e a possibilidade de criá-las. E sabe que seu maior desafio é a superação de si mesma.

Ler matéria completa
Indicados para você