[ editar artigo]

Redes Sociais: Você está pronto?

Redes Sociais: Você está pronto?

Ninguém duvida que as redes sociais chegaram com toda força e tornaram possível coisas que jamais imaginaríamos! Ano após ano, foram surgindo várias plataformas digitais de compartilhamento e distribuição de conteúdo que passaram a ter mais visibilidade que os velhos conhecidos sites e blogs. A forma de comunicação e exposição de ideias foi se moldando conforme as características de cada uma delas, que também foram se adaptando ao gosto dos seus usuários.

Nesta corrida por visibilidade e contato direto com o consumidor, grandes marcas também se lançaram nessas plataformas. Atividades profissionais novas, ligadas à tecnologia, dados e mídias também começaram a aparecer. Atualmente, todos estão conectados e por muitas horas do dia.

Por conta dessa onda, todos os negócios encaram a internet e as mídias sociais como fonte de informação, canal de comunicação direta e meio de vendas. E ok, é verdade e funciona! No entanto, a velocidade com que tudo se propaga, age tanto para o bem quanto para o mal. Construir autoridade e boa reputação pode levar anos, mas basta um clique para ir tudo pelos ares!

Inclusive em relação ao comprometimento! Se você decide trabalhar sua marca, seu negócio, produto etc. na internet, você assume um compromisso diário com a sua audiência, como assumiria se tivesse que abrir sua loja física todos os dias.

Tem gente que quer estar na internet apenas por estar, porque todo mundo está, porque o concorrente está etc.! Tem gente que vê a internet como uma vitrine, uma oportunidade de lançar seu negócio com baixo custo, de atingir milhares de pessoas que não conseguiriam via mídia tradicional, mas na hora de trabalhar, de colocar a mão na massa, produzir conteúdo de valor, diz que não tem tempo, que não gosta de mexer com isso, que não sabe fazer. Acabam abandonando suas páginas, deixando seus fãs de lado e perdendo-os para o concorrente.

É importante se atentar que a internet não é terra sem lei e também não dá retorno para quem não a utiliza com seriedade! Cada passo que você dá, cada decisão que você toma pelo seu negócio, tem de ser algo planejado, pensado.  Estaria você ou o seu negócio no momento certo para se divulgar nas redes? Você está preparado para ser ignorado ou para uma chuva de seguidores com milhares de comentários, dentre eles queixas e dúvidas? Você sabe gerenciar crises? Você conhece as ferramentas necessárias para otimizar suas atividades?

Além de estrutura psicológica, você vai precisar também de um certo nível de gestão e produtividade nas redes. Alimentar sua audiência com informações de valor, com conteúdo atraente e um visual bacana dá trabalho, mas tem suas recompensas. Afinal, se não fosse assim as redes estariam vazias e extintas!

Você está pronto para isso? Consegue contratar alguém para fazê-lo? Dependendo do que você responder, pode não ser a hora de usar este meio de comunicação. Imagine um restaurante no Ifood que não consegue entregar os pedidos. O que você pensaria?

Reflita sobre isso!

Abraços.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Renata Vieira
Renata Vieira Seguir

Sou uma mente inquieta que adora estudar, conhecer, explorar, realizar e transmitir. Especialista em Marketing | Produtora de Conteúdo de Marketing Digital e Empreendedorismo | Especialista em Finanças Corporativas | Designer de Interiores.

Ler matéria completa
Indicados para você