[ editar artigo]

QUEBRE A CASCA!

QUEBRE A CASCA!

O que te fez chegar até aqui? Buscar conteúdo, desenvolvimento da sua marca pessoal, da sua imagem, consumir conteúdo de especialistas que já são muito bem conceituados em suas áreas, já alcançaram um determinado nível de sucesso?  Se a resposta for SIM para tudo  acima e ainda mais, então acredito que esse texto fará muito sentido. 

Eu sou de uma cidade pequena no interior, todos me conhecem pelo meu nome, conhecem meu negócio, cada esquina ou "quitanda" que eu entro tem alguém conhecido. Para uma pessoal desinibida isso pode não ser um problema, mas, para mim, foi um fator limitante em minha jornada empreendedora. Eu me fechei em uma casca de limitações e fiquei por anos assim. Meu medo de me expor, de falar alguma besteira ou até mesmo vergonha da minha aparência, me forçava a não gravar um vídeo ou dar as caras em uma feira ou exposição. Tudo isso para não ter que enfrentar meus "conhecidos" no dia seguinte na rua, o pensamento recorrente era:

O que será que vão pensar de mim se eu fizer isso?

E assim foi...

Depois de alguns anos, senti que era a minha hora, pois não aguentava mais me esconder, afinal eu estudava tanto, tinha muito para compartilhar,  o copo já estava transbordando, se é que me entende.

Aceitei o convite para dar minha primeira palestra, falaram que seriam umas 20 ou 30 pessoas aproximadamente, porém, a contagem oficial foi de mais de 200 pessoas! Falei sobre mercado de trabalho no interior, um assunto que domino razoavelmente bem, o resultado foi 5 minutos de aplausos e inúmeras mensagens de incentivo e gratidão nas redes sociais.

Minha cabeça explodiu! Encontrei meu lugar no mundo! 

Uma coisa é você acordar todos os dias e ir trabalhar no seu negócio, oferecer seu produto ou serviço e ao final do dia fechar a porta e ir dormir, outro é você fazer a diferença e saber que esta fazendo a diferença, não só com aquilo que já oferece, mas com ainda mais, com a sua força, sua mentalidade, sua experiência, coisas que só empreendedores possuem, aquele fogo que arde dentro de nós que se deixar, capaz de dominarmos o mundo.

Então, após perceber meu lugar nesse mundo, eu entendi que precisava me aprimorar para merece-lo, aprimorar minha imagem, minha oratória. Uma coisa é você caminhar por conta, outra é você decidir que sua jornada pode ser compartilhada com muito mais pessoas, e então ela deixará de ser sua e passará a ser de todas as pessoas que acreditam em você e merecem a sua melhor versão. 

Foi assim que vim parar aqui, como um filhote de pato que ao sair do ovo se junta aos irmãos para enfim aprenderem a nadar e voar, para atingirem seu potencial máximo e serem guiados por sua mãe em uma jornada de descobertas, que, em nosso caso, são as descobertas do nosso potencial como empreendedores. Nascemos com a necessidade de inovar, podemos fazer o que quisermos nesse mundo, então quebre a casca e seja o ser humano (ou pato rs) incrível que você nasceu para ser, o mundo merece e você também! 

Gustavo Alves

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Gustavo Alves
Gustavo Alves Seguir

Co-Fundador da Sverberi Cursos e Fundador da Sverberi Idiomas. Sou do Vale do Paraiba, tenho 30 anos, formado em Design e Desenho Industrial, Empreendedor por consequência e amor. Quero me conectar com o mundo, aprender e ensinar.

Ler matéria completa
Indicados para você