[ editar artigo]

Quando a produção de conteúdo vira mais do mesmo

Quando a produção de conteúdo vira mais do mesmo

Apesar de algumas pessoas acharem que eu sou menor de idade, eu "já estou na internet” faz uns bons 10 anos. Conforme eu contei neste artigo aqui, meu primeiro “emprego” foi escrevendo notícias para um site, lá em 2009.

Naquela época, não se ouvia falar de blogueiras, influenciadores digitais, criadores de conteúdo e os tantos nomes que temos hoje em dia. O Facebook ainda estava se popularizando e o Instagram sequer existia.

Conforme é possível ver pela história das blogueiras que começaram naquela época e fazem sucesso até hoje (Camila Coelho, Camila Coutinho, entre outras), o que elas fizeram foi criar algo totalmente diferente, baseado em uma demanda que elas sequer sabiam que existia. Elas começaram a escrever para seus blogs como um hobby e, algum tempo depois, o transformaram em um negócio.

O tempo passou e ser blogueira virou uma profissão. As pessoas viram que este negócio dá dinheiro e cada vez mais começaram a querer criar um blog e, mais tarde, um canal no Youtube ou uma conta no Instagram. Afinal, é “muito fácil”, basta criar a conta e postar sobre um assunto que você sabe e que pode interessar outra pessoa.

Entretanto, quando você efetivamente começa a criar conteúdo para uma rede social, você percebe que não é tão fácil assim e que é necessário ver isso como um trabalho, que requer constância e estratégia. 

Com isso, as pessoas que estão nesse mercado há mais tempo, começaram a lançar cursos para ensinar as pessoas sobre como profissionalizar o canal do Youtube ou a conta do Instagram. Hoje em dia tem curso para tudo que nós pudermos imaginar nessa área, desde os mais gerais até os direcionados para profissionais específicos, como os advogados ou dentistas, que até pouco tempo atrás, exerciam suas profissões somente no off-line.

Vários destes cursos são ótimos, eu mesma já fiz alguns, entretanto, o que eu vejo é que as pessoas estão usando o que aprendem nos cursos de forma engessada, não deixando espaço para a criatividade que era tão necessária lá no começo da criação de conteúdo.

Hoje em dia, há milhares de pessoas produzindo conteúdo e eu realmente acredito que existe espaço para todo mundo que esteja disposto a entregar um material de qualidade, que impacte positivamente as pessoas que o estão consumido. 

É por isso que é importante, sim, fazer cursos, mas ao colocar em prática o que se aprendeu, sempre tentar colocar um pouco da sua personalidade e da sua experiência que te faz único. Dessa forma, seu conteúdo não vai ser apenas mais um "post no mundo". 

Em minha opinião, cada pessoa é responsável pelo conteúdo que produz e sabe quais são seus objetivos ao criar uma conta profissional (seja em qual rede social for). Entretanto, fiz esse artigo para convidá-los a refletir sobre o que vocês estão compartilhando nas redes sociais: são conteúdos que acrescentam algo para a sua comunidade ou é somente mais do mesmo?

 

Crédito da imagem: Freepik

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler matéria completa
Indicados para você