[ editar artigo]

Instagram para negócios: por que sua marca deve fazer vídeos no Instagram

Instagram para negócios: por que sua marca deve fazer vídeos no Instagram

O Instagram é uma das redes que cresce com mais força ultimamente, atingindo em 2018 a impressionante marca de 1 bilhão de usuários ativos (dos quais 85% seguem ao menos uma marca). E, desde a sua concepção como plataforma para compartilhamento de imagens inspiracionais, ele evoluiu e se estabeleceu como uma plataforma completa para produção e divulgação de conteúdo — e no meio disso tudo estão os vídeos. Fato é que o Instagram está sempre incorporando novas ferramentas que facilitam e promovem a produção desse tipo de mídia; como as Cenas nos Stories, filtros e ferramentas para criação e o IGTV, que tornou-se uma plataforma quase independente para streaming de vídeos.

Não interessa qual é o seu ramo: você pode se beneficiar fazendo esse tipo de conteúdo para os seus seguidores. Separamos aqui alguns motivos porque acreditamos tanto nesse recurso, e algumas contas para você se inspirar.

Seus seguidores querem saber quem você é

Foi-se o tempo em que a relação entre uma marca e seu consumidor acabava no momento em que a compra era concluída. A geração atual busca uma conexão real em tudo o que faz, e isso inclui o que ela consome. Então não adianta só ter um produto de qualidade com preço competitivo: seu seguidor quer saber quem está por trás daquilo tudo. Conhecer mais sobre quem fundou a empresa e quem faz ela mover no dia a dia — seja você, a equipe de comunicação ou até o pessoal da transportadora — ajuda a alinhar os valores que você quer transmitir e atrair quem concorda com eles. Nós acreditamos tanto nisso que sempre estamos presentes em nossas páginas — afinal, se você mesma não acreditar no seu produto ou serviço, quem é que vai?

Você precisa mostrar como faz o que faz

Entrar no processo de criação e produção dos seus produtos faz com que os seguidores sintam-se parte disso, o que também beneficia um relacionamento mais duradouro. Mostre porque escolheu fazer aquilo, como é que aquele processo reflete os valores da sua marca, qual o seu cuidado na hora de produzir algo que vai acabar nas mãos do cliente. Você não está fazendo por fazer, ou apenas pelo lucro, mas sim porque acredita no que faz — mas seus seguidores provavelmente não sabem disso se você não contar. A Chanel, que atualmente é uma das oito marcas mais seguidas no Instagram, criou uma série no IGTV que mostra em detalhes como seus produtos surgem, desde a fazenda onde são plantadas e colhidas algumas das matérias-primas.

Fotos podem se tornar repetitivas

Mesmo o Instagram sendo uma plataforma visual, as fotos podem acabar deixando de causar impressões em seu público — principalmente se forem repetidas ou similares. Vídeos ajudam a dinamizar seu conteúdo, com novas imagens, sons e mensagens que o seguidor pode não ter captado antes. A Nike, por exemplo, tem entre seus valores o espírito esportivo, o proporcionamento de oportunidades para quem precisa e a ideia de nunca desistir. Mas fotos e frases de impacto só funcionam até certo ponto; é por isso que eles apostam fortemente (e constantemente) na criação de vídeos que contam histórias de pessoas reais que traduzem esses valores. Não são materiais mostrando seus produtos ou ofertas do momento: eles estão ali para gerar uma conexão, uma empatia, para emocionar o espectador, e firmar a imagem de que a empresa realmente se importa com esses valores.

O desafio: como começar?

É legal pesquisar referências e encontrar o que mais funciona no seu caso específico. Mas também é importante ter um conhecimento básico dessa área e das técnicas que vão abrir espaço para um feed que irá atrair e engajar o público que você procura. No Instagram Skills você aprende como usar vídeos e desenvolver várias outras habilidades que vão levar a sua marca para novos caminhos.

 

QUER DESCUBRIR OS 8 SEGREDOS PARA SE DESTACAR AINDA MAIS NO INSTAGRAM?

Adquira agora o e-book Instagram Skills. Um e-book focado no posicionamento do seu Instagram, por meio da construção de um feed estratégico.

Introduzimos 8 habilidades indispensáveis para você desenvolver seu Instagram profissionalmente. Em mais de 160 páginas você absorve conhecimentos nas seguintes áreas: fotografia, direção de arte, produção, design, pesquisa/coolhunting, social media, relações públicas e videomaking.

QUERO GARANTIR MEU E-BOOK!

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://instabio.cc/efeitoorna

Ler conteúdo completo
Indicados para você