Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Por que o Marketing de Causa é importante para a comunicação das empresas?

Por que o Marketing de Causa é importante para a comunicação das empresas?
Sandra Lopes Denicievicz
nov. 28 - 3 min de leitura
3 Curtidas
0 Comentários
0

Estamos presenciando transformações na maneira de comunicar, as velhas técnicas já não são tão assertivas quanto antes. Então, surgem questões que precisam ser urgentemente revistas pelas empresas. Nesse momento, o marketing de causa floresce de maneira promissora como uma forma de abraçar valores e engajar através dos posicionamentos.

Grandes empresas como Nescau, Magazine Luiza e Itaú tem fomentado esse tipo de comunicação e, pelo que os números apontam, o marketing de causa só tem a crescer.

O que é Marketing de Causa?

O marketing de causa está diretamente ligado a uma abordagem social e ambiental no intuito de ajudar as comunidades e contribuir para a preservação dos recursos e reflexão sobre os problemas da sociedade.

Muitas empresas já adotavam estratégias de responsabilidade social, mas esse tipo de ação evoluiu e hoje os consumidores cobram posturas muito mais ativas das organizações. Vamos ver exemplos disso!

O que o Marketing de Causa tem de especial?

Um estudo feito em 2018 pela global Edelman Earned Brand revelou que 69% dos consumidores brasileiros não compravam de uma marca que possuía posicionamento politico ou social com o qual não se identificavam. Ou seja, se posicionar é extremamente crucial no mundo dos negócios.

Mais do que isso, 63% dos consumidores entrevistados pelo mesmo estudo afirmaram que as empresas têm mais força ativa para gerar uma mudança social do que o próprio governo.

Por isso, o Marketing de Causa é tão relevante para uma marca no contexto em que vivemos. No entanto, é preciso cuidado ao adotar estratégias, isso porque sua empresa pode ser interpretada como oportunista. Vamos ver algumas dicas para que isso não aconteça!

Dicas para adotar o Marketing de Causa

  • Adote os posicionamentos que condizem com a essência da empresa: Não adianta nada comunicar uma coisa se a empresa não se identifica efetivamente. Para manter uma divulgação alinhada é preciso pensar em ações que estejam no DNA da organização e só então desenvolver estratégias efetivas.
  • Engaje toda a equipe nas decisões: Todos os colaboradores precisam acreditar na causa que a empresa quer abraçar, caso contrário, as chances de falha são quase certas. Se a empresa quer se engajar em ações sustentáveis, nada melhor do que começar dentro do próprio dia a dia dos colaboradores.
  • Seja transparente: Faça ações reais e mostre o resultado depois, tanto para o público interno quanto para a comunidade, assim o espirito de colaboração tende a crescer entre os consumidores.

Essas são só algumas dicas que podem ser adotadas quando se trata de Marketing de Causa, mas é importante estudar a fundo e ver o que as empresas estão fazendo nessa área. Com certeza, grandes ideias vão surgir e te inspirar! :) 

 

 


Denunciar publicação
3 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você