[ editar artigo]

Por que é necessário mudar seu Mindset?

Por que é necessário mudar seu Mindset?

Por que é necessário mudar? Porque mudar é sair da zona de conforto. É ainda redesenhar a sua mente com novos significados, novas percepções e principalmente colocar ou mudar o foco nas coisas boas a qualquer momento.

Entretanto se mudar fosse fácil, não teríamos tantas pessoas mal humoradas, infelizes, reclamonas e negativas em nossa volta, muito menos um mundo com tantas injustiças.

Mais do que força de vontade, a mudança de fato só acontece, a partir do momento que as pessoas decidem mudar seus mindsets.

Mindset é uma palavra em inglês que significa: Mind - Mente ou mentalidade / Set – Configuração. Tudo junto e misturado temos o termo: Configurações da Mente, Mente Configurada, Modelos Mentais e por aí vai, escolha a sua maneira de entender Mindset e vamos em frente!

“O modo como você vê o mundo é como um mapa formado pelas suas crenças e valores”, segundo Conrado Adolpho – especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas, e mudar o seu mindset é crucial para a sua vida pessoal e profissional.

Existem dois tipos de mindset de acordo com Carol Dweck, autora do livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”: O mindset fixo e o mindset de crescimento.

  • mindset fixo e aquele no qual o indivíduo acredita que os traços são imutáveis, ou seja, evita desafios, desiste nos obstáculos, não vê sentido nos esforços, se esquiva de críticas, vê o sucesso alheio como ameaça.
  • Já o mindset de crescimento é aquele onde o sucesso significa desenvolver-se, em outras palavras, o indivíduo busca desafios, persiste apesar dos obstáculos, trabalha pesado com esforços, aprende com as críticas e celebra o sucesso alheio.

Agora se mudar o mindset de um indivíduo já não é tarefa fácil, imagina então o quão difícil é mudar a maneira de fazer negócio de uma empresa já estabelecida no mercado?

Contudo em uma época de instabilidade econômica como a que vivemos, mudar faz parte do planejamento estratégico e é o ponto de partida para o surgimento de novos negócios e oportunidades.

O que vai diferenciar os profissionais e as empresas no mercado econômico daqui para frente é a capacidade de perceberem as mudanças e se adaptarem a elas primeiro que o concorrente.

E quando mudar? Tudo depende. Assim como existem ciclos que começam e terminam em nossas vidas, um ambiente de negócios também é pautado em ciclos de evolução, e um ciclo deve ser fechado quando estiver influenciando negativamente as operações diárias ou até mesmo quando se percebe que empresa está acomodada em seus resultados e nos processos.

Esta mudança normalmente tem que envolver a sua estratégia, a sua estrutura, os seus processos e as pessoas.

Claro que muito das coisas que acontecem em uma empresa podem e devem ser previsíveis, entretanto sabemos que existem vários fatores externos como: cenários econômicos, políticos e organizacionais, que podem comprometer os resultados.

Sabendo disso, esteja preparado sempre para mudar e redesenhar um novo planejamento estratégico.

Encare as mudanças como quebras de paradigmas porque são os paradigmas que muitas vezes nos impedem de crescer e obter melhores resultados.

Mudar faz parte da vida, estejamos prontos ou não!

Quanto mais rápido você assimilar que estamos vivendo novos tempos, mais fácil será a transição e a retomada do crescimento, e mais oportunidade terá para se destacar da concorrência.

Deixe a teoria um pouco de lado e passe para a prática, pois o momento em que vivemos hoje, mudar já não é uma escolha, é uma necessidade, e não aceitar a mudança significa bloquear o futuro.

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Monique Bordin
Monique Bordin Seguir

Monique Bordin é Designer de Moda por paixão, empreendedora por opção e Personal Brander por missão! "Assim como eu tenho construído minha marca pessoal e estou conseguindo impulsionar os meus negócios, eu quero dividir contigo, todas as estratégias

Ler conteúdo completo
Indicados para você