[ editar artigo]

Planejar para sonhar melhor

Planejar para sonhar melhor

Eu preciso te contar como o planejamento tem mudado a minha vida.

Eu sempre fui uma pessoa sonhadora, desde criança gostava muito de escrever e tinha em mente que queria trabalhar com isso.

De forma inconsciente eu pensava que se algo fosse realmente para acontecer em minha vida, simplesmente daria certo e o tentar, insistir, parecia pra mim que era contra as coisas que deveria acontecer naturalmente. Mas, esse pensamento mudou quando tomei consciência de que, se eu tinha sonhos, precisava fazer a minha parte, que o que eu conseguia controlar, eu devia controlar, e quanto ao que não podia controlar, só restava ficar em paz com o que fiz.

Foi quando eu aprendi coisas e métodos que empresas aplicavam para fazerem sucesso que eu entendo de verdade, que o planejamento iria me ajudar a realizar meus sonhos.

 

O que é o planejamento?

A palavra planejar é originária da palavra PLANUS (Latim) e se refere a “achatado, nivelado ou superfície lisa” (este, do Latim PLANUM).

E o que tem a ver essas características ao planejamento?

O planejamento é o ato de criar um projeto, incluindo processo desde a concepção de ideias à realização de fato.

 

“Planejamento é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, seguindo roteiro e métodos determinados” Myrian Baptista

 

O Planejamento e a realização de sonhos

 

Aqui vou falar de duas coisas que as pessoas quase nunca falam.

Quando somos crianças, brincamos, sonhamos e não nos preocupamos. Novamente isso muda quando crescemos. Os medos surgem, os sonhos se escondem e as brincadeiras são regradas.

Cada um de nós gostava de algo quando era criança e quando crescemos é como se esse algo se tornasse um sonho.

Dando o meu próprio exemplo, cresci com a vontade de trabalhar com a minha escrita, mas às vezes esse sonho parecia uma bobagem de criança. Foi quando comecei a trabalhar a deixei escondido esse sonho. Aprendi muitas coisas, mas sentia claramente que não era aquilo que queria fazer para o resto da vida.

Como bem acredito, cada coisa acontece por algum motivo e com esses trabalhos na área de marketing, entendi sobre a importância de um bom planejamento para o sucesso de algo. Entendendo isso, percebi que precisava planejar meus sonhos para então vivê-los de fato.

 

Os principais “atrasadores” dos nossos sonhos se realizarem são:

→ Não acreditar em si.

→ A falta de planejamento

 

Quando olhamos para nossos sonhos e olhamos para nós, achamos difícil demais realizá-los, mas isso acontece por que idealizamos bastante esses sonhos, chegando até a nos comparar com outras pessoas de sonhos ou projetos semelhantes aos nossos. E ainda, olhamos para a nossa versão de hoje, esquecendo que quando realizarmos um sonho, teremos evoluído muita coisa.

A falta de planejamento é um grande empecilho no caminho dos sonhadores. Pensar que se algo é para acontecer, acontecerá de qualquer maneira é andar na contramão dos sonhos, pois quando optamos por não escolher algo, já o fazemos sem nem perceber.

Muitas pessoas quando questionadas sobre seus sonhos, sempre falam que ainda não realizaram por falta de dinheiro, principalmente, mas pense, se hoje você recebesse uma quantia considerável, saberia o que fazer? Você teria um plano para executar?

 

“Nem tudo em seu sonho envolve investimento, mas tudo envolve planejamento”

 

Se hoje você não tem dinheiro para investir em seus sonhos significa que você está na fase de planejar, e anular isso é impedir que um sonho se realize ou que se realize da melhor maneira possível.

 

Em que o planejamento te ajuda na realização de um sonho?

 

  • Perceber o seu cenário de vida atual, esclarecer o que você deseja realizar e definir os passos que deve seguir para chegar lá.

 

  • Estipular um espaço de tempo para realizar tudo que é necessário para a realização do sonho.

 

  • Traçar objetivos alcançáveis que impactarão no objetivo central do planejamento (realização do sonho).

 

  • Perceber formas para realizar um sonho com o menor tempo possível.

 

  • Auxiliar a pessoa a tomar decisões hoje e ao longo do caminho que impactarão na realização do objetivo.

 

Para realizar um planejamento para uma empresa, as pessoas olham muito para o que pode gerar mais lucro e coisa do tipo. E quando falamos do planejamento para realização de um sonho, principalmente se ele está relacionado a um trabalho ou projeto social por exemplo, mais que olhar para dentro e planejar com propósito.

 

E quando falamos do propósito estamos relacionando nosso sonho à outras pessoas. Por isso, quanto mais tempo você passa sem planejar seu sonho, significa que você está impedindo que as pessoas que precisam, sejam alcançadas pelo seu propósito.

 

Com as situações que lidei nas empresas onde empresas, aprendi a usar o planejamento para realizar meu sonho e que tinha como propósito que é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos e a viverem com simplicidade. Hoje faço isso através da criação de conteúdos no youtube, Instagram e podcast, e ainda através da venda de produtos artesanais que levam o toque de simplicidade para a casa das pessoas.

 

Eu sei o que é ter aquele sentimento de sonhar e não realizar, e saber que se não realizo um projeto, estou deixando de ajudar outras pessoas. Por isso me dediquei em criar um E-book sobre o planejamento de sonhos, voltado principalmente para quem deseja realizar um sonho na área profissional ou um projeto social. Esse e-book não é só informação sobre planejamento, e sim um guia para planejar o seu sonho em todas as etapas. Clique aqui e conheça os detalhes do e-book disponível por tempo limitado.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Joyce Sousa
Joyce Sousa Seguir

Coisas que amo: Pessoas, Comunicação, Escrita e Simplicidade. Juntei tudo isso e comecei a compartilhar minhas reflexões nos canais digitais de comunicação.

Ler matéria completa
Indicados para você