Muito antigamente, não havia GPS, apenas mapas com coordenadas, em que a bússola fazia o seu trabalho de guiar as pessoas, seja ela para o norte, sul, leste ou oeste, com a finalidade de levar alguém a algum lugar de forma precisa e objetiva.
Pois bem, dentro da comunicação de qualquer empresa, a persona é a bússola que nos mostra por onde e como devemos proceder e caminhar para alcançar o objetivo esperado ao encontro da pessoa certa sem arrodeios. Mas e aí, a bússola da sua empresa está bem ajustada? Você sabe para onde está caminhando e com quem irá encontrar no final do percurso? Seus objetivos estão bem alinhados com o seu mapa?
Vamos descobrir!
Público-alvo X Persona
Estamos muito familiarizados com o termo “público-alvo”. Mas talvez algo que você não saiba é, que público-alvo se trata de um conjunto de pessoas muito abrangente em termos de personalidade, renda, sexo e estilo de vida. Vou te dar um exemplo para te ajudar: façamos de conta de você possui uma empresa que fabrica fraldas, certamente o seu público-alvo são as mães de bebês.
Em questão das personas, traduzindo para o português quer dizer pessoas. São perfis específicos onde simulam pessoas reais com determinados comportamentos e personalidades que ajudam as empresas a se comunicarem com o público correto da forma correta. Vou te dar outro exemplo ainda simulando você como dono da fábrica de fraldas: O seu público-alvo são as mães de bebês, mas a persona ideal são mulheres entre 21 e 35 anos com bebês de 0 a 3 anos que possuem renda entre R$1.500 a R$5.000 reais.
Qual a importância da persona
As personas são ótimos norteadores com relação a criação de conteúdo e relacionamento com o cliente. Quando se têm perfis bem definidos do que seria um “cliente perfeito” ou das diferentes e principais personalidades que compõem o público de uma empresa, há muito mais facilidade de comunicação e entendimento da dor do seu público, afinal, é muito mais fácil você conversar com alguém que você conhece do que com uma multidão.
Tipos de Persona
Buyer Persona ou Persona
Perfil específico de um cliente ideal. O esboço da pessoa perfeita para ser seu cliente em relação ao sexo, renda, estilo de vida, personalidade ou até localização geográfica.
Ex: Uma das 4 personalidades criadas pela Cordel Digital para uma empresa focada em vender cursos online ligados a energias renováveis.
Branding Persona
É a personificação de uma marca, ou como dizem, uma marca humanizada. Se uma determinada marca fosse uma pessoa, como ela seria fisicamente, emocionalmente e moralmente?
Ex: As personagens Magalu da Magazine Luíza e Nat da Natura.
Etapas necessárias para produção de personas
1- Estude bem a marca/empresa a qual você irá trabalhar, quais seus objetivos, seu nicho e o seu público-alvo até então. O indicado é previamente ter um briefing da empresa em mãos.
2- Dependendo do tipo da empresa (e-commerce ou loja física, produtos perecíveis ou duráveis, produtos físicos ou virtuais [eBook] e etc) comece a organizar as perguntas chaves que indiquem os diferentes tipos de personalidades de clientes já existentes nesse negócio, como por exemplo, o sexo, a faixa etária, localização e depois perguntas mais específicas sobre o produto ou serviço e sobre o gosto do cliente.
3- Como você vai veicular essas perguntas? O mais indicado são os formulários online, os quais você pode encaixá-los em qualquer plataforma digital de sua escolha. Os formulários recolhem, armazenam dados e geram os resultados automaticamente para você.
4- Planeje uma estratégia de atração de público para preenchimento deste formulário. Pode ser uma campanha pelas redes sociais, pelo site ou em algum canal específico onde é possível encontrar os clientes, como por exemplo, em um fluxo de e-mail marketing onde os clientes estejam cadastrados.
5- Delimite um prazo de conclusão da persona e de veiculação do formulário (1 semana é suficiente).
6- Faça a apuração dos dados recolhidos e comece a criar pessoas a partir dos resultados mais elevados (maioria) da pesquisa. Lembrando que não existe quantidade máxima de personas.
7- Faça uma formatação adequada para apresentar as personas de forma legível para quem for vê-la(s).
Dicas
Não faça formulários muito extensos. Em média 10 a 12 perguntas é o ideal. O importante é a qualidade das perguntas e não a quantidade.
Dependendo do porte da empresa, ofereça uma bonificação para quem preencher a pesquisa, como cupons de descontos ou materiais online gratuitos.
Bom, espero ter te ajudado e quem sabe ter clareado um pouco a sua mente. No início o processo parece difícil, mas depois que você pega a manha isso te ajudará a aperfeiçoar ainda mais o seu público e afunilar cada vez mais o seu nicho.
Qualquer dúvida só falar, tá?
Bjoss!