Isso foi o Gary Vee disse em uma recente postagem no seu Instagram:
Postagem: @garyvee
Já pensou mandar essa mensagem para o “The Museum of Modern Art” ou mesmo uma marca que possua um posicionamento de galeria de arte, como a incrível “The Row”, das irmãs Olsen?
Você tem que ser o que você é.
Mensagens generalistas não são inclusivas.
Por exemplo, essa mensagem exclui um enorme grupo de artistas visuais, desenhistas, tatuadores, fotógrafos, pintores, escultores, designers, artesãos, etc.
Como eles não podem ver o Instagram como uma galeria de arte se é isso que eles são?
Mas deu para entender a mensagem do Gary quis transmitir, embora, talvez, não tenha sido a melhor maneira de expressá-la.
Existem pessoas que tentam ser o que não são no Instagram, estão preocupadas demais com que o outro pensa sobre ela e por isso não conseguem expressar sua essência.
Mas dizer que você não deve se expressar de maneira artística pode ser uma forma de bloquear a criatividade do outro.
Embora bons insights partam de nossas experiências pessoais, precisamos cuidar para não ver o mundo só com as lentes da nossa bolha.
Nós concordamos com ele nessa frase: comece a postar o que você quer postar.
E no mais, acreditamos na arte, no design e em diversos outros elementos para clareza na comunicação ou liberdade de expressão.
Acreditamos na criatividade. Não existe o certo ou errado. Existe o que funciona para sua marca.
Inclusive, ironicamente, o conteúdo em que Gary critica a arte, possui uma incrível arte gráfica. Não seria mesma coisa sem o design. Não teria a mesma atração e retenção ao título.
Aliás, já parou para pensar que a ideia de “desordem” é a marca pessoal do Gary. É justamente isso que ele quer que você sinta. Essa é a sua identidade. Ele tem um tom de voz acelerado, assim como um estilo e fontes próprias nas artes gráficas. Também utiliza de ilustrações para contar histórias. Existe muita harmonia na sua marca pessoal.
Porque a harmonia significa combinação entre elementos.
Possivelmente quando você recebe uma publicação dele no Instagram, instantaneamente você sabe que é dele, pela identidade.
Mesmas fontes, mesmas cores, mesmo estilo de diagramação, mesmo forma de destacar palavras, imagens com assinatura, prints do Twitter. Uma desordem bem ordenada e planejada.
CONCLUSÃO
O feed, nem sempre é uma uma galeria de arte, mas SE VOCÊ É OU PRETENDE SER UMA MARCA, seu feed é sua vitrine. As legendas, são o interior da loja e sua foto do perfil o logo da fachada. Essa é a analogia #seufeedsuavitrine.
Se você quer saber mais sobre o bom uso dessa rede social, nosso livro digital queridinho, o Instagram Skills, tem muito a agregar, aperta aqui e adquira o seu.
QUER DESCUBRIR OS 8 SEGREDOS PARA SE DESTACAR AINDA MAIS NO INSTAGRAM?
Adquira agora o e-book Instagram Skills. Um e-book focado no posicionamento do seu Instagram, por meio da construção de um feed estratégico.
Introduzimos 8 habilidades indispensáveis para você desenvolver seu Instagram profissionalmente. Em mais de 160 páginas você absorve conhecimentos nas seguintes áreas: fotografia, direção de arte, produção, design, pesquisa/coolhunting, social media, relações públicas e videomaking.