[ editar artigo]

Para inovar pense como um Designer!

Para inovar pense como um Designer!

E hoje vim falar de um assunto que está em alta: inovação! Essa com certeza foi uma das palavras mais faladas em 2020 – suponho que deva estar atrás apenas de “COVID-19”. Isso se deve ao fato do momento em que estamos vivendo e da competitividade gerada por ele. Com isso até mesmo empresas sólidas, que por não conseguirem inovar, são “engolidas” por novas tendências de mercado.

 

Qual o real significado de inovação?

Apesar desse termo remeter normalmente à tecnologia seu significado vai além disso. A palavra inovação tem origem no termo em latim innovatio que significa o desenvolvimento de novos produtos, métodos ou conceitos.

 

Um modelo para gerar soluções

Nesse viés, buscando a inovação, David Kelley fundou um modelo mental para desenvolver soluções inovadoras, o Design Thinking. Talvez você pense: qual a relação de Design com a inovação para o meu negócio? O termo Design Thinking significa “Pensar como um Designer”. Essa referência ao Designer é feita devido à habilidade deste profissional em buscar novas soluções para os problemas com uma visão ampla.

No entanto, a grande “sacada” desse modelo mental é o fato dele fazer uma abordagem centrada no ser humano. É por isso que grandes empresas como Coca-cola, Lóreal, Philips, BMW, Nike e outras, têm apostado nesse modelo para desenvolver melhorias em seus negócios.

Além de Kelley, Tim Brown2 também defendia o Design Thinking e trouxe a teoria de que a inovação tem um processo essencial que é a consideração do ser humano (desejo), o que é viável para o mercado (negócios) e o que é possível tecnologicamente (tecnologia).

 

Para Arne Van Oosterom, fundador do DesignThinkers Group trouxe mais uma definição sobre essa ferramenta:

“Design Thinking é uma abordagem para inovação centrada no ser humano. Combina o pensamento criativo ao de negócios, para gerar valor e prover soluções de longo prazo.”

ARNE VAN OOSTEROM, DESIGNTHINKERS GROUP

 

Por que inovar?

Não importa qual a ferramenta utilizada para gerar novas soluções, a inovação por si só é natural e é motivada devido à concorrência. Por isso traz consigo a resolução de problemas e melhorias aos clientes. Seu grande objetivo é: melhorar as entregastrazer um bom custo/benefíciootimizar a interação com os clientes e resolver problemas com garantias antes não observadas pelo mercado.

 

Obs: Este texto também está publicado neste site, pois trabalho escrevendo para eles.

 

Referências

1 – Dicionário Priberam

2 – Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas Ideias (Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation)

3 – Design Thinking Academy

Ler conteúdo completo
Indicados para você