[ editar artigo]

O poder do conhecimento e suas experiências

O poder do conhecimento e suas experiências

No ano de 2015, eu me formei em engenharia química, curso ao qual escolhi fazer aos 18 anos e resultou em grandes alegrias por 5 anos.  Amava aulas de laboratório, participei de monitoria de turma, eu fui representante de turma, fiz grandes amigos, participei da comissão de formatura e ingressei como bolsista no grupo de pesquisa da faculdade por meio de um processo seletivo. Como bolsista, eu fiz meus primeiros vídeos educativos na área de energias renováveis, dimensionei meu primeiro equipamento na versão protótipo (do papel para o mundo real), aprendi a fazer orçamentos, simulações e vivenciei os primeiros testes laboratoriais do protótipo. Eu amava trabalhar no grupo de pesquisa, meu aprendizado e engajamento com a equipe concederam sentindo aos meus dias.  

Eu saí do grupo em janeiro de 2016 com uma aprovação direta no mestrado em engenharia química em uma das melhores universidades do país.  Sim, a bússola do conhecimento me levou a um novo desafio e mais uma vez, como bolsista. Coragem, resiliência, disciplina, determinação, responsabilidade, dias ruins, ansiedade, dias bons e sucesso, resumidamente, isso é o que define uma pesquisa e seus momentos.  Entre altos e baixos, tive o benefício de ingressar na pós-graduação de sistema de gestão da qualidade na mesma universidade, sem custo, para ser monitora de turma (auxiliar professor, servir cafés, conversar com os alunos). As aulas no sábado eram o meu descanso das semanas intensas do mestrado. Eu amava o lugar, os professores, os amigos que eu fiz, as disciplinas e o meu trabalho. 

Que loucura né? Mas, o que fazer com todo conhecimento e experiência adquiridos nos anos de vida acadêmica? Independente do cargo que vou ocupar, a empresa que vou trabalhar ou a área de atuação, essa pergunta percorria minha mente. O que podemos fazer pelo outro? Isso não envolve problemas complexos da engenharia, alto investimentos  ou conhecimentos técnicos. Isso não envolve estar entre os 12 milhões de desempregados do Brasil. Isso é sobre:

  • O que você pode fazer com uma parte do seu conhecimento tácito;
  •  O que você pode fazer com  os recursos disponíveis;
  •  O que você sabe e é comum para outras pessoas;
  • O que você pode desenvolver;
  • O que  você pode fazer e ajudar pessoas a resolver problemas.

Vivemos em país em desenvolvimento e de fato existem lacunas para preencher. Lacunas na educação, infraestrutura, saúde e entretenimento. Bom, eu finalizei as etapas em 2018 e resolvi situar-me no mercado de trabalho, pois, atualmente,  precisamos estar atentos as rápidas mudanças de tecnologia e  instabilidades que interferem na geração ou não de vagas de emprego. Se nos concentrarmos muito em uma única tarefa, ficamos obsoletos. Era hora de me situar, com ou sem vagas. 

Como todas as pessoas recém-formadas, eu passei  o ano de 2018 e 2019 me capacitando em alguns eventos do Conselho Regional de Química e me candidatando para muitas vagas. Mas, também eu busquei conteúdo sobre educação financeira, transição de carreira, personal branding, ciência de dados e design. Então, os pensamentos sobre o impacto que eu poderia causar na sociedade e as leituras de conteúdo virtual sobre diversos assuntos me incentivaram a criar duas páginas novas no instagram para me distrair, manter minha mente ativa e compartilhar conteúdo gratuito: @tudoporumfio e @youleanbr. Confesso que quando criei as páginas, eu não conhecia as dicas da página Efeito Orna e é notável minha transição de layout das postagens , principalmente quanto as combinações das cores. Mas, tudo bem, atualmente, tenho tentado evoluir.

O interessante disso tudo é que o mesmo mercado de trabalho que te proporciona ansiedades na vida, te oferece oportunidades para colaborar e criar algo novo para superar essa fase. A primeira página - @youleanbr - eu criei em janeiro de 2019  com o objetivo de compartilhar conteúdo gratuito de gestão da qualidade para os pequenos empreendedores e eu fiz também um curso online para Udemy ( conteúdo monetizado) . A  segunda página  @tudoporumfio   foi criada em julho de 2019 para compartilhar conteúdo sobre cosméticos, uma paixão antiga, que me levara a paixão por engenharia química. Ambas páginas criadas para agregar valor para todos os seguidores e elas são resultados das minhas experiências. Lembra dos meus primeiros vídeos educativos? Pois é, hoje eles me ajudam ter criatividade para criar posts em um projeto que está no início. Não sei o caminho que minhas “personas” vão seguir ou alcançar, mas sei que já estou feliz de poder escrever textos, construir layouts e compartilhar conteúdos com as pessoas.

O meu foco principal é contribuir com os microempreendedores que atuam principalmente na área de alimentos e cosméticos, e no caso da @tudoporumfio compartilhar todo conteúdo que acho relevante. Mas, e se nada disso causar o efeito esperado? Tá tudo bem, errar faz parte do processo de aprendizado. 

O fato é que todos nós temos a capacidade de criar um produto, um serviço ou uma marca por meio da nossa história de vida, e isso independe do nosso cargo e ascensão profissional. Quando arriscamos algo novo por necessidade, hobby ou negócio,  nós saímos da zona de conforto e desenvolvemos novas  habilidades ( "soft skills" ou "hard skills"). No meu caso, usei  a internet para colaborar com as pessoas e os insigths foram resultados das minhas experiências .

A única certeza é que  nós podemos colaborar e enriquecer (intelectualmente, socialmente ou financeiramente)  quando decidimos causar algum impacto positivo na sociedade.  E ai,  qual é o seu poder? 

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Raiza Nascimento
Raiza Nascimento Seguir

Formação acadêmica e experiência em Engenharia Química | Apaixonada por educação e empreendedorismo.

Ler matéria completa
Indicados para você