[ editar artigo]

Nosso conselho para o seu Instagram? Saia dele.

Nosso conselho para o seu Instagram? 
Saia dele.

 

Está cada vez mais comum observarmos o nascimento de "empreendedores de Instagram". Se prestarmos atenção, vamos encontrar várias pessoas próximas a nós com excelentes ideias de negócios, mas o foco concentrado quase que totalmente na rede social pode atrapalhar outros pontos que devem ser contemplados também.

Queremos promover uma reflexão, hoje: você está focando nas ações que precisam ser realizadas para o crescimento e fortalecimento de seu negócio, pensando além do Instagram?

É claro que é importante pensar em estratégias de comunicação para essa rede social - nós mesmos estamos sempre falando sobre isso e procurando novidades para compartilhar com vocês.

O problema é que, às vezes, as pessoas focam tanto no Instagram que esquecem do que está fora dele. E o que seria isso? Veja alguns exemplos:

🤍 Qualidade do produto

Como está o estudo e análise das matérias primas utilizadas na confecção do produto disponibilizado à venda? Se esse produto for um e-book, por exemplo, como está a qualidade do conteúdo ali compartilhado? Precisamos pensar que antes de divulgar e vender alguma coisa, é preciso pensar no que estamos queremos promover e disponibilizar.

💛 Embalagem e entrega

Em caso de produto físico, como é realizada a entrega? Existe uma embalagem que proteja o produto e permita que ele chegue intacto até a casa de quem o comprou? Existe um prazo de recebimento desse produto? Em caso de problemas com a entrega ou greve dos Correios, essas informações são repassadas às pessoas que o adquiriram?

🧡 Site responsivo

Quem quiser adquirir o produto, conseguirá comprá-lo tanto através do celular, quanto do computador? Como está a programação do site de sua marca? Lembre-se: o interessado pelo seu produto deseja comprar com agilidade e facilidade. Não podemos permitir que detalhes técnicos sejam impeditivos de venda.

❤️ Estudos de mercado

Estudar o mercado, constantemente, é fundamental. Precisamos pensar e repensar ações estratégicas envolvidas em todas as etapas do negócio. O que está dando certo? O que pode melhorar? Estudar cases de marcas que admiramos, pode servir como um excelente meio para analisar a nossa marca e o que pode ser implementado de novidade, por exemplo. Precisamos estar constantemente alinhados com o que há de mais novo e atual em termos de ferramentas e ações que poderão melhorar e muito nosso desempenho, gestão de marca, entrega e resultados.

💜 Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente precisa ser eficaz em todas as etapas do relacionamento, e não apenas quando houver algum produto à venda. Quando um interessado em nossos serviços ou produtos procurar nosso atendimento com alguma dúvida, é preciso informá-lo o mais corretamente possível e esclarecer essa dúvida. Em alguns momentos, poderá ocorrer de alguém entrar em contato pedindo algum auxílio que não esteja diretamente relacionado ao nosso negócio. Nesse caso, é importante entender que se tivermos a solução, é gratificante o seu compartilhamento. Uma pessoa que recebe ajuda sem pagar diretamente por ela em um primeiro momento, com certeza se sentirá muito mais confiante a adquirir algum produto ou serviço pago em alguma outra oportunidade.

💙 Canais de contato

Todos os seus canais de contato estão sendo divulgados corretamente? É importante pensar que dúvidas poderão surgir e que a facilidade em entrar em contato com a marca é fundamental para passar segurança e credibilidade. E-mail, telefone, site, WhatsApp, Telegram: quais são os canais de contato que você oferece em sua comunicação? Outro ponto importante: não basta ter os canais de contato, é preciso que exista suporte qualificado para atender através deles. Certifique-se disso.

💚 Parcerias com fornecedores

Esse ano foi um ano muito desafiador em termos de produção de produtos físicos: alguns setores sentiram muita dificuldade em encontrar matéria prima para a confecção de seus produtos. Diversos foram os percalços encontrados pela indústria brasileira que, em grande parte, depende de materiais e insumos vindos de fora do país. Mais do que nunca, 2020 exigiu que fôssemos parceiros uns dos outros, buscando soluções em conjunto para os problemas comuns. Estabelecer um bom relacionamento com fornecedores, permite que a agilidade e viabilização dos processos de produção sejam otimizados (dentro dos diferentes cenários que podemos encontrar). Flexibilizar prazos de pagamento, por exemplo, pode ser uma ação que garantirá a aquisição da matéria prima necessária dentro do prazo de produção desejado. Esteja aberto ao diálogo nas negociações.

Fazer o que deve ser feito fora do Instagram vai refletir dentro dele, também. É por isso que é tão importante prestar atenção e olhar para fora: não adianta ter um #feed lindo, uma #bio bem escrita ou vídeos de conteúdos relevantes, se o seu produto não for bom, ou você não souber se relacionar com os clientes, ou sua logística de entrega for falha.

A comunicação sempre deve ser 360°. Pense na sua marca como uma rede, onde se uma conexão se romper, todo o sistema deixa de funcionar. Essa visão é muito importante e auxiliará você a mostrar que o que te ensinamos no seu Instagram reflete também os seus valores e propósitos fora dele, de forma clara e honesta.

Queremos saber:

Quais ações você faz fora do Instagram que trazem resultados para dentro dele?

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://www.efeitoorna.com/links

Ler conteúdo completo
Indicados para você