[ editar artigo]

Não é apenas propaganda e nem uma atividade de departamento, o marketing reflete em toda organização.

Não é apenas propaganda e nem uma atividade de departamento, o marketing reflete em toda organização.

 

Seth Godin já diria “a organização inteira trabalha junto com o profissional de marketing porque o marketing envolve tudo”.

É muito comum restringir esta atividade a publicidade e propaganda. Está inserido na mente dos consumidores e também de empreendedores, mas isso não é culpa deles, porque até mesmo muitos empresários de longa data ainda não conseguem enxergar a real importância e funcionalidade do marketing.

Para começar o marketing é o estudo do mercado para orientar a satisfação de necessidades e desejos dos consumidores por parte das organizações empresariais. Parafraseando Philip Kotler, o mercado fornece as ideias e as empresas comercializam essas ideias. Porém não é tão fácil como pode aparentar ser. Até os insights se tornarem bens de consumo ou prestações de serviço muitas pesquisas, estudos, planejamentos estratégicos e táticos são realizados.

O marketing está presente na concepção e gestão da imagem de marca, o que denominamos branding, no estudo e análise do mercado para a criação dos produtos e serviços, na gestão dos colaboradores, venda e pós-venda, nas diversas formas de comunicação, no relacionamento com o cliente, concorrentes, fornecedores e todo ecossistema do qual a empresa faz parte. Isto porque os recursos do marketing são base para a condução de todas estas atividades.

Fazer marketing é promover mudanças que devem melhorar a vida das pessoas. É ajudar e servir o público de uma marca através do que ela acredita e consequentemente vende. É encontrar uma dor ou um desejo de um grupo de pessoas e ser a perfeita solução. Para tanto o profissional encarregado deve ser muito bem munido de empatia e ética. A empatia o ajuda a entender o que os consumidores realmente precisam e a ética garante que a promessa realizada a estas pessoas será cumprida.

Como falei anteriormente também faz parte do olhar do marketing a gestão da marca ou das marcas de uma empresa. Visto que elas são os principais fatores decisivos na hora de adquirir um produto ou serviço. A promessa de marca, seus significados, valores, posicionamentos e relevância para o público devem nascer da intersecção entre o que o mercado almeja e aquilo que a empresa acredita, quer e é capaz de realizar.

O marketing é responsável também pelo desenvolvimento do negócio, afinal, a visão de mercado está em suas mãos. Ele age no presente pensando no futuro.

Eu poderia passar mais um tempo falando para você tudo que ele executa, no entanto acredito que já deve ter percebido o quanto o marketing é importante para uma organização e ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam vai muito além de divulgação e promoção de vendas.

Espero que este conteúdo tenha ampliado o seu campo de visão sobre o marketing e que a partir de agora ele ganhe mais relevância na sua vida e também na sua empresa.

Gostou do artigo? Me conta sua opinião aqui nos comentários, seu feedback é muito importante. 

Por Isa Lima

COMUNIDADE EFEITO ORNA
MUD marketing e branding
MUD marketing e branding Seguir

Heey, feliz que também esteja por aqui. Me chamo Isa e sou a fundadora da MUD, uma agência de marketing e branding que constrói marcas com responsabilidade ambiental e social com muito propósito, significado e essência.

Ler matéria completa
Indicados para você