[ editar artigo]

Não corte a etiqueta da sua roupa antes de ler

Não corte a etiqueta da sua roupa antes de ler

Sempre tem aquela roupa com a etiqueta enorme que fica pinicando o dia todo, até a gente encher o saco e tacar a tesoura! Quem nunca não é? Não tem problema nenhum em cortar a etiqueta, mas antes de fazê-lo, leia! Os símbolos que estão lá não são códigos para uma missão secreta, são os cuidados que você deve ter com a roupa. Se você não faz ideia do que eles significam, fique aqui, vou decifrar todos para você!


                

 

Os símbolos nas etiquetas das roupas não estão lá à toa. Cada um representa o procedimento correto dos cuidados com a peça, na hora de lavar, secar e passar. Cada peça de roupa tem uma trama de tecidos, tingimento, estampagem diferentes, logo cada uma requer a forma de cuidado correspondente. Por isso, se cortamos sem ler, jogamos a roupa na máquina e lavamos, secamos e passamos de qualquer jeito, talvez essa peça não dure nem três meses.

 

O consumo consciente inicia, claro, com um pouco mais de conhecimento e, principalmente, com a boa relação com nosso guarda roupa, da qual o uso consciente das nossas peças é uma etapa fundamental!

Ler as etiquetas das roupas é um hábito a ser adquirido e que traz muitas vantagens. Já parou para pensar que muitas das suas peças ficam esquecidas no fundo da gaveta não por não serem mais tendência, mas porque estão desbotadas ou com cara de velhas? Grande influenciador do nosso consumo é a cara das nossas roupas. A gente já não tem mais vontade de usar porque ela não está tão bonita mais. Só que a culpa é nossa. Louco né?

 

Cuidar da nossa roupa ajuda a consumir melhor

Há quem compre por necessidade, para preencher algum vazio, por prazer etc. Não vou entrar neste mérito. A verdade é que cada vez que nos desfazemos de alguma peça de roupa, vem a vontade de comprar outra nova. E por mais que escolhamos comprar de marcas responsáveis e com boas iniciativas de sustentabilidade, a responsabilidade não é somente de quem consumimos, é nossa também. Tanto quanto consumir melhor, uma das maneiras de ter um consumo mais inteligente é reduzi-lo e, para isso, saber cuidar das nossas roupas é o primeiro passo.

Quando a gente consome, só estamos preocupados com quais looks lindos vamos impressionar, certo? Além disso, para todos os efeitos, consumo consciente, na cabeça da maioria, quer dizer consumir de algum lugar que usa palavras bonitas como #sustentável e #ecofashion ou #orgânico. Ninguém parou para pensar que o consumo consciente também parte de atitudes nossas, do consumidor.

O consumo consciente parte, em primeiro lugar, de saber comprar. Adquirir uma peça que vai render no guarda roupa, para que não seja necessário comprar uma peça para cada combinação diferente que quisermos fazer.

Para saber escolher as peças certas, é preciso conhecer muito bem seu guarda roupa, saber o que tem e o que falta, planejar para não ficar com aquela famosa sensação de que tem um monte de roupa mas não tem o que vestir!

Toda roupa tem seu ciclo de vida, do qual conhecemos apenas o que falam para nós ou o que vemos nas propagandas de grandes marcas. Não é muito comum passar pelo nossa cabeça como podemos fazer, por exemplo, aquela peça durar mais no nosso guarda roupa. Mas olha só que coisa: fazer a peça durar significa também saber explorá-la ali dentro, além de cuidá-la. Ou seja, é tudo parte do ciclo da roupa.

O consumo consciente inicia, claro, com um pouco mais de conhecimento e, principalmente, com a boa relação com nosso guarda roupa, da qual o uso consciente das nossas peças é uma etapa fundamental!

Afinal, como fazer minhas roupas durarem?

A moda agora é ler as etiquetas!

A etapa principal do ciclo da roupa corresponde ao uso dela, ou seja, quando ela faz parte do nosso guarda roupa. Não tem coisa pior do que uma calça que amamos encolher ou aquele tricô lindo encher de bolinhas ou ainda a nossa blusa preferida desbotar ¬¬

A gente fica chateado e perde a vontade de usar aquelas peças. Ou ela fica no fundo da gaveta ou vai para o desapego, sabe-se lá o que isso significa né, já que "uma vez que sai da minha casa, não é mais minha responsabilidade"... Um pouco ultrapassado esse pensamento, eu diria.

É mais fácil terceirizar as responsabilidades, é verdade, mas não adianta, também, se orgulhar de consumir de marcas "verdes" e não ter práticas conscientes com as roupas do próprio guarda roupa. Por isso, vamos a algumas boas práticas para cuidar melhor das nossas roupas e fazê-las durar.

Só porque tá usada, não significa que está suja - jogar a roupa usada do dia no cesto, sem estar verdadeiramente suja, é pura preguiça de guardar! Lavar com tanta frequência, além de desgastar a peça, só consome água à toa, ou seja, desperdício certo?

Nesse caso, use um borrifador de água de roupa, você pode fazer em casa mesmo, usando álcool, água e uma essência do seu gosto. Dê duas borrifadas e deixe respirar de uma dia para o outro. No dia seguinte, é só guardar!

Leia a etiqueta antes de lavar - a gente não entende nada daqueles símbolos que vêm nas etiquetas, no avesso da roupa, então bota tudo na máquina e aperta o botão de "ligar". Dá preguiça mesmo ficar procurando um a um sempre, então, o que fiz foi imprimir um guia com os significados de cada símbolo e colei na parede da lavanderia! É só olhar e ver qual o procedimento indicado para minhas peças.

Customize, transforme, reuse - às vezes chega a hora de alguma peça nossa, já esgotamos todas as possibilidades de uso e já cansou mesmo, mas a peça ainda está top. Umas das alternativas, antes de nos desfazermos, é ver se é possível customizar, agregar algum elemento, mudar comprimento, mudar a cor etc. Tem bastante dica legal no meu Instagram.

Multiplique seus looks, explore 100% do guarda roupa - Se o seu guarda roupa não rende looks que você gosta, a sensação de nunca ter roupa vai te acompanhar sempre e a vontade de comprar não vai te deixar em paz. Por isso busque inspirações (você pode encontrar muitas no pinterest) e se permita explorar o que você tem, teste combinações inéditas, saia da zona de conforto.

Você pode se surpreender!

É a sua vez! Cuide bem das suas roupas, estabeleça uma boa relação com seu guarda roupa e, se quiser, compartilhe comigo como está sendo a sua experiência, vou adorar saber!

Primeira vez que trago um conteúdo meu por aqui e já me sinto super feliz de fazer parte de uma comunidade que se empenha em compartilhar conteúdo de qualidade! Obrigada Efeito Orna por abrir este espaço.

Um beijo e até a próxima.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler conteúdo completo
Indicados para você