[ editar artigo]

Naming: O processo de nomeação das marcas.

Naming: O processo de nomeação das marcas.

O processo de nomeação de uma empresa vai muito além de apenas encontrar um nome legal, essa jornada exige disponibilidade, originalidade, conceito e significado, junto a motivação afetiva e também ao impacto que esse nome pode causar na sociedade.

O naming tem um peso enorme tanto para marcas corporativas, quanto para marcas pessoais. Isso acontece porque cada um de nós é uma marca e o nosso nome é a representação escrita do que somos. A diferença desses dois processos é que não escolhemos nossos nomes, eles são dados a nós como presentes, tornando-os ainda mais especiais e motivo de muito orgulho.

Recentemente li um texto lindo que a @gioewbank postou em seu Instagram sobre o nome da sua filha, que se chama Chissomo, mas é mundialmente conhecida como Títi. No texto ela explica que o nome “Chissomo” ou “Chisomo” surge a partir da língua Chewa, falada principalmente no Malawi, e que significa “graça” e ou “graça divina’’. Ela também nos presenteia com trechos do romance “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, onde a autora explica que para os povos das Áfricas, o ato de colocar os nomes é um dos rituais mais importantes de suas vidas. Ela afirma que o nosso nome é sobre como percebemos a nós mesmos e sobre como as pessoas nos percebem. (Leitura completa no post da @gioewbank).

         TÍTI: FILHA DE GIOVANNA E GAGLIASSO PELA REVISTA DE MODA BAZAAR.

Eu realmente acredito que nossos nomes e os das marcas tem esse peso, e que por isso devem ser pensados com cuidado e amor, sempre lembrando de todos que entrarão em contato com ele, uma vez que esse nome será a representação escrita de algo que foi criado para ser grandioso e importante para a sociedade. Títi ainda é muito pequena, mas ela já representa muitas coisas boas para o mundo, não tenham dúvidas de que seu nome não será esquecido facilmente.

Já dizia Hermione Granger: “O medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa”, mas para demonstrar que essa frase pode ter outro sentido, vamos trocar a palavra medo por admiração, assim: “A admiração de um nome só faz aumentar a admiração da própria coisa”. 😉

Me fala, você já pensou sobre isso? Você sabe o significado do seu nome ou dos nomes das marcas que você acompanha?

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Dayane Barbosa
Dayane Barbosa Seguir

Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, apaixonada por branding, mídias sociais e análise de dados! Estou sempre falando sobre muitas coisas e aprendendo sobre muitas outras.

Ler conteúdo completo
Indicados para você