[ editar artigo]

8 Mulheres Multipotenciais

8 Mulheres Multipotenciais

Escrevi um artigo sobre a profissão multipotencial e agora reuni algumas mulheres que possuem a habilidade de combinar conhecimentos e experiências de diferentes áreas para criar coisas novas.

Um padrão que identifiquei é que 100% dessas mulheres multitalentos são também empreendedoras.

Oprah @oprah

Graduada em Comunicações e Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Tennessee e dona de uma mente criativa e inquietante, Oprah é uma das figuras mais conhecidas da televisão americana da história. Mas os talentos dela ultrapassam as fronteiras da comunicação.

Além de jornalista e apresentadora, Oprah esteve por 25 anos à frente da produtora audiovisual Harpo Studios, que entre outras coisas, produziu o seu programa de entrevistas. Em 2002 a revista Forbes a reconheceu como a primeira negra americana a se tornar bilionária.

Ela também lançou a Oprah Magazine, fundou a rede de televisão Own e criou aplicativos mobile para o público acessar o conteúdo da revista e do canal. Foi eleita por três vezes pela Forbes como a celebridade mais influente do mundo.

Miroslava Duma @miraduma

No início do "boom" de blogs e “looks do dia” na internet, eis que a russa Miroslava Duma se torna a musa inspiradora de muitas, sendo referência street style.

Estudou Economia e Relações Internacionais em Moscou a pedido do pai, mas decidiu seguir sua paixão pela moda. Fez seu primeiro estágio não remunerado na Condé Nast Rússia e consolidou seu nome no mercado trabalhando em revistas icônicas como Vogue e Forbes

Miroslava percebeu a necessidade de migrar seu trabalho nas plataformas em que atuava e criou o canal  Buro247.com, com um conteúdo que vai de moda e estilo até arte e cultura. Além do Future Tech Lab, um canal de novas tecnologias e inovadores sustentáveis, que visa criar uma diversidade entre os mundos da moda, tecnologia, sustentabilidade, trabalhando de maneira ambientalmente amigável e socialmente responsável, indo contra a indústria do excesso. Desde então, é referência em moda além do "look do dia" com 4,9 milhões de visitas por mês, expandindo seu portal para onze países e consolidando parcerias com marcas de luxo como a Louis Vuitton.

Jessica Alba @jessicaalba

Quem não conhece a heroína do Quarteto Fantástico da Marvel? Jessica Alba é famosa por suas atuações em grandes sucessos de bilheteria, mas sua jornada empreendedora começou quando ela se tornou mãe.

Preocupada com tudo que oferecia à primogênita Honor, a americana não encontrou no mercado produtos sem substâncias tóxicas e químicas. Foi então que percebeu uma oportunidade de negócio.

O fato de ser um dos nomes mais conhecidos de Hollywood não facilitou o processo para Jessica, que ouviu muitos “nãos” de grupos de investidores. Eles não acreditavam na ideia de uma linha de produtos ecológicos e naturais para lares e bebês.

Três anos após a iniciativa, em 2012, conseguiu lançar sua marca, a The Honest Company,em parceria com Christopher Gavigan, ex-executivo-chefe da ONG Healthy Child Healthy World. Hoje a empresa está avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Shonda Rhimes @shondarhimes

Shonda Rhimes é uma roteirista, cineasta e produtora de televisão norte-americana e criadora da produtora ShondaLand. Produziu mais de 70 horas de televisão por temporada e gerou milhões de reais para sua indústria. Shonda é um exemplo de empreendedorismo, consagrando-se como a produtora executiva mais influente das telinhas e ganhou o Globo de Ouro para Melhor Série Dramática por Grey’s Anatomy no NAACP Image Awards em 2007. Faz questão de militar pela causa racial, estabelecer um debate contra preconceitos e sobre consciência social em suas produções.

Autointitulada como uma titã da televisão, ela também é mãe solto e tem três filhas. Trabalha cerca de 15 horas diárias fala que o sucesso depende muito de suas ações e que a para alcançá-lo você precisa antes de tudo respeitar seus valores. Segundo ela você irá que tomar decisões difíceis, precisará ter o controle do seu negócio, ser estratégico em suas parcerias, não descansar, acreditar e ser ousado.

Karlie Kloss @karliekloss

Top model, confeiteira e empreendedora. Quem pensa que a Karlie Kloss apenas arrasa nas passarelas e é umas das modelos mais requisitadas da geração, se engana. A top tem a confeitaria como hobby (ela faz uns cookies deliciosos), e quando o assunto é tecnologia ela também impressiona. Com sua empresa de tecnologia, a Kode With Klossy oferece à garotas adolescentes a chance de estudar Ciência da Computação e Engenharia de Software, incentivando mulheres a se tornarem capazes de desenvolverem seus próprios códigos, apps e programas de internet.

Renata Meins @renatameins

Minha grande amiga, youtuber, maquiadora profissional, cantora e empreendedora. Renata Meins é brasileira e mora na Austrália. Formou-se em maquiagem na Cameron Jane Makeup Academy e se desenvolveu como artista da Mac Cosmetics.

Movida por sua grande paixão pelo universo beauty, fundou o maior curso de maquiagem online da América, o Makeup Academy, no qual leciona para mais de 6000 alunos. Acredita na importância de autenticidade e procura sempre mostrar aos seus seguidores e alunos a essência da individualidade da beleza, com o propósito de fazê-los enxergarem e encontrarem a melhor versão de si mesmos. Seu carisma a fez conquistar mais de 1.5 milhões de inscritos no canal do YouTube em apenas 1 ano e meio.

Taís Araújo @taisdeverdade

A atriz, apresentadora e jornalista brasileira é versátil. Atua na televisão, cinema e teatro. Com apenas 17 anos foi a primeira protagonista negra em uma novela brasileira, estrelando “Xica da Silva” na extinta TV Manchete. Além de ter sido também, a primeira protagonista negra numa novela da Rede Globo e em uma novela do horário “nobre” da mesma emissora. Formou-se em Jornalismo em 2008 e chegou a assinar matérias para a Folha de S. Paulo e para a revista Marie Claire. E como apresentadora, conquistou um espaço especial no GNT com os programas “Superbonita” e “Saia Justa”.

Talentosíssima e sucesso em tudo o que faz, Taís é super engajada em projetos de conscientização social, e é hoje uma importante voz do ativismo negro no Brasil, tornado-se um ícone do empoderamento negro e da militância por igualdade racial. Recebeu da ONU Mulheres Brasil o título de defensora dos direitos das mulheres negras, para apoiar iniciativas da organização no combate ao racismo.

Anitta @anitta

Se existe alguém mais multipotencial que a Anitta hoje, no Brasil, eu desconheço. Uma das maiores cantoras pop da história do país é também responsável pela gestão da própria carreira desde 2014.

Ela não tem medo de dizer que tem um objetivo bem definido: tornar-se uma cantora internacionalmente conhecida. Sabe exatamente onde quer chegar. E trabalha muito duro para isso. Sempre buscando melhorar, apostando em aulas de inglês e espanhol, cursos para aperfeiçoar a técnica vocal e parcerias estratégicas.

Cada passo da sua carreira é articulado milimetricamente. Anitta, que é formada em Administração técnica e já estagiou na Vale, busca saber o que o público quer e vem alcançando cada vez mais o tão sonhado reconhecimento internacional.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler matéria completa
Indicados para você