[ editar artigo]

Marketing para Empreendedores

Marketing para Empreendedores

Entrar no marketing digital é uma obrigação para qualquer empreendedor. Existe uma infinidade de guias, livros e conselhos sobre marketing digital por aí. Mas para facilitar a sua procura, nós separamos algumas dicas importantes que todo empreendedor deve saber sobre marketing digital.

Descubra a importância de conhecer as necessidades do cliente, desenvolvendo os perfis de persona do comprador, a necessidade de todas as empresas saberem sobre seus concorrentes, definir uma estratégia de marketing digital entre outros. 

Quais são as principais etapas do marketing digital para empreendedores? 

A seguir, os 4 principais pontos que você não pode esquecer se estiver no marketing digital e se for um empreendedor:
 

1- Conheça o cliente

É importante entender quem são seus clientes. Que interesses eles têm. Como eles se comportam diante as suas campanhas de marketing. Um dos grandes erros que os guias cometem é deixar de fora o papel essencial que é o conhecimento e o trabalho que cliente desempenha para garantir o sucesso do seu negócio.

Não é fácil criar um perfil do tipo de usuários que uma empresa possui. Portanto, para isso, é criado um perfil fictício, conhecido como persona do comprador.

Este é um perfil de cliente ideal, que responde às necessidades, motivações, comportamentos e informações fundamentais que caracterizam o seu tipo de público-alvo.

Uma empresa não deve ter apenas uma persona de comprador, idealmente, ele deve criar várias personas de compradores diferentes que respondem a uma variedade de segmentos de público com os quais você trabalha. Com essas informações, você poderá iniciar seus planos de marketing.

Como você cria um perfil de personalidade do comprador? 

Existem várias maneiras pelas quais você pode montar o perfil de comprador "ideal"; no entanto, um exemplo típico pode ser assim:

  • Reunir os dados quantitativos de cada um dos segmentos de público com os quais você trabalhará;
     

  • O que você quer fazer com este cliente? É importante saber exatamente quais são os objetivos, pois cada etapa subsequente da criação do plano de marketing variará dependendo dessas decisões;
     

  • Nome do perfil. É uma boa ideia nomear o perfil do comprador para que você possa consultá-lo posteriormente;
     

  • Reúna o máximo possível de informações pessoais sobre a persona do comprador: idade, sexo, local de trabalho, educação, classe social. Toda e qualquer informação que você acredite poderá ajudá-lo a segmentar seu público-alvo, você terá que obtê-lo daqui;
     

  • Como a sua personalidade de comprador se comporta? Analise as palavras que você usa, quais produtos lhe interessam, como se comunica, suas preocupações, a quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar em um produto ou a influência que ele tem na sua comunidade;
     

  • Crie uma lista de possíveis problemas ou objeções que a persona do comprador possa ter com seu plano de marketing digital.
     

2- Conheça seu concorrente

Uma área importante quando se olha para o marketing digital para empreendedores é em que ponto você deve começar a conhecer a concorrência.

Acompanhar a concorrência e descobrir o que eles estão fazendo é essencial e é importante por que a Internet esteja cheia de plataformas que pode ajudá-lo a fazer. As plataformas disponíveis para empresas online que são boas de saber são:

  • As palavras-chave mais usadas pela competição;

  • Investimento feito em publicidade por empresas designadas como concorrentes;

  • Atividades realizadas por empresas;

  • Quais ações de marketing digital funcionaram melhor para você;

  • Como capturar mais usuários.
     

Há uma grande variedade dessas plataformas em oferta, como Google Trends, Alexa, Majestic SEO, Mention ou Complete. No entanto, dentre todos esses, o SEMrush é o mais usado.
 

3- Defina a estratégia de marketing digital correta

Geralmente, a falta de foco ocorre ao estabelecer qual estratégia de marketing digital será seguida pela empresa. Existem várias maneiras pelas quais você pode focar sua estratégia, dependendo da área em que deseja segmentar. Veja as estratégias mais usadas:

  • Redes sociais: a publicidade nas mídias sociais se tornou uma tendência nos últimos anos. Redes como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram permitem a criação e a divulgação de publicidade por meio de canais que dão acesso a um público quase ilimitado. As grandes vantagens de uma estratégia nas redes sociais são o direcionamento e a otimização de campanhas, bem como os baixos custos envolvidos para atingir o público;
     

  • Personalização: é uma das tendências mais inovadoras do marketing digital. Muitas empresas optam por criar campanhas de marketing digital projetadas especificamente para certos tipos de usuário. Não se trata de criar mensagens personalizadas por si só, mas criar mensagens que possam alcançar usuários específicos de uma maneira eficiente que, de outra forma, não seriam alcançadas por meio de mensagens padrão;
     

  • Dispositivos móveis: o poder do Smartphone foi percebido imediatamente. E, a partir desse momento, o marketing por e-mail, as páginas de destino e o design da web tiveram que se adaptar ao grande número de usuários desses dispositivos, pois todos precisam pensar em como suas mensagens serão lidas em uma tela pequena como um celular. Os usuários que navegam predominantemente na web em seus telefones e se deparam com um site que não foi otimizado para dispositivos móveis podem ficar frustrados ou incomodados com o serviço e, por sua vez, podem se tornar clientes perdidos para sempre.
     

4- Escolha as melhores plataformas

O sucesso do marketing digital pode vir da escolha certa de plataformas para trabalhar. Um bom gerente de marketing digital sabe como identificar as melhores ferramentas para seu trabalho e também como tirar o melhor proveito delas para o benefício de sua empresa.

Existe uma ideia no marketing digital de que as plataformas têm prazo de validade e que sua influência está sumindo. Isso pode até ser verdade em algumas ocasiões, mas, não se pode dizer de plataformas como Email Marketing, que ainda obtém sucesso durante esses anos.

A tendência atual do marketing digital é combinar as diferentes ferramentas e trabalhar com elas.
 

Conclusão

Por fim, os empreendedores de marketing digital devem ter em mente a importância de métricas e medidas. A partir dessas ações, é possível encontrar informações suficientes sobre como navegar, interagir e lidar com seus clientes.

As medições podem abranger várias áreas, pois é possível extrair métricas de redes sociais, emails, páginas de entrada, visualizações de sites e campanhas de redirecionamento.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Monica Vitória
Monica Vitória Seguir

SEO na agência de Marketing Digital WebTrends

Ler matéria completa
Indicados para você