[ editar artigo]

Marketing de Influência: por que ele é importante para a sua marca?

Marketing de Influência: por que ele é importante para a sua marca?

A propaganda tradicional anda cada dia mais escassa. Hoje em dia é preciso jogo de cintura por parte das marcas para chamar atenção do consumidor. Com a ascensão das redes sociais, multiplicam-se os desafios em atrair um público fiel e enjangado. 

Nesse cenário, surge uma tendência que chegou para ficar e que é uma boa aliada para conquistar clientes e fazer com eles efetivamente comprem um produto ou ideia. O marketing de influência é a estratégia da vez que tem muito a oferecer. Vamos ver como ele pode ser usado pela sua empresa? Acompanhe o post! 

Por que Marketing de Influência? 

O marketing de influência é uma estratégia que se utiliza de pessoas que possuem influência em um determinado público e que consegue engajar de forma positiva esse grupo de pessoas. 

Trabalhar em conjunto com essas pessoas significa comunicar um produto ou ideia e fazer uma ponte para os seguidores dos produtores de conteúdo. 

Esses produtores são conhecidos como influencers digitais e fazem parte dos mais diversos nichos, desde moda à economia, você vai encontrar pessoas que possuem autoridade e influenciam um número de indivíduos. Essa identificação faz com que o conteúdo postado tenha influência nas diferentes etapas da jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão)

A confiança é maior em pessoas do que em marcas 

Experiências reais encantam muito mais do que propagandas comerciais. As pessoas tendem a acreditar em quem elas conhecem e se identificam. Esse comportamento aumenta a confiança na sua marca, outro ponto relevante é que os influenciadores também possuem a confiança de quem os segue. Por isso, uma indicação tem peso bem grande. 

Popularidade não é engajamento

Preste muita atenção em quem você vai escolher para fazer parceria com a sua marca, pois enjangamento não é ter muitos seguidores no perfil, enjangamento é quando o público interage com o influenciar por meio de comentários, likes, enquetes e outros. E, principalmente, quando esse público é definido e se identifica com o discurso do produtor de conteúdo. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dicas para utilizar marketing de influência

Qual é o seu objetivo?

Você precisa ter em mente qual é o seu objetivo ao adotar o marketing de influência, para a partir disso definir a ação mais assertiva com o influenciar. Você quer fortalecer a sua marca? Gerar leads ou divulgar um produto? 

Planeje cada uma das etapas com cuidado para que o resultado seja satisfatório, reúna a sua equipe e pense qual será o orçamento investido e qual forma de parceria que você irá estabelecer com os influenciadores.  

Qual é o seu público e quem conversa com ele?

Entender quem é a sua persona é fundamental, quais são os hábitos, os canais que ela acessa os produtores de conteúdo que segue e outras informações semelhantes. Tenha traçado aspectos comportamentais do seu público para escolher a melhor estratégia. 

Escolha muito bem os influenciadores que você irá trabalhar. Eles estão na boca do seu público? Os posicionamentos que eles adotam são interessantes para a sua marca? O canal que ele se comunica é o mesmo que seu público está? Tudo isso irá te auxiliar na hora de formular uma boa estratégia utilizando marketing de influência. 

Por fim, converse com a pessoa escolhida e estabeleça ações em conjunto, alinhando as expectativas dos dois lados. 

Gostou das dicas? Compartilhe comigo nos comentários! :)  

 

*Texto publicado originalmente no LinkedIn.

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Sandra Lopes Denicievicz
Sandra Lopes Denicievicz Seguir

Jornalista e produtora de conteúdo, apaixonada por boas histórias e pelas transformações da comunicação!

Ler conteúdo completo
Indicados para você