[ editar artigo]

Instagram para Negócios: 5 Dicas Práticas de como vender no Instagram

Instagram para Negócios: 5 Dicas Práticas de como vender no Instagram

Como vender no Instagram? Quais são os passos que devo seguir? Como gerar uma troca de valor e ter lucro em seu negócio através do Instagram?

Veja dicas e as ferramentas práticas para vender no Instagram com um perfil comercial em 2020. Táticas e aprendizados que convertem em vendas.

O que começou como uma fonte de inspiração e fotos bonitas tornou-se uma das plataformas mais poderosas para empresas de diferentes setores. Atualmente, o Instagram tem mais de 1 bilhão de contas ativas, e 80% das pessoas seguem pelo menos uma marca. Não está convencido? Veja algumas estatísticas que mostram que sua marca precisa estar nessa plataforma:

  1. 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil comercial diariamente;
  2. Um em cada três dos Stories mais visualizados é de um perfil profissional;
  3. Só no Brasil existem 70 milhões de contas ativas;
  4. 62% dos usuários afirmam se interessar mais por um produto depois de vê-lo nos Stories;
  5. 81% usa o Instagram como ferramenta de pesquisa para produtos e serviços;
  6. 130 milhões de usuários clicam em produtos do Instagram Shopping todo mês; 
  7. 85% dos Stories de marcas têm uma ação completada pelo usuário;
  8. Os usuários passam 53 minutos por dia na plataforma;
  9. Segundo uma pesquisa de 2019, 82% dos usuários percebem marcas no Instagram como criativas, populares e divertidas;
  10. Após ver um produto ou serviço no Instagram, 82% pesquisaram mais informações e 69% visitaram o site da marca.

(Fontes: Hootsuite, Sprout Social e Facebook For Business)

Diante de tanta audiência, muitos vêem a oportunidade de fazer negócios no Instagram, e claro, sempre surgem aquelas dúvidas. Afinal como vender no Instagram? Quais são os passos que devo seguir? Como transformar seguidores em clientes? Como gerar uma troca de valor e ter lucro em seu negócio através do Instagram?

Neste artigo, nós trazemos as principais dicas para você empreender e vender no Instagram em 2020.

 

Inscreva-se no Workshop O Jogo do Instagram. Aulas 100% gratuitas para você dominar o Instagram e obter resultados reais na rede social.

 

 

 


1. Conquiste a audiência: entregue conteúdo de valor para vender no Instagram

O segredo de qualquer perfil de sucesso no Instagram é o conteúdo — e não só nas contas profissionais. Pare para pensar: por que você segue as páginas que segue? Amigos, personalidades, marcas… Todas elas têm algo para te entregar. Ou seja, você tem algo para aprender, se inspirar, ganhar ou aproveitar nessa relação. Ninguém irá fazer sucesso (e sim, falamos também em sucesso de vendas no Instagram) apenas anunciando fotos e preços de seus produtos.
É preciso entregar algo de real valor, e mostrar o seu interesse pelo seguidor para que ele então “devolva o favor”.

Conteúdo que brilha os olhos

Para realmente chamar a atenção, você deve apelar para o que ainda é o grande foco do Instagram: o visual. Teste fotos de produtos, ambientes, colaboradores da empresa, making of do seu processo de produção… Enfim, tudo o que pode mostrar ao seguidor tudo que você entrega e os valores nos quais acredita.
Procure inspirações no Pinterest e em páginas que trabalham bem suas fotos e vídeos e comece a tentar reproduzir esses layouts até encontrar o seu próprio. Desenvolver um olhar estético é fundamental para entender o que manter e o que mudar no que você está fazendo. Mas, além disso, não tenha medo de testar até encontrar o melhor para o seu público. Afinal, não existe uma fórmula mágica do sucesso, cada grupo vai responder de um jeito.
Recente, nós mostramos 8 formas de exibir o mesmo produto, o que é um exercício muito importante para você fazer, principalmente se tiver uma variedade pequena de produtos. Continue entregando formas diferentes de mostrar os atributos, benefícios, opiniões de clientes, etc.

Veja algumas das nossas dicas preferidas para arrasar nas fotos e vídeos:
Saiba como usar o seu equipamento. Mesmo que não puder investir numa máquina específica, use o que tem e aprenda todos os truques disponíveis para o melhor resultado possível.

  • Prefira a luz natural. Ela é o principal ingrediente de uma foto com boa qualidade. A golden hour (quando o sol começa a se pôr) rende jogos de luz incríveis que você não consegue reproduzir com edição.
  • Use os recursos do Instagram ao seu favor. Carrossel, boomerang, enquetes… Opções não faltam — mas também não devem ser usadas sem motivos. Analise o que vai melhor comunicar o seu objetivo e trazer mais resultado.
  • Utilize a regra dos terços. Aquele recurso que divide a tela da sua câmera em nove partes serve para orientar para que foto fique reta e também na distribuição dos elementos na cena. Tente deixar os elementos principais sobre uma das linhas ou nos quatro pontos de intersecção central.
  • Edite somente o necessário. Aplicativos para ajuste de imagens e aplicação de filtros podem melhorar uma foto, mas devem ser usados com cuidado. Não edite só por editar, analise o que precisa ser melhorado. Os filtros também são uma boa maneira de criar uma unidade visual em seu grid.
  • Produza vídeos de engajamento nos Stories. Ninguém vai aos Stories procurando ofertas de produtos — aliás, a maioria nem espera encontrar empresas ali. Por isso, mostre-se como um amigo próximo: conte sobre seu processo de produção, faça enquetes, abra perguntas para dúvidas e engaje com gifs e stickers.
  • Pratique. Pratique. Pratique. Essa é a única maneira de descobrir o que traz os melhores resultados, refinar seus conhecimentos e ficar craque em produzir conteúdo que realmente importa para quem te segue.

#SeuFeedÉSuaVitrine

Veja mais dicas de relacionamento e conteúdo no Instagram neste vídeo com a Débora Alcantara:  

2. Construa um relacionamento: converse com seus seguidores no Instagram

Esse é o próximo passo depois do conteúdo. Responda aos comentários e mensagens, solucione dúvidas, agradeça elogios e comprometa-se a solucionar reclamações. O ideal é responder a comentários nos primeiros 60 minutos desde seu horário de postagem.
Nos seus posts do Instagram, inicie uma conversa sincera, mostrando que se importa e que quer o melhor do seu seguidor. Faça enquetes, perguntas abertas, lives respondendo a perguntas frequentes… Mais do que tudo, mostre que você está disposto a conversar e chame as pessoas para essa conversa.
Assim, você fica na mente do consumidor, sua marca torna-se mais pessoal e acontecerá uma conexão mais profunda e duradoura.


3. Solucione as dores da audiência: mostre no seu perfil do Instagram o problema e como você resolve.

Todo produto ou serviço existe para resolver um problema que o seu público tem. Às vezes, aliás, o cliente nem sabe que tem um problema. Pense, por exemplo, no iPhone de Steve Jobs: alguém já havia pensado que precisava de um celular sem botões, com funções de um pequeno computador e um design completamente novo? Pode se dizer que Jobs criou uma necessidade com o próprio produto que iria supri-la. Anos depois, o mundo inteiro conhece, almeja e consome smartphones.

No Instagram não é diferente. Desperte em seus seguidores a noção desse problema; e então mostre porque e como vai solucioná-lo.

Essa deve ser a base do seu desejo de vender, e quando seus seguidores do Instagram verem essa honestidade e veracidade é que vão confiar no seu produto/serviço para entregar o que eles precisam.

 

como-vender-no-instagram

 

4. Entenda o Funil de conversão do Instagram: Transforme seus seguidores em clientes

Nós já mostramos por aqui os perigos em ter seguidores que não são clientes, e essa é uma realidade vivida por muitas marcas. O número de curtidas, seguidores e até interações impressiona — mas o de vendas não corresponde a esse sucesso. Você deve seguir o funil de marketing para não só atrair pessoas à sua página do Instagram, mas fazer com que elas percorram todo o caminho que termina nelas fechando a compra. Alguns empreendedores ficam desconfortáveis ao sentirem que estão forçando a venda de seu produto ou serviço, mas afinal, esse é o objetivo de uma marca. Se você realmente se importa com o cliente, entrega conteúdo e soluciona um problema, fazer a oferta final a ele será apenas o próximo passo lógico, e o seguidor irá seguir e consumir da sua marca.

funil-de-conversão-no-instagram


5. Entenda a sua audiência através das métricas do Instagram

Uma conta profissional é fundamental, esteja você trabalhando numa marca pessoal ou corporativa. A principal função que vem com essa modalidade são as métricas, ou seja, informações detalhadas sobre a performance do seu conteúdo e a atividade do seu público. Você pode ver dados quantitativos sobre quem segue você, quais posts deram mais certo de acordo com diferentes objetivos, e assim aprender o que funciona ou não.
Na conta Instagram business, você também tem a possibilidade de promover conteúdos, pagando para que seus posts aparecem para públicos completamente personalizáveis que você queira atingir, e com botões de fácil acesso para que o usuário saiba mais ou já feche a compra.

Entenda mais sobre como transformar a seu Instagram em uma conta numa profissional.

Siga o passo a passo para transformar sua conta em profissional:

  1. No seu perfil, clique nos três riscos na área superior direita da tela.
  2. Vá até Configurações e depois Conta.
  3. Role a página e clique em “Mudar para conta profissional”.
  4. Siga as etapas e escolha o seu segmento.

Com a conta profissional ativada, você também terá acesso ao Instagram Shopping (fizemos um passo a passo sobre como incluir o botão de compras no Instagram). Com ele, você pode marcar em posts os seus produtos com uma tag que vai levar a uma página que mostra mais fotos, detalhes e preço, com botão de acesso ao site da sua marca. Caso sua marca não possua um site externo, você tem a opção de fazer com que os botões de ads levem à mensagem direta, para que o seguidor entre em contato com você e iniciem a compra.

 


instagram-skills-livro-efeito-orna

Empreender no Instagram é um desafio que requer muitas habilidades. Mas você não precisa de anos de estudo ou profissionais específicos para navegar essa valiosa plataforma. Com o Instagram Skills, você tem uma introdução às principais áreas da comunicação que irão mudar a sua visão sobre marketing e te mostrar as ferramentas para transformar a sua marca. Compre o e-book e equipe-se com as habilidades do agora!

Assuntos relacionados que você pode se interessar: 
Instagram para negócios: 5 dicas para um Instagram autêntico
Instagram para negócios: 3 Tendências de 2020 para aderir hoje
As pessoas recorrem ao Instagram em vez do Google

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://instabio.cc/efeitoorna

Ler conteúdo completo
Indicados para você