[ editar artigo]

Instagram: como ter um feed harmonioso

Instagram: como ter um feed harmonioso

O Instagram é a minha rede social preferida. Eu amo o que ela me proporciona: voz e conexão com pessoas de todo lugar.

Algumas pessoas já me perguntaram como edito minhas fotos e recentemente me perguntaram como organizar o feed do Instagram para deixá-lo harmonioso.

Minha intenção com as redes sociais sempre foi ajudar as pessoas, com atos grandes ou mínimos e decidi compartilhar o que aprendi na teoria e prática sobre o Instagram.

Eu já falei outras vezes que o tema do meu TCC envolveu o Instagram, o que confirma o meu amor por ele <3.

Eu tinha dado uma pausa nas publicações do blog pois estou em processo de transição de plataforma, mas eu tinha que compartilhar essas dicas urgentemente.

Em outro momento conto a minha história com o Instagram, mas por enquanto, vou te ensinar em alguns passos a ter um feed harmonioso.

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Há quem diga que as pessoas não lêem as legendas, o que é algo que eu não concordo plenamente, pois por experiência própria, as fotos com legendas grandes, prendem a atenção dos leitores. O que penso sobre isso é que depende. Depende do seu público, do tema que você aborda normalmente e. Então acredito que é importante sempre pensar na harmonia entre imagem e texto.

Agora vou deixar um guia para imagens e depois, vou publicar outro para legendas de fotos do Instagram.

 

Defina o tema visual do seu Instagram

Eu demorei um bom tempo para entender como fazer tudo isso. Via perfis de Instagram e ficava apaixonada, mas simplesmente não conseguia fazer parecido. A primeira dica para te ajudar nesse processo de definição de tema visual é largar a comparação. Lembre-se que por mais que você se inspire em outros perfis (e você pode sim fazer isso), nunca será igual ou muito parecido, pois cada perfil reflete sobre a vida de uma pessoa única.

Hoje eu consigo olhar para o meu feed e o achar achar harmonioso. Aos seus olhos pode não ser, mas aos meus sim. Então leve em consideração o seu gosto pessoal. Faça de conta que o seu feed é o reflexo da sua essência.

Para definir o tema visual do Instagram é preciso definir sobre o que é o seu perfil do Instagram, mas acredito que você já fez isso, se não, depois vou publicar um artigo falando sobre o tema.

Escolha a sua paleta de cores, ela te ajudará a pensar nas fotos e elementos para compor o ambiente e deixar o feed harmônico. Como escolher? Se você é uma marca, explore as cores que combinam e que dão possibilidades de serem usadas com frequência em imagens. Já se você é um blogueiro, ou artista, pode optar por suas cores favoritas.

Eu gosto de tons terrosos e tons de outono e primavera, então sempre exploro isso nas fotos. Quando faço alguma arte, sempre penso nessas cores também, e nas cores neutras pra deixar tudo bacana.

Uma dificuldade que eu tinha era de como aplicar isso em todas as fotos que eu tiro, pois todas as vezes que eu editava uma nova leva de fotos, ficava muito diferente das fotos anteriores. Mas até então eu não tinha descoberto o meu estilo de foto e cores. Depois que descobri, e com muito treino, consigo editar fotos em aplicativos ou ferramentas para computador com o mesmo estilo visual.

 

Tipos de imagens para usar no Instagram

Eu fiquei muito tempo também baixando foto de banco de imagens, pois nunca tinha aquela foto legal sobre o tema que eu queria comunicar. O que eu fiz então foi deixar de lado essa bobagem de querer sempre tudo muito certinho e fazer algo que é a minha cara. Pessoalmente eu acho muito mais legal ver um perfil no instagram com fotos autorais feitas do celular a ver um perfil com fotos somente de banco de imagens.

Para compor um feed legal é muito importante ter alguns tipos diferentes de postagens, para criar harmonia. Eu classifico em 3 tipos essenciais (pelo menos):

Geral: Aqui é o tipo de foto onde tenha pessoas, mas que a imagem seja mais ampla, como exemplo da imagem. Pode ser pessoas, ambientes ou paisagens.

Close: O close, eu classifico como aquelas fotos que tem um foco maior em algo específico, seja uma xícara na mesa ou uma selfie.

Background: Um fundo com uma das cores da sua paleta. Nele você pode colocar uma frase, ou colocar um efeito/textura, ou ainda, pegar uma imagem de banco de imagem que tenha um espaço grande somente com uma cor (aqui você pode pegar no banco de imagens hehe).

Pra mim, esses 3 são essenciais para criar harmonia no feed, e mais que isso, dar sempre um ar de novidade para os seguidores do seu Instagram. As pessoas cansam muito do que vêem. Elas seguem perfis de temas específicos e logo os olhos “cansam” do que vêem repetidamente.

Ah, não esqueça de criar o hábito de tirar fotos aleatoriamente. Saiba que uma hora você vai precisar para compor o seu feed. Inclusive, aproveitando, vou falar sobre o meu projeto da Hashtag #sobreosimples , onde incentivo sobre a simplicidade e convido pessoas a participarem da Hashtag comigo.

 

Agora vamos colocar essa harmonia em prática

Intercale os tipos diferentes de fotos. Não significa que você precisa sempre seguir a ordem de: Geral, Close e Background. Não, não, não! Você só precisa pensar nelas pertinho uma da outra. Pra isso, você pode usar aplicativos que auxiliam nesse planejamento (vou deixar uma listinha com nomes de alguns)

Olha como eu fiz no meu usando o modelo do Efeito Orna para planejar:

Consegui te ajudar? Me mande um Direct no meu Instagram com a sua dúvida, sugestão ou só pra puxar papo mesmo (hihihi). Vou adorar trocar ideia com você!

Agora para finalizar, vou deixar aqui alguns Apps que uso para me ajudar a planejar e editar fotos.

Planoly e UNUM são ótimos app’s para planejar um feed lindo e harmonioso. Lembre que intercalando as fotos, mas não precisa seguir um padrão de sequência.

RNI, Lightroom e afterlight são os app’s que mais uso atualmente para editar minhas fotos no celular.

Se você se interessar, posso criar um passo a passo para editar as fotos o organizar com as ferramentas.

É isso. Espero ter ajudado a você com um conteúdo relevante e que funciona na vida real. Logo volto com um guia para criar boas legendas para o Instagram.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Joyce Sousa
Joyce Sousa Seguir

Coisas que amo: Pessoas, Comunicação, Escrita e Simplicidade. Juntei tudo isso e comecei a compartilhar minhas reflexões nos canais digitais de comunicação.

Ler matéria completa
Indicados para você