[ editar artigo]

Home & office - As novas fronteiras entre o lar e trabalho

Home & office - As novas fronteiras entre o lar e trabalho

A pandemia trouxe muitas mudanças na sociedade, alterações que talvez ninguém estava esperando, mas que interferem diretamente na forma de viver, inclusive no relacionamento entre a casa e o trabalho, já que o isolamento social foi uma das propostas para conter a pandemia e com isso, muitas pessoas começaram a trabalhar integralmente em casa. 

O home office  vinha sendo uma proposta aderida por empresas para determinadas funções e que variavam entre os acordos definidos com o colaborador, mas nos tempos de quarentena e o avanço da pandemia, esta se tornou a única opção para manter o funcionamento de alguns negócios. 

Com a situação ainda mais grave e as pessoas já há tanto tempo sem comparecer ao escritório, várias questões começaram a ser refletidas e os resultados desse modelo de trabalho foram aparecendo. 

Muitos se adaptaram facilmente ao home office, conseguiram manter os padrões de qualidade, das entregas, a interação com os demais colegas através dos veículos de comunicação foram positivas e na maior parte do tempo não sofreram com as alterações de trabalho em casa. Algumas delas até preferem esse formato de trabalho pois estavam acostumadas a executar suas funções assim. 

Em contrapartida, também existem aqueles que estão tendo dificuldades em manter suas atividades, não se sentem confortáveis em trabalhar de casa, não possui uma estrutura necessária, ou simplesmente não se adaptaram tão bem com essa realidade. 

Além das contrariedades sobre o tema, o fato é que tudo isso altera diretamente o relacionamento entre o trabalho e casa, ambos se misturam, cada vez mais as fronteiras que existiam se rompem e com isso, não existe mais a expressão "levar trabalho para casa" porque o trabalho está sendo feito no próprio lar. 

Este é o momento favorável para as empresas começarem a perceber ainda mais a importância de uma cultura interna bem estruturada, de estender seus valores e identidade para além do escritório, de prestar suporte para seus profissionais, de realmente ser um lugar onde os colaboradores queiram pertencer e além disso, decidam acolher para "dentro de suas casas". 

Por isso, a preocupação com relacionamento do profissional e a empresa que representa é fundamental para impulsionar um desempenho ainda melhor, caso contrário, podem começar a sofrer com a qualidade nas funções despencando e uma insatisfação geral, além de indiretamente provocar certo desconforto para o profissional na sua casa e com as pessoas que ele convive.

Afinal, o lar é um lugar de conforto, de valores, é o refúgio após um dia de cansaço, é estar com as pessoas que ama, e isso deve ser mantido a qualquer custo. Agora, com o trabalho sendo feito de casa, é preciso uma atenção ainda maior a estas realidades, para que assim os resultados sejam positivos e novas possibilidades apareçam a partir da junção entre o home e o office. 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler matéria completa
Indicados para você