[ editar artigo]

Higiene x Produtividade - Home Office

Higiene x Produtividade - Home Office

Nesses tempos de crise é comum ver empresas disponibilizando o acesso ao trabalho Home Office aos seus funcionários, para que a produtividade se mantenha mesmo longe dos escritórios. E no Brasil isso tem sido uma realidade em boa parte das empresas, segundo a Agência Brasil estima-se que essa modalidade vem crescendo 20% ao ano comparado aos anos de 2017 e 2018.

Ter a praticidade de trabalhar diretamente do conforto de sua casa pode nem sempre ser o trabalho dos sonhos, pois, nem todo mundo que trabalha em escritórios mantém a mesma disciplina quando trabalha de sua própria casa e, um dos assuntos pouco comentados e que eu gostaria abordar nesse pequeno artigo é a higiene ambiente de trabalho Home Office.

Trabalhar em um ambiente desorganizado e sujo pode ser extremamente prejudicial, tanto ao rendimento das atividades como até para problemas de saúde mais graves (físicos e psicológicos). Dentre os maiores problemas causados pela má higiene de um ambiente podemos destacar as disfunções respiratórias, que muitas das vezes são provenientes de ácaros ou fungos, ou seja, aquela poeira que fica sob os móveis, computadores, pisos e até mesmo no teto das casas. Essa poeira se acumula de diversas maneiras, seja por falta de limpezas regulares do ambiente, janelas abertas por muito tempo que trazem sujeiras externas, uso de produtos químicos e utensílios inadequados para cada superfície, acúmulo de objetos, dentre outros…

É praticamente impossível ao olho humano ver toda sujeira pairando pelo ambiente enquanto exercemos nossas atividades, porém, em um ambiente sujo é onde mora o perigo, nossas vias respiratórias estão sempre inalando o ar junto com toda essa sujeira sem que percebamos e isso gera diversos males ao nosso organismo (pulmão).

Pessoas que já apresentam algum histórico de doenças respiratórias ou alérgicas tais como renite, asma, bronquite e outras possuem uma vulnerabilidade muito maior, pois, trabalhar em um ambiente que não seja propriamente higienizado pode agravar ainda mais a situação.

Quando falamos em Home Office todos aqueles que convivem em sua casa, sejam familiares ou amigos podem sofrer também com má higienização do ambiente. Na imagem abaixo podemos identificar a quantidade de internação por problemas respiratórios entre faixa etária x sexo entre os anos de 2003 a 2013 no Brasil.

A produtividade do trabalho está diretamente ligada ao meio ambiente em que se executa uma atividade, e para que haja resultados ainda mais positivos é necessário que exista organização. Uma das principais dicas para execução dessa organização é a aplicação da ferramenta/programa “5S” que auxilia o individuo a manter uma gestão de qualidade no ambiente de trabalho, essa ferramenta funciona com uma estratégia para que haja melhoria contínua em uma rotina de trabalho, aperfeiçoando o ganho de tempo e a qualidade de vida.

O programa "5S" consiste em :

  • Aumento da qualidade do serviço;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilita a detecção de erros, objetos fora do lugar e outros problemas que precisam de atenção;
  • Prevenção de acidentes;
  • Melhoria do ambiente de trabalho;

Devemos destacar a importância de criar um hábito de higiene no ambiente de trabalho. Podemos listar algumas ações para ajudar a manter o lugar próprio para trabalho e convívio:

  1. Limpar os móveis da casa pelo menos duas vezes por semana com pano úmido.
  2. Aspirar carpetes, almofadas e sofás;
  3. Evitar fumar no interior de casa ou do ambiente de trabalho;
  4. Deixar animais em outros ambientes durante o horário de trabalho;
  5. Manter a higiene pessoal como se fosse para trabalhar no escritório;
  6. Descartar objetos obsoletos;
  7. Evitar fazer refeições no ambiente de trabalho;
  8. Abrir janelas e portas quando houver sol para desumidificar o ambiente;

Se você exerce atividades em Home Office ou tem mais dicas que possa contribuir para ajudar a todos que estão começando a trabalhar dessa maneira escreva um cometário ou compartilhe esse artigo.

Obrigado;

#homeoffice #5s #ministeriodasaude #higiene

Fontes:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/falta-de-limpeza-causa-danos-aos-bolsos-e-a-saude-respiratoria,e475bca50360f7e6ca1c1b3daf03acfcl7pv82i5.html

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/maio/06/2015-026-doencas-respiratorias-cronicas.pdf [cartilha ministério da Saude 2013 ]

[gráfico: Ministério da Saúde] Média das taxas de internação hospitalar por doença respiratória crônica, segundo sexo e faixa etária, Brasil, 2003 a 2013

https://certificacaoiso.com.br/5s/

https://medium.com/@biancasandes/5s-n%C3%B3s-estamos-fazendo-errado-dab8f9e8a70c

fotos: unsplash.com

 

Texto publicado também em meu LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/marlonfran%C3%A7a/

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Marlon França
Marlon França Seguir

Graduated in Business Administration and master's in Business Planning and Projects Management with experience in the office administrative and buying fields, great interpersonal relationships, and always exploring deeply through areas related to bu

Ler conteúdo completo
Indicados para você