[ editar artigo]

GESTÃO ESTRATÉGICA DO TEMPO PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO PESSOAL E PROFISSIONAL

GESTÃO ESTRATÉGICA DO TEMPO PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO PESSOAL E PROFISSIONAL

“Líder é alguém que assume a responsabilidade de descobrir o potencial de pessoas e situações” (Brené Brown)

 

Quem vive a realidade de tocar uma empresa ou gerir um modelo de negócio, na maioria das vezes, sente uma sobrecarga em relação a ter que dar conta de múltiplas demandas.

A realidade diária de muitos empreendedores é buscar solucionar o máximo de demandas, uma batalha que resulta na sensação de necessitar de mais horas ativas no dia, somada à constatação de que não se dispõe de tempo para realizar atividades que agreguem qualidade de vida, pessoal e profissional.

Em fevereiro de 2019, a minha empresa atravessou uma crise interna que envolvia crise de imagem, o encerramento da sociedade, e mudança de equipe com a necessidade de reestruturar o time. Nesse contexto, como Arquiteta e Gestora, me vi face à real urgência de buscar solucionar todos esses desafios, de modo a não terminar por fechar as portas.

Foi então que, após ler dois grandes livros que me incentivaram a seguir, eu criei um modelo autoral de organização de minhas atividades e montei a minha Gestão Estratégica De Tempo, alinhando também os novos integrantes da equipe a essa nova atmosfera. O resultado foi transformador!

Percebi, com o passar dos meses, um resultado que importou em aumento de qualidade de vida para mim, como pessoa e como profissional, tendo verificado que organizar, com foco e prioridade, as minhas atividades; gerir melhor a produção do meu #team e, além disso, otimizar todos os processos internos que precisavam de ajustes. Em acréscimo especialmente diferencial, consegui dar ainda mais atenção a(os) minhas/meus clientes, atendê-los melhor e, principalmente, gerenciar com mais eficiência meu modelo de negócio, que é um escritório de Arquitetura: @fauss__

Agora vem a melhor parte: assim como eu tive uma melhora de performance, espero aqui contribuir com quem também se sente sobrecarregado diariamente e que deseja realizar uma mudança qualitativa no seu desempenho pessoal e profissional.

Vamos lá: Como fazer uma Gestão Estratégica De Tempo?

1º passo: Liste todas as suas atribuições (coloque no papel todas as atividades que você precisa realizar ao longo do dia e ao longo da semana);

2º Passo: Identifique o dia da semana mais apropriado para a realização de cada uma das atividades e se organize para realizá-las nos dias pré definidos.

Para tanto, as duas dicas principais que sugiro são:

  1. Faça essa gestão de acordo com a sua rotina: Gestão estratégica do tempo é algo pessoal;
  2. Tenha disciplina e siga sua organização diária. Sua/seu cliente, colaborador(a), fornecedor(a) compreenderão que você tem uma organização interna, e que sua disponibilidade tem de estar alinhada a suas atribuições.

Tenho certeza que o resultado será rapidamente perceptível e que você terá mais clareza e foco para usar o seu tempo a seu favor.

O seu lado pessoal também ficará grato, pois o tempo que você usa para o seu desenvolvimento pessoal também será produtivo, e sua saúde (física e mental) serão priorizadas e fomentadas, de modo a alimentar, ainda mais, a chama de sua criatividade e inovação.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler conteúdo completo
Indicados para você