[ editar artigo]

Esse artigo é para você que não sabe Quem é

Esse artigo é para você que não sabe Quem é

Você é capaz de dizer quem você é, o que faz e como faz em 30 segundos?

A apresentação pessoal pode ser um fator determinante para transmitir uma imagem positiva.

 

Você é 100% responsável pela sua comunicação ser falha ou bem sucedida.

 

Segundo alguns estudos sobre comportamento, você tem apenas 4 segundo para passar uma primeira impressão à outras pessoas, por isso ter uma boa imagem é imprescindível a todo e qualquer profissional, independente da profissão que exerça.

A sua imagem pessoal é a impressão que as pessoas guardam de você, tanto das que te conhecem bem, quanto das que encontramos ocasionalmente.

E ela não deve ser superficial, deve expressar a sua própria personalidade, e a sua aparência pode significar a aprovação ou desaprovação por parte de algumas pessoas.

O Psicólogo Albert Mehrabian (piorneiro em pesquisas sobre linguagem corporal), em seu livro Silent de 1971 afirma que: A mensagem na comunicação interpessoal (ou seja, com um interlocutor) é interpretada na seguinte proporção:

 

  • 55% Linguagem Corporal

(postura, gestos, expressões faciais)

  • 38% Linguagem Vocal

(maneira como a pessoa fala: entonação, tom de voz, volume, ritmo, velocidade)

  •  7% Linguagem Verbal

(o conteúdo dito)

 

Neste artigo então, você verá algumas informações importantes a respeito da Imagem Pessoal & Comportamentos corretos que podem ser adquiridos por você, para que você tenha resultados profissionais satisfatórios e não tenha que provar o tempo que é boa naquilo que faz para os outros.

 

Monte seu comercial de 30 segundos

Para que você se torne uma pessoa interessante é importante primeiro saber quem você é, qual é o seu valor e o que te diferenciam das outras pessoas.

Fazer um comercial de 30 segundos irá te ajudar a descobrir muito sobre a sua personalidade, além de contar aos outros o valor do que você faz.

Ele também serve para fazer conexões em uma conversa, um almoço de negócios, em uma festa e até mesmo no elevador.

É uma forma de te conectar rapidamente a quem está te ouvindo.

Essa mini apresentação de 30 segundos sobre “Quem é você” deve conter algumas perguntas chaves como:

 

1.    Qual a sua especialidade?

2.    O que você entrega (valores)?

 

Respondidas essas perguntas monte o seu comercial de 30 segundos baseados em três partes:

 

1.    O que você faz.

2.    Para quem você faz.

3.    E como você faz a vida do seu cliente melhorar.

 

Mantenha o seu comercial de 30 segundos curto e direto ao ponto.

Vou dar como exemplo o meu próprio comercial de 30 segundos:

 

Eu me chamo Monique Bordin, sou designer de moda, empreendedora e Personal Brander. Eu ensino empreendedoras digitais a impulsionarem suas carreiras e negócios através da construção de uma marca pessoal forte.

 

E ainda eu posso ter um comercial de 30 segundos da empresa na qual eu trabalho:

 

O Método V.I.T.R.I.N.E. é um programa de treinamentos online, que ajuda empreendedoras a construir sua Marca Pessoal e conquistar reconhecimento profissional de um jeito simples e descomplicado.

 

A ideia por trás do comercial de 30 segundos é fazer com que a pessoa com quem você está falando, fique intrigada e diga: “Me conta mais sobre a sua empresa”.

Essa técnica também pode ser usada para vender uma ideia ou um novo projeto para a sua equipe, parceiros e clientes. Veja mais um exemplo:

 

Você sabia que pessoas que sabem trabalhar suas marcas pessoais, conseguem elevar seus faturamentos em outra proporção? Você só precisa saber espalhar a sua mensagem de forma correta.

 

 

Comportamento x Imagem Pessoal

As novas exigências no mundo corporativo do século XXI estão levando cada vez mais os profissionais a se relacionarem com um maior número de pessoas com menos formalismo.

Neste ambiente, saber comportar-se em um almoço de negócios, reuniões ou mesmo no local de trabalho, passou a contar pontos valiosos na construção da imagem pessoal.

O seu comportamento e imagem pessoal devem ser de uma pessoa digna de confiança, que executa o seu trabalho com calma e eficiência.

Por isso é importante que você desenvolva algumas qualidades e características como:

1.    Pontualidade: Se você não gosta de esperar, não faça os outros te esperarem. Ter pontualidade é algo essencial para qualquer profissional, um atraso pode significar a perda de confiança e de grandes oportunidades, além de dizer muito sobre a sua postura profissional perante os compromissos.

2.    Inspire confiança: O seu corpo fala por você. A confiança é obtida no primeiro contato por meio de uma atitude (linguagem corporal, tom de voz e da sua imagem pessoal).

Portanto, preste atenção na sua postura, não cruze os braços enquanto fala com alguém. Não sente de qualquer jeito como se estive cansado. Não arqueie as costas ou deixe os ombros caídos.

Converse sempre olhando nos olhos da pessoa, contato visual gera confiança. Você sabe quando uma pessoa esta mentindo (muitas vezes) pelo seu olhar.

E cumprimente as pessoas com aperto de mão firmes, olhando-as nos olhos, isso também gera confiança e transmite segurança.

3.    Adapte-se: Seja um camaleão. Sincronize a sua linguagem corporal com a dos outros para se criar uma conexão imediata.

Exemplo: se a pessoa com quem esta conversando fala devagar, fale você também devagar. Se ela é animada, fala rápido e gesticula bastante, faça o mesmo (mas, sem exageros para não parecer forçado).

4.    Capture a imaginação para capturar o coração: Use uma imagem sensorial rica de imagens para que os outros consigam ver, sentir, e às vezes, até reconhecer o cheiro e o gosto do que você esta falando.

5.    Seja convincente: Convencer é fazer com que os outros queiram fazer o que você quer que eles façam.

6..    Seja prestimoso: Quando já estiver completado a sua tarefa, ofereça-se para ajudar o seu colega ou outros funcionários. Você não trabalha para si mesmo e sim para uma companhia.

7.    Desenvolva-se: Capacite-se profissionalmente, tenha sede de aprender, conhecimento nunca é demais, e para continuar sendo competitivo no mercado de trabalho você precisa estar em constante aprendizado.

8.    Aprenda o máximo que puder sobre o cargo acima do seu. Não basta querer, tem que entender bem sobre o assunto e sobre a posição que almeja.

9.    Tenha habilidade para conversar: Habilidade na conversa é a chave para o sucesso. Uma ótima conversa sobre qualquer assunto ajuda a solidificar as ideais e elucidar o raciocínio.

O bom conversador quase sempre obtém êxito na carreira, ele irradia confiança e se mostra franco com os outros. A boa conversação tem como finalidade a troca de ideias, sentimentos e experiências.

10.   Tenha jogo de cintura: Busque ter jogo de cintura na hora dos imprevistos (tenha sempre um plano B nas mangas) e saiba ouvir a opinião dos outros. Elas quase sempre serão diferentes das suas.

Já diz o ditado que o pior surdo é aquele que não sabe escutar. Em uma reunião, por exemplo, aprenda a escutar mais do que criticar.

11.   Seja organizado: Mantenha o seu ambiente de trabalho e a sua mesa organizadas. Nada de colocar post it em todo lugar, isso pode causar a impressão de que você é desorganizada e não consegue se lembrar dos seus compromissos.

Papéis e documentos precisam estar organizados em pastas, por assuntos e prioridades, pois uma mesa desorganizada não passa a sensação de credibilidade nem ao seu cliente e muitos menos à sua equipe e seu chefe.

Se já está tudo bagunçado, quem garante que você não irá perder um pedido ou deixar de resolver um assunto importante em meio a um monte de papéis?

12.   Respeito os seus colegas e o seu espaço de trabalho.

13.   Cuidado com o uso de celulares e redes sociais. Não da para negar que o uso de celulares entre os profissionais das mais variadas áreas aumentou nesta década, afinal 70% dos negócios nos dias de hoje são fechados ao telefone.

Porém existem maneiras corretas de usá-lo para que o uso exagerado não prejudique a sua imagem como profissional, caso você não saiba a hora de deixá-lo guardado.

Por isso, siga essas regras de etiqueta ao telefone:

  • Tenha foco na ligação e jamais atenda fazendo outra coisa.
  • Sempre se identifique primeiro e pergunte se a pessoa do outro lado da linha esta podendo falar.      
  • Não deixe as pessoas esperando na linha por muito tempo.
  • Se a pessoa que estiver te ligando esta irritada, lembre-se: Gentileza sempre.
  • Quem ligou é quem encerra a ligação. Se a ligação cair, quem ligou é quem retorna.
  • Ligue para seus clientes, parceiros e colegas dentro do horário comercial, salvo a exceção quando a pessoa te permitir ligações fora deste horário.     
  • Converse ao telefone utilizando um tom de voz que não atrapalhe seus colegas de trabalho.
  • Evite expressões “Querida(o)”, “Meu amor”, “Amiga”, “Lindo” se estiver no ambiente de trabalho.
  • Use o telefone de forma objetiva e racional não fique conversando assuntos corriqueiros que podem ser resolvidos em outros momentos.

Os mesmos cuidados você deve ter com o uso da internet e redes sociais.

  • Acesse somente sites que tenham relação com o trabalho. Deixe sites de relacionamento e entretenimento para usar no seu horário de almoço.
  • Use no Skype apenas fotos profissionais e evite frases polêmicas.
  • Evite ouvir músicas online diretamente do Youtube ou outros sites de música, geralmente eles comprometem a velocidade de navegação na rede dos demais colaboradores.
  • Cuidado com o que você posta nas redes sociais.
  • Utilize corretamente a gramática, ortografia e pontuação em e-mails.
  • Evite expressões de intimidade como “Querido”, “Amado” e etc, os pronomes de tratamento devem ser sempre “Senhor (Sr)” ou “Senhora (Sra)”, ou comece o e-mail pelo primeiro nome mesmo.
  • Saudações sempre no início e no final dos e-mails: Bom dia Sr. (nome); Como vai Sr. (nome); Atenciosamente; Abraços.
  • Não repasse e-mails duvidosos, correntes, piadas, boatos e etc.

Essas dicas tratam basicamente do comportamento social que você precisa conhecer e ter perante o ambiente de trabalho e ambientes públicos, mas cabe a você decidir se vale a pena usá-las ou não.

Engloba não somente as atitudes comportamentais, como também a imagem pessoal e profissional que um indivíduo deve passar à outras pessoas, se quiser construir uma Marca Pessoal forte para impulsionar a carreira.

Conhecer a si mesmo e usufruir deste conhecimento para sua Marca Pessoal, é algo que todos os profissionais em pleno século XXI têm a obrigação de fazer.

Para que estejam aptos a impulsionarem suas carreiras mesmo vivendo em um mundo extremamente competitivo, onde as habilidades pessoais são mais reconhecidas do que até mesmo as habilidades técnicas.

Portanto para ter uma carreira de sucesso, além de conhecer as regras de etiqueta profissional necessários para garantir o bom convívio dentro do ambiente de trabalho, também é indispensável que você construa a Sua Marca Pessoal.

A sua Marca Pessoal é única e pertence exclusivamente à você, por isso saiba como gerenciá-la para conquistar reputação e reconhecimento profissional.

E se quiser mergulhar profundamente neste assunto para construir sua Marca Pessoal, de um jeito simples e descomplicado e impulsionar sua carreira e negócio, eu tenho um diversos programas de treinamento que podem te ajudar. Saiba mais no meu site Método V.I.T.R..I.N.E.

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Monique Bordin
Monique Bordin Seguir

Monique Bordin é Designer de Moda por paixão, empreendedora por opção e Personal Brander por missão! "Assim como eu tenho construído minha marca pessoal e estou conseguindo impulsionar os meus negócios, eu quero dividir contigo, todas as estratégias

Ler matéria completa
Indicados para você