[ editar artigo]

Engajamento é a palavra chave para o Instagram

Engajamento é a palavra chave para o Instagram

Alcançar o sucesso é subir uma escada de vááários degraus. Lentamente e dando os passos certos, é possível alcançar o topo. O problema mais comum na área é o desespero: não é impossível ficar famoso em dias, mas é muito, MUITO difícil. Não adianta querer ser uma influencer de sucesso se você não estiver disposta a trabalhar muito.

Já que você chegou até aqui, acredito que tenha o real interesse em se dedicar a esse trabalho, dando o melhor de si. Por isso, vamos te dar uma ajudinha.

Tanto para as influencers já consolidadas com milhões de seguidores quanto para as iniciantes, essa frase é importantíssima: “Você não consegue medir o seu sucesso sem saber o engajamento das suas postagens.” É por aí que você vai saber se as pessoas gostaram ou não da sua publicação e como elas têm compartilhado.

 

MAS AFINAL, O QUE É ENGAJAMENTO?

 

gif

 

Engajamento nada mais é que uma equação matemática usada para calcular quantas pessoas se interessaram pela sua postagem. Existe uma fórmula base que os aplicativos usam e que nós aplicamos por aqui.

Para essa fórmula fazer sentido, aqui vão alguns termos básicos que você precisa saber:

 

  • CURTIDA

gif

 

Você já até sabe mais ou menos o que é. Popularizada pelo Facebook, uma curtida se dá quando você clica duas vezes em cima de uma foto no feed ou naquele coraçãozinho que fica abaixo dela.

 

Pode significar muitas coisas: uma tentativa de chamar a atenção do crush, interesse pelo conteúdo, pela foto ou simplesmente uma atitude tomada em piloto automático.

 

O que importa não é que alguém curtiu a sua foto, mas o porquê. Foi pela qualidade da foto, pelo conteúdo da legenda ou porque é sua amiga? Esse número vai te ajudar a calcular o engajamento. Mas preste atenção: tente imaginar o que há de interessante naquele post específico e analise como seus seguidores estão reagindo a cada tipo de publicação.

 

  • COMENTÁRIO:

gif

 

É ainda mais importante que a curtida. Pode ser alguém marcando uma amiga (amamos quando fazem isso!) ou uma resposta ao seu conteúdo. Por isso é importante sempre fazer alguma pergunta no final da legenda, é uma oportunidade de ganhar comentários e interagir com o seu público. Crie uma conversa.

 

Lembre-se: Quanto mais comentários o seu post tem, mais interessante o Instagram acha que ele pode ser, ou seja, ele vai alcançar mais pessoas.

 

  • SEGUIDORES

 

gif

 

São as pessoas que apertaram o botão de seguir no seu perfil. Elas vão receber o seus stories e fotos no feed. Mas atenção, já faz um tempo que o Instagram decidiu que nem todos os seus seguidores vão receber tudo o que você posta. A diferença entre a quantidade de seguidores e o seu alcance é essa: o alcance é quantas pessoas viram aquela publicação, sejam elas seguidores da sua página ou não.

 

  • SALVAMENTOS

 

gif

 

É uma função mais recente do Instagram, tem menos de um ano! A idéia é guardar a publicação para rever depois. Você pode clicar na bandeira do lado direito e salvar o post.

Isso é ótimo para os usuários, que podem organizar esses salvamentos em pastas. Mas é melhor ainda para o influencer, afinal, quando alguém salva o seu conteúdo significa que ele é interessante o suficiente para alguém querer ver novamente quantas vezes quiser ou precisar, e o Instagram contabiliza os salvamentos.

 

Melhor que uma curtida é quando alguém ama o conteúdo a ponto de querer curtir mais de uma vez.

 

  • ENVIOS

 

 

 

Sabe quando você aperta aquele aviãozinho é enviá uma imagem ou stories para uma amiga? O Instagram conta quantas pessoas fizeram isso. O mais legal é que isso significa que mais gente está vendo o seu conteúdo (quem recebeu) e que tem gente que acha ele legal o suficiente a ponto de indicar para outra pessoa ver (quem enviou). Mas atenção: tem coisas que não entram aqui. Chamamos de dark share quando você tira um print e envia para alguém. O Insta não sabe quando você faz isso e nem pra quantas pessoas enviou, então fique de olho. Sua publicação também pode estar sendo compartilhada dessa maneira. Como isso não pode ser contabilizado, esse número não entra na nossa fórmula.

 

  • O FAMOSO CÁLCULO DO ENGAJAMENTO

 

gif

 

Anos atrás o que importava era somente a quantidade de curtidas e comentários que você tinha em cada publicação. Ou seja:

(número de curtidas + número de comentários) / número de seguidores

 

De uns dois anos pra cá, esse cálculo mudou. Como te contamos acima, nem todos os seus seguidores recebem as suas postagens e, aqueles que recebem (chamamos esse número de alcance) podem fazer mais que curtir. A partir disso, criamos a seguinte fórmula:

(número de curtidas + número de comentários + número de salvamentos + número de envios) / alcance

-

Isso muda a nossa visão de engajamento, não muda? Uma selfie pode te render várias curtidas, mas uma dica de maquiagem pode te render vários compartilhamentos, trazendo novos seguidores e aumentando o seu público. Por isso você deve ficar de olho em todos esses números, não apenas nas curtidas e comentários. A taxa de engajamento é uma pergunta super comum das marcas, então esse número tem que estar sempre na ponta da sua língua.

-

E aí? Conseguiu entender a fórmula do engajamento? É muita coisa para assimilar, mas se tiver um carinho e ficar de olho nesses números, você vai entender o que o seu público quer e como melhorar o seu conteúdo.

Você tem alguma dúvida específica? Comenta aqui aquele assunto que te tira o sono ou me chama no instagram @seuinbox . Tem muito mais dicas por lá!

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Clara Braga
Clara Braga Seguir

Designer mineira apaixonada pelo o que faz. Formada em Publicidade e Relações Públicas pela UFMG, estuda sobre consumo, moda e comunicação digital, áreas com que trabalha há mais de 5 anos. Fundei junto com a @serdigitalinfluencers o @seuinbox.

Ler conteúdo completo
Indicados para você