[ editar artigo]

E se alguém mexer no meu queijo?

E se alguém mexer no meu queijo?

Sniff, Scurry, Haw e Hem são os personagens escolhidos por Spencer Johnson, para representar padrões de comportamentos humanos em momentos de mudança e dificuldade, retratados no livro 'Quem Mexeu no Meu Queijo?'

Sniff e Scurry são ratos, representados por ações menos reflexivas, Sniff percebe rapidamente quando situações estão mudando, enquanto Scurry consegue agir rapidamente quando alertado sobre os acontecimentos.

Já Haw e Hem, são humanos, reflexivos e tem comportamentos diferentes, não saem do lugar com facilidade e demoram pra agir em situações que envolvam mudanças, algo natural do ser humano desde que historicamente deixou de ser nômade. Só que Haw demora pra aceitar a mudança, enquanto Hem não consegue realmente agir em relação a situação que mudou, por acreditar que não será positivo.

Cada pessoa adquire uma mensagem diferente ao se deparar com os dilemas dos quatro personagens e pode chegar a inúmeras conclusões no enredo montado pelo autor. Ainda mais que, no início e no final do livro, amigos do colegial se encontram e debatem sobre a história do queijo contada por um deles, o que acaba nos fornecendo ainda mais insights.

Ocorre que, a maior mensagem do livro, pra mim, não é sobre os padrões de comportamento e sobre as ações de cada personagem, mas sobre o autoconhecimento necessário para bem utilizar as mensagens propostas pelo autor no livro.

Pra além de saber qual personagem quer ser, qual deles é o melhor, você se pergunta qual deles você está sendo neste momento, qual deles você é nos momentos em que a situação se altera na sua vida, seja pessoal ou profissional.

E somente após a autoanálise que vem a mudança de fato, que podemos unir as dicas, o conhecimento e as experiências para transformar a nossa realidade. Somente olhando para nós, para os nossos objetivos que conseguiremos agir da melhor maneira.

Então SE ALGUÉM MEXER NO SEU QUEIJO olhe primeiro para si, reflita antes de agir, analise a situação e não permita que o acaso e que atitudes passadas definam quem você será neste momento.

Quando mexerem no seu queijo, quando as coisas saírem do lugar É SÓ EM VOCÊ que estarão as respostas e o material necessário para fazer da mudança inesperada o melhor presente que o destino pode lhe dar.

Autoconhecimento é a chave para mudar a sua realidade.
 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ana Carla Batista
Ana Carla Batista Seguir

Advogada, apaixonada pelas sensações que o mundo pode proporcionar. Empreendedora em um universo que caminha a passos vagarosos no diálogo com a tecnologia e que se rende aos poucos a essa necessidade de se comunicar com o 4.0. Vive para viver.

Ler matéria completa
Indicados para você