Sabe aquela marca que você se identifica tanto a ponto de querer trabalhar com - e não para - ela? Isto não é por acaso. O olhar das empresas para as relações com seus colaboradores há algum tempo vem mudando e isto é devido à cultura empresarial.
O modelo de entrevista interrogativa que intimida o candidato, hoje já não condiz com muitas empresas e exemplo claro disto é o Google. Em seu processo seletivo não basta qualificações técnicas, também conta muito o que você faz além das horas que passa no trabalho. Não há motivos para uma empresa, que é sinônimo de inovação ter pessoas no seu time que possuem pontos de vista e comportamentos muito semelhantes entre si. Em recente entrevista à revista Fast Company, Kyle Ewing, diretora de talentos do Google, trata sobre a contratação de pessoas e cita:
"(...) estamos sempre procurando pessoas que tragam novas perspectivas e experiências de vida para nos ajudar a construir equipes, produtos e serviços mais fortes.
Este tipo de identificação entre marcas e pessoas também é resultado do senso de comunidade e do próprio branding. Mais uma vez, a comunicação desempenha um papel importante construindo a percepção do público sobre os valores e objetivos das empresas, fazendo com que sejam atraídos profissionais que irão somar com sua cultura.
Ter uma equipe densa e em sintonia traz diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador e o consumidor final. Assim é como são gerados ambientes colaborativos, produtivos e inovadores que resultam em crescimento pessoal e profissional.
Muito além destes benefícios existe também uma empatia entre as pessoas, onde se busca o crescimento e apoio coletivo, que gera a longo prazo realização e satisfação profissional. A preocupação com o bem estar do colaborador afeta diretamente as tão faladas soft skills, como comprometimento, autocrítica e inteligência emocional. O efeito disto são profissionais que buscam constante aprimoramento de suas habilidades e conhecimento a fim de contribuírem cada vez mais com a equipe.
Então fica evidente aqui o ganha-ganha quando pessoas e empresas com culturas semelhantes se unem. Profissionais mais felizes e um mundo empresarial cada vez melhor.
Link do artigo no LinkedIn: https://lnkd.in/dSRd9kB