[ editar artigo]

Criatividade e Redes Sociais para empresas, estamos fazendo da maneira correta?

Criatividade e Redes Sociais para empresas, estamos fazendo da maneira correta?

 

Devido à grande expansão das redes sociais e o aumento da conectividade vemos um grande crescimento dos ecommerces, redes sociais empresariais e uma maior conectividade entre empresas e clientes.

Porém a grande questão é que a maioria dos empresários de micro e pequena empresa, empreendedor digital, consultor de negócios ou profissional liberal se questionam se realmente é necessário estar online ou ainda entram nesse mundo sem conhecimento de estratégias que vão alavancar sua marca nesse período inicial.

A grande questão é que temos uma grande ferramenta em nossas mãos, com custo de investimento inicial baixo, que são as redes sociais, porém ainda existe muitos empresários que não as utilizam de forma correta para alavancar vendas e melhorar a visibilidade de sua marca.

Muitos olham para as redes sociais e não enxergam o real potencial delas para estabelecer sua marca e com isso converter em vendas. Atualmente não basta ter uma página do Facebook sem conteúdo, ou um blog com notícias plagiadas de outras páginas ou então um Instagram sem atualizações, é necessário estabelecer uma presença assertiva online para mostrar sua presença e reter um público.

Já dizia Andrews Davis, um palestrante e autor de best-sellers de marketing e fundador do Monumental ShiftL: “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”

Então se quisermos que nossas campanhas online sejam impactantes e que gerem receitas necessitamos criar uma marca consolidada e forte nas redes sociais, uma presença digital que converta o simples internauta a um comprador do seu produto.

Devemos considerar as redes sociais como um grande outdoor online a baixo custo e iniciarmos campanhas para mostrar a verdadeira essência da marca da empresa e com isso cativar os seguidores para transformar eles em compradores.

Entendendo todo esse processo da importância da presença digital e também de como funciona esse processo de conversão dentro das redes sociais vamos falar sobre os 5 pontos importantes de como usar a Criatividade e as Redes Sociais em favor de sua marca.

 

01 - ”No mundo de hoje as pessoas ou estão conectadas ou estão dormindo.”- Janice H. Reinold

Realmente o mundo está totalmente conectado, vivemos nos nossos smartphones respondendo pessoas no Whatsapp, vendo o feed do Instagram ou então vendo notícias em algum app ou algum post que aparece no Facebook.

Não tem como negar que estamos totalmente conectados, então a sua marca precisa estar conectada também para conseguir atingir esse público, faça uso de posts patrocinados, digitais influencers regionais ou nacionais, crie eventos, ebooks, posts, faça campanhas que conversem assertivamente com seu público e marque uma presença diferenciada nas redes sociais, não para ser mais uma que está online, mas sim a que faz a diferença e que se torna referência para o nicho de pessoas que você está querendo atingir.

02 - “Redes sociais são canais de relacionamentos. Relacionamentos são negócios disfarçados.” – André Damasceno, empresário, consultor e fundador do Melhor do Marketing

Lembre-se de que a sua marca tem que conversar com o seu público, então uma boa pesquisa de mercado, entendimento da persona, do público-alvo, do produto a ser comercializado e um bom trabalho de branding é necessário nessa fase de implementação da sua marca nas redes sociais, então contrate um profissional de Design & Marketing para criar uma identidade visual para a sua empresa que realmente converse com seu público, que transmita a mentalidade da sua marca, essa é a chave para a atratividade de 50% do seu público.

Vale ainda ressaltar que as redes sociais funcionam instintivamente através da visão, então é necessário que sua empresa comunique corretamente através das formas, cores, tipografias corretas para melhor conversar com o seu público alvo.

03 - “É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão.” – Amy Jo Martin, autora de best-sellers, especialista em mídias sociais e fundadora da Digital Royalty

As pessoas estão cada vez mais sem paciência de ficar esperando as coisas acontecerem, querem tratamentos mais humanizados, menos burocráticos, mais práticos, detestam perder tempo, então utilize canais de comunicações mais fáceis e humanos com seu cliente, como Chatbots (chats automatizados e inteligentes), Whatsapp, Direct do Instagram, entre outras plataformas que as pessoas estão inseridas no seu dia a dia que facilitem a comunicação com o seu cliente.

Crie canais de comunicações mais acessíveis e crie uma conversa mais amigável que organizacional, além de resolver os problemas você pode criar um amigo da sua marca, fidelizando cliente e tornando ele um propagador da qualidade dos seus serviços.

04 - ”Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.” – Maya Angelou

Pense no seu produto como uma experiência, o seu cliente tem que viver um momento só dele com o seu produto, assim pense em maneiras de criar esse momento dele com sua marca.

Desenvolva seu produtos, desde a embalagem até o produto final em si, pensando em como o seu cliente irá estar inserido nisso, desde uma embalagem personalizada com um papel seda com uma etiqueta adesiva colada, até pequenos brindes que eles não estavam esperando receber como um marca páginas ou um botton.

Atualmente existem vários brindes a baixo custo para fornecer para o seu cliente então nunca pense nisso como mais um gasto e sim um investimento em branding, ele vai colar a sua marca em um caderno, ou levar a tua marca dentro de um livro ou até na mochila, se tornando um divulgador dela e também fazendo com que ele se lembre de sua marca em si.

Entenda isso como uma oportunidade de mostrar a sua marca para pessoas que ainda não conheciam, como os amigos, familiares e pessoas aleatórias que possam ter contato com o seu cliente.

05 - ”Mobile não é o futuro, é o agora. Encontre seus clientes no ambiente de escolha deles e não no ambiente que é mais confortável para você.”- Cyndie Shaffstall

Saia da sua zona de conforto, invista tempo, qualificação e dinheiro para adaptar a sua empresa à nova realidade que é o mercado digital. Busque inovações para a sua marca, ampliando as vendas e retensão dos clientes, fidelizando eles para sempre.

Não espere os clientes entrarem em sua loja, mas vá de encontro com eles e mostre sua marca, talvez eles estejam a alguns cliques de você.

 

Por fim, concluindo este artigo, use as redes sociais com criatividade, procure parceiros capacitados que possam te ajudar nessa implementação dos seus negócios online e nunca se restrinja ao seu conforto, seja inconformado, o novo está ai para todos, porém só consegue aproveitar dele quem corre atrás.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Lucas Camara
Lucas Camara Seguir

Gaúcho, criativo, proativo e inconformado. Buscando uma constante evolução, descobrindo, aprendendo e inovando. O importante é não parar! "O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro." Henry Ford

Ler matéria completa
Indicados para você