[ editar artigo]

Criando a criatividade

Criando a criatividade

Você sabia que todo mundo nasce criativo?

Quando éramos crianças nosso mundo girava em torno da imaginação e da criatividade: víamos figuras nas nuvens e pintávamos os desenhos de todas as cores, fora do traçado e com proporções que só nós entendíamos (ou não rsrs), mas alguém te disse que o cabelo só tinha 3 cores e a cor precisava ficar dentro do traço, caso contrário estaria fazendo errado, alguém disse que você precisava sentar durante 4 horas numa sala fechada sentado numa cadeira sem conversar.

Depois de um tempo a imaginação foi indo embora com a inocência e a criatividade foi engessando, fomos crescendo dentro de um molde quadrado e ficamos assim. Algumas mentes se safaram e continuaram a desenhar, a tocar algum instrumento ou só continuaram com essa parte mais aguçada por algumas características da sua criação.

Estou aqui para dizer que: a criatividade pode deixar de existir pela falta dos estímulos, mas pode ser "criada novamente" com a ajuda deles sim!

Você que não foi agraciado com esse dom, de forma natural na vida adulta como eu, me diga: Quantas vezes você assistiu algum filme/série esse ano? Quantas vezes foi a uma loja/restaurante/bar diferente? A uma cidade diferente? Quantas vezes ao dia você é bombardeado com ideias, imagens, projetos?

São coisas do dia a dia que farão diferença se você simplesmente mudar a forma como olha. Se pergunte: O que essa cena tem que me deixa confortável? E qual a diferença dessa para outra cena que me deixa com medo? Porque eu gosto tanto desse bar escurinho? Porque essa série trabalha com cenas amarelas?

Comece a reparar nos estímulos e estilos visuais, direção de arte, roteiro, cenário, figurino, modo de falar, perceber os detalhes dos projetos de filmes, de arquitetura, de design, de fachadas, de lojas, olhe com olhar crítico e curioso e não só encantado, isso é um passo gigante para instigar a criatividade e começar a pesquisar sobre assuntos que você nunca imaginou.

Eu sou apaixonada em ver detalhes, entender conceitos e propósitos em cada local que vou, ou vídeo que assisto e isso inspira muito!

Seja bombardeado com muitas ideias, projetos e referências todos os dias, mas vá além e coloque a mão na massa, coloque as ideias em prática, vá a lugares diferentes e identifique estilos visuais, redija histórias e não somente as assista.

Tenha uma Rotina Criativa e ajude seu cérebro!

Relacione tudo!

Além disso algo que ajuda bastante é estudar pessoas e a si mesmo: diferenças de personalidades, por que alguma roupa cai bem em uma pessoa mas em outra pessoa não, quais as diferenças entre essa moça e minha amiga, por que são tão parecidas mesmo que suas aparências sejam distintas.

Capte absolutamente tudo como referência e crie ideias, soluções visuais e até inovações para seu negócio, seu design e sua marca!


Espero ter te instigado a mudar!

Obrigado e um grande beijo! 😚

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Thaisa Siqueira
Thaisa Siqueira Seguir

Designer gráfico apaixonada por marcas humanas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você