[ editar artigo]

Comportamento x Imagem Pessoal

Comportamento x Imagem Pessoal

As novas exigências profissionais do século XXI estão levando cada vez mais os profissionais a se relacionarem com um maior número de pessoas e com menos formalismo.

No ambiente profissional, saber comportar-se em um almoço de negócios, reuniões ou mesmo no local de trabalho, passou a contar pontos valiosos na construção da sua imagem pessoal.

Não me entenda mal quando falo "saber se comportar", não estou querendo dizer que você precisa ser alguém que você não é, muito pelo contrário, defendo que você seja você mesma com a sua autenticidade mas, avaliar o ambiente que você está e agir em prol dos resultados que você quer ter, vai te ajudar ainda mais a fortalecer a sua Marca Pessoal.

Por isso é importante que você desenvolva algumas qualidades e características como:

1.    Pontualidade: Se você não gosta de esperar, não faça os outros te esperarem. Ter pontualidade é algo essencial para qualquer profissional, um atraso pode significar a perca de confiança e de grandes oportunidades, além de dizer muito sobre a sua postura profissional perante os compromissos.

2.    Inspire confiança: O seu corpo fala por você. A confiança é obtida no primeiro contato por meio de uma atitude (linguagem corporal, tom de voz e da sua imagem pessoal).

Portanto, preste atenção na sua postura, não cruze os braços enquanto fala com alguém. Não sente de qualquer jeito como se estive cansado. Não arqueie as costas ou deixe os ombros caídos.

Converse sempre olhando nos olhos da pessoa, contato visual gera confiança. Você sabe quando uma pessoa está mentindo (muitas vezes) pelo seu olhar.

E cumprimente as pessoas com aperto de mão firmes (e não fortes), olhando-as nos olhos, isso também gera confiança e transmite segurança.

3.    Adapte-se: Seja um camaleão. Sincronize a sua linguagem corporal com a dos outros para criar uma conexão imediata.

Exemplo: se a pessoa com quem está conversando fala devagar, fale você também devagar. Se ela é animada, fala rápido e gesticula bastante, faça o mesmo (mas, sem exageros para não parecer forçado).

4.    Capture a imaginação para capturar o coração: Use histórias cheias de imagens sensoriais para que os outros consigam ver, sentir, e às vezes, até reconhecer o cheiro e o gosto do que você está falando.

Histórias conectam!

5.    Seja convincente: Convencer é fazer com que os outros queiram fazer o que você quer que eles façam sem impor.

6.    Seja prestimoso: Quando já estiver completado a sua tarefa, ofereça-se para ajudar o seu colega ou outros funcionários. Você não trabalha para si mesmo e sim para uma companhia.

7.    Desenvolva-se: Capacite-se profissionalmente, tenha sede de aprender, conhecimento nunca é demais, e para continuar sendo competitivo no mercado de trabalho você precisa estar em constante aprendizado.

8.    Tenha habilidade para conversar: Habilidade na conversa é a chave para o sucesso. Uma ótima conversa sobre qualquer assunto ajuda a solidificar as ideais e elucidar o raciocínio.

O bom conversador quase sempre obtém êxito na carreira, ele irradia confiança e se mostra franco com os outros. A boa conversação tem como finalidade a troca de ideias, sentimentos e experiências.

9.    Tenha jogo de cintura: Busque ter jogo de cintura na hora dos imprevistos (tenha sempre um plano B nas mangas) e saiba ouvir a opinião dos outros. Elas quase sempre serão diferentes das suas.

Já diz o ditado que o pior surdo é aquele que não sabe escutar. Em uma reunião, por exemplo, aprenda a escutar mais do que criticar.

10.  Seja organizada: Mantenha o seu ambiente de trabalho e a sua mesa organizadas. Nada de colocar post it em todo lugar, isso pode causar a impressão de que você é desorganizada e não consegue se lembrar dos seus compromissos.

Papéis e documentos precisam estar organizados em pastas, por assuntos e prioridades, pois uma mesa desorganizada não passa a sensação de credibilidade nem ao seu cliente e muitos menos à sua equipe e seu chefe.

Se já está tudo bagunçado, quem garante que você não irá perder um pedido ou deixar de resolver um assunto importante em meio a um monte de papéis?

11.  Cuidado com o uso de celulares e redes sociais. Não dá para negar que o uso de celulares entre os profissionais das mais variadas áreas aumentou nesta década, afinal 70% dos negócios nos dias de hoje são fechados ao telefone.

Porém existem maneiras corretas de usá-lo para que o uso exagerado não prejudique a sua imagem como profissional, caso você não saiba a hora de deixá-lo guardado.

  • Tenha foco na ligação e jamais atenda fazendo outra coisa (se é uma ligação de trabalho)
  • Identificar-se primeiro e perguntar se a pessoa do outro lado da linha está podendo falar, é elegante e visto com bons olhos.   
  • Não deixe as pessoas esperando na linha por muito tempo.
  • Se a pessoa que estiver te ligando está irritada, lembre-se: Gentileza sempre.
  • Ligue para seus clientes, parceiros e colegas dentro do horário comercial, salvo a exceção quando a pessoa te permitir ligações fora deste horário.     
  • Evite expressões “Querida(o)”, “Meu amor”, “Amiga”, “Lindo” se estiver no ambiente de trabalho. Se não faz parte do seu linguajar do dia a dia, pode soar falso.

Utilizando essas dicas, você fortalecerá ainda mais a sua Marca Pessoal e a maneira como quer ser lembrado no seu ambiente de trabalho.

 

Um pouquinho sobre mim:

Eu sou a Monique Bordin e a minha verdadeira paixão é ajudar empreendedoras a fortalecerem suas Marcas Pessoais e impulsionar seus negócios online.

Quer saber mais sobre a minha trajetória profissional e o que como eu posso te ajudar? Acesse: www.metodovitrine.com.br

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Monique Bordin
Monique Bordin Seguir

Monique Bordin é Designer de Moda por paixão, empreendedora por opção e Personal Brander por missão! "Assim como eu tenho construído minha marca pessoal e estou conseguindo impulsionar os meus negócios, eu quero dividir contigo, todas as estratégias

Ler conteúdo completo
Indicados para você