[ editar artigo]

Como Zica Assis revolucionou a história dos cachos no Brasil

Como Zica Assis revolucionou a história dos cachos no Brasil

Como uma empregada doméstica com um sonho se tornou dona de um império da beleza, com direito a livro, e-commerce e 38 unidades em 5 estados do Brasil?

Essa, (muito) resumidamente, é a história de Zica Assis, a carioca que viu um sonho nascer lá nos anos 70. Ao perceber que a indústria da moda não se preocupava com as particularidades do cabelo crespo e cacheado, ela resolveu botar a mão na massa e começar a testar fórmulas em casa. Depois de dez anos e misturas que chegaram a fazer seu cabelo cair, ela chegou no resultado esperado.

A família vendeu o carro e dois amigos também contribuíram financeiramente. O primeiro salão de beleza abriu nos fundos da casa de Zica, e não demorou até que fizesse sucesso — as filas começavam a se formar às cinco da manhã, três horas antes do salão sequer abrir. Inspirados pelo modelo de linha de montagem, Zica e seus sócios implantaram um sistema inovador em que cada funcionário ficava responsável por uma parte do processo, da lavagem até a finalização do cabelo. É assim até hoje nas lojas da rede Beleza Natural; a cliente passa por mais ou menos sete profissionais.

(Créditos: Beleza Natural)

Em 2004, dez anos após o início do empreendimento, a empresa já contava com quatro unidades no Rio de Janeiro, e abriu uma fábrica própria para investir em produtos de qualidade especializados. O sonho que fez com que Zica iniciasse tudo isso sempre esteve à frente do negócio, independente do tamanho dele: oferece serviços e produtos pensados especialmente para cabelos crespos e cacheados.

Hoje em dia, depois de Zica já ter figurado a lista da Forbes das 10 mulheres mais poderosas do Brasil, o Beleza Natural tem um livro contando sua trajetória de sucesso, um e-commerce que vende para todo o Brasil e parceria com diversas lojas revendedoras. As 38 unidades estão espalhadas pelo Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. É de tirar o fôlego, né?

Às vezes, vemos grandes empreendedores onde estão agora e não imaginamos o quanto eles lutaram para chegar ali. Parece impossível chegar até lá porque estamos comparando o começo da nossa jornada com o meio da deles (sem contar que cada jornada é diferente). Quando começou, Zica não tinha nada além de um sonho e uma vontade implacável de realizá-lo. Não tinha capital, investidores, instalações ou um nome renomado. Mas trabalhou sem desistir até que conquistasse tudo isso.

Outra grande lição é algo que sempre mencionamos por aqui: tudo começa com um produto de qualidade. Não adianta investir num espaço legal, publicidade, design ou qualquer outro elemento da sua marca se sua essência não tem uma qualidade verdadeira, não resolve um problema verdadeiro, não se importa de verdade com seu consumidor. Tudo começou porque Zica percebeu um problema no mercado e estava determinada a resolvê-lo. Não parou até achar a fórmula perfeita, e então, partiu na missão de compartilhá-la com outras mulheres. 

"Consigo olhar no olho das minhas clientes e entendê-las, porque também vim dessa classe." 

Foi isso que Zica disse sobre o que a motiva!

É isso que faz um negócio. 

Esperamos que essa história te estimule na sua jornada empreendedora. Compartilhe ela com outros amigos que estão nessa caminhada também! No nosso Instagram, fizemos um post superespecial com um pouco da história da Zica também ;)

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://instabio.cc/efeitoorna

Ler conteúdo completo
Indicados para você