[ editar artigo]

Como prever tendências?

Como prever tendências?

Em 2018 lançamos o COLOR FORECASTING, um relatório de tendências de cores que auxiliou centenas de empreendedores e criativos no desenvolvimento de seus produtos e direção de arte nos dois anos seguintes, 2019 e 2020.

O ORNA® Group está muito imerso e próximo desse universo das cores e a ideia foi tornar esse tipo de conteúdo disponível para mais pessoas.

O relatório veio como uma resposta para a seguinte pergunta: Como tornar acessível um recurso que nos permita um posicionamento inovador? O que fazer para que o EFEITO da ORNA® chegue também em outras marcas?

Assim nasceu o COLOR FORECASTING.

A cor do ano de 2020 da Pantone (classic blue), estava prevista nesse relatório (página 17) e já tinha sido a escolha da pintura da nova cor do icônico banheiro do apartamento.33 e do sofá do ORNA® Café.

Todas essas escolhas e produtos foram pensados e lançados meses antes do anúncio oficial da Pantone (no final de 2019).

Azul também foi a cor escolhida para alguns modelos de bolsas da ORNA® lançados em 2018.

Em 2020, não foi diferente.

Quando escolhemos o tom amarelo para as embalagens do combo de produtos de skincare ORNA® Formula e de nossas bolsas ORNA®, pensamos em tons carregados de significados para transmitir esse sentimento para os clientes que adquirissem nossos produtos.

 

No post de anúncio da nova cor das embalagens no Instagram da ORNA®, descrevemos:

"O amarelo chega em nossa paleta de 2021 para enaltecer o lado criativo e o autocuidado. Esse tom alia-se à afirmação da personalidade, à força e à auto estima. Transmite coragem ao mesmo tempo que carrega leveza. É uma cor que movimenta o poder da memória, do otimismo e da valorização de si próprio. Com certeza algo que buscamos ainda mais para o próximo ano"

O verso do flyer da ORNA® Formula trouxe o cinza para ornar e equilibrar com o amarelo.

Ontem a Pantone anunciou que Illuminating e Ultimate Grey são as cores regentes de 2021: um tom de amarelo acolhedor, otimista e um tom de cinza sólido, neutro.

Amarelo também foi uma cor que sinalizamos no COLOR FORECASTING (página 3) como tendência identificada para os próximos anos.

As cores são formas de comunicar para onde caminhamos como humanidade.

Você deve estar se perguntando:

Como posso fazer para lançar cores que serão anunciadas como tendência antes da própria Pantone? Como ser esse lançador de tendências?

As decisões das cores ocorrem por meio de uma análise consistente.

Inclusive, dois dos profissionais da nossa equipe possuem formação em Trend Forecasting na SCAD - umas das principais escolas de design dos USA.

Forecasting: mapear e prever as mudanças de produtos ou comportamentos no mundo.

Uma ferramenta muito utilizada por nossa equipe de conteúdo, é o o painel semântico (que pode ser criado no próprio Pinterest).

 

Uma sugestão: acompanhe nosso Pinterest.

Somos a maior conta verificada do Brasil do segmento de moda / decoração / casamento, com mais de 540.000 seguidores, ou seja, as maiores curadoras de tendências e forecasting do país.

Onde está o inovador?

Quando falamos sobre estar no início da curva da inovação, é isso: é ser o criador,  o inovador que lançará a tendência que será aderida.

Quem inova, aponta o caminho antes de algum anúncio sinalizar o que será a próxima tendência. O inovador consegue antecipar e prever os próximos passos comportamentais, sociais e culturais que serão observados em movimentos artísticos e criativos mais à frente.

Como a própria semântica da palavra tendência diz:

tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou direcionamento, a agir de certa forma; trata-se de uma predisposição, propensão a algo.

Como é possível prever tendências?

Diferentemente do que muitos possam pensar, em nada tem a ver com adivinhação. Trata-se de aliar estudos, pesquisas e referências bibliográficas diversas, ao poder de observação do mundo, do que nos cerca, das forças que regem o comportamento, nossa sociedade e sua relação com o consumo.

p.s: No curso Efeito Orna, temos uma aula introdutória sobre o tema e no curso Instagram Skills ensinamos como criamos e pesquisamos tendências na aula de “Pesquisa de Tendências” - um pouco pesquisador/coolhunter.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter.

 

 

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
EFEITO ORNA
EFEITO ORNA Seguir

Metodologias transformadoras em gestão de marca, influência e empreendedorismo For smart people 👇CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E CANAIS https://www.efeitoorna.com/links

Ler conteúdo completo
Indicados para você