[ editar artigo]

Como planejar conteúdo com mais facilidade?

Como planejar conteúdo com mais facilidade?

“Carol, como você planeja os seus conteúdos? O que faço para me organizar?”

Essa é uma das perguntas que recebo constantemente no insta da @expli.ca e nas consultorias. Mas, posso ser bem sincera? É normal se sentir perdida, até mesmo quando você já produz conteúdo há um tempo.

Direto me pego pensando se meu conteúdo está fazendo sentido, ou se preciso mudar algo.

Na internet, encontramos um monte de dicas e muitas “regras” para produzir conteúdo. Mas, nada funciona melhor do que se comprometer com o seu objetivo e simplesmente fazer, deixar fluir. É claro que a organização é essencial para dar aquele pontapé inicial, longe de mim falar o contrário (logo eu né), mas, muitas vezes achamos que temos que seguir tudo que vemos por aí e nos travamos.

Bom, hoje a minha missão é te ajudar com um passo a passo bem simples de como planejar o seu conteúdo e botar a mão na massa logo. Vamos lá?

1. Tenha um objetivo em mente

O primeiro passo para a produção de um conteúdo relevante é sempre planejá-lo com um objetivo em mente. Ou seja, se você quer aumentar as conversões para uma determinada call to action, como vender mais um produto específico, deve ter isso como prioridade desde o primeiro momento em que pensa num novo material.

Ter um objetivo definido significa ter clareza de onde você quer chegar. E isso pode lhe ajudar a escolher o caminho certo e ordenar bem as etapas que isso aconteça.

Por isso, quando for planejar uma estratégia de conteúdo, a primeira coisa a se fazer então é definir o que você deseja com isso.

 

2. Saiba com quem está falando, para quem está produzindo

Outro passo indispensável para a produção de conteúdo bem-sucedida é conhecer muitíssimo bem as pessoas com quem está falando. Ou seja, aprender o máximo possível sobre seu público, com as informações que você tem em mãos.

E isso pode variar muito de marca para marca. Por exemplo, uma marca de joias pode ter diferentes públicos para as diferentes coleções que tem. Uma coleção mais colorida, pode ser para meninas mais novas, já uma coleção de pérolas, pode ser para mulheres mais maduras.

No entanto, outros negócios podem apresentar apenas um cliente ideal. Sendo assim, é importante analisar bem o seu negócio e os seus clientes, para ter certeza que o conteúdo produzido seja coerente.

 

3. Busque referências

Sempre falo sobre a busca de referências, mas porque considero essa etapa MUITO importante para a produção de conteúdo.

Fazendo isso, podemos destravar a nossa mente e termos ótimas ideias para a nossa produção de conteúdo. O legal é que você pode buscar referências e inspirações em diferentes fontes, como livros, séries, filmes, Pinterest, Behance, Instagram...

Ah! E essas fontes não precisam falar exatamente do se nicho. Afinal de contas, você pode pensar em como adaptar a ideia que X marca teve no seu negócio.

4. Crie um calendário de conteúdo

Agora é hora de unir o seu objetivo, as informações do seu público e as referências em um calendário de conteúdo (ou calendário editorial, como preferir).

 

 

Aqui, você vai distribuir as pautas e ideias de conteúdo em um calendário mensal, quinzenal ou semanal – como preferir. E, assim, vai conseguir se organizar muito melhor com a produção de conteúdo.

Também é importante pensar no formato ideal de cada conteúdo do calendário, criar um texto/legenda bem atrativo pra ele e caprichar no call to action do post.

Para isso, você pode baixar o planner de conteúdo gratuito clicando aqui.

Bônus: analise os resultados

Por fim, eu não poderia deixar de falar sobre a análise de resultados. Com ela, você vai entender o que está dando certo na sua produção e o que pode ser melhorado e, assim, conseguir planejar conteúdos cada vez melhores.

Para produzir bons conteúdos na internet – que realmente geram resultados positivos - é preciso investir tempo e energia. Mas, como você pôde ver, não é nada impossível.

Para aprender mais sobre produção de conteúdo, continue me acompanhando no blog e no Instagram da @expli.ca!

Com amor, Carol ❤️

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Carol Benke
Carol Benke Seguir

Produtora de conteúdo, fã do desenvolvimento pessoal e apaixonada por marcas com propósito. Crio estratégias de conteúdo para os mais diversos segmentos e me fascino com cada resultado!

Ler conteúdo completo
Indicados para você