[ editar artigo]

Como o Habib’s uniu estratégias de branding, marketing viral e economia criativa.

Como o Habib’s uniu estratégias de branding, marketing viral e economia criativa.

Clique na imagem para ler na íntegra a matéria da revista EXAME.

Para mostrar para vocês que uma estratégia de branding vai muito além do design, eu trouxe um case fresquíssimo e que foi tema de muito burburinho recentemente nas redes sociais.

Já faz alguns dias que a empresa Habib’s se tornou assunto no Twitter e no Instagram, tudo porque a marca colocou em seus restaurantes faixas com a seguinte frase “passo o ponto”, junto a um número de WhatsApp. Vendo isso, os brasileiros começaram a falar cada vez mais da rede de fast food, cogitando o possível encerramento da marca, mas diferente do que os internautas pensavam, essa iniciativa era parte de uma campanha muito bem desenhada para chamar a atenção das pessoas para a divulgação do rebranding da empresa, que adotou formas mais arredondadas e divertidas, deixando de lado a uma linguagem mais séria e os traços retos, mas a mudança não está somente nisso, a marca reestruturou a forma como se relacionada com seus clientes também, laçando um sistema de fidelidade onde as pessoas poderão acumular pontos participando da divulgação dessa mudança. É daí que vem a frase “passo o ponto”, sacaram?! haahahah

A preocupação e curiosidade sobre o possível encerramento da marca resultou em uma campanha de marketing viral muito bem sucedida, gerando uma enorme visibilidade para esse momento de mudanças. A marca também decidiu dar aos seus clientes o título de embaixadores, os “Habibers”, e influencers, já que eles se tornarão o veículo de divulgação do novo sistema de pontos através da produção de conteúdos nas redes sociais. Stories, postagens e vídeos no YouTube citando a empresa serão convertidos em pontos no Super App da marca e poderão ser trocados por itens do cardápio da rede e descontos exclusivos, desde que sejam aprovados pela curadoria da empresa, uma verdadeira fusão entre a economia criativa e estratégias de aproximação e relacionamento com o seu público-alvo.


A partir desse case incrível, fica claro que branding não é somente mudar algo na identidade visual de alguma empresa, muito pelo contrário! Esse processo conta com estratégias elaboradíssimas que vão desde a visibilidade e a autoridade que a empresa deseja alcançar com a nova marca, até a forma como ela se relaciona com o seus consumidores através dessa mudança na sua cultura.

Agora só nos resta acompanhar e ver como essas ações refletirão na marca e na forma como a empresa se relaciona com os seus consumidores. Acredito que essa ação trará muitos benefícios para a empresa, aumentando significativamente o seu número de clientes e instalações no aplicativo, junto a uma grande visibilidade nas plataformas a partir dos conteúdos que envolverão a marca.

Você gostou dessa estratégia? Pretende fazer um conteúdo incrível para ganhar pontos e comer várias bib'sfihas? Comenta aqui! 
 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Dayane Barbosa
Dayane Barbosa Seguir

Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, apaixonada por branding, mídias sociais e análise de dados! Estou sempre falando sobre muitas coisas e aprendendo sobre muitas outras.

Ler conteúdo completo
Indicados para você