[ editar artigo]

Como começar a produzir textos na internet?

Como começar a produzir textos na internet?

Sempre gostei de escrever. Lembro que na época da escola, enquanto muitos amigos reclamavam de ter que fazer redação, eu adorava!

A ideia de ter um blog já passou pela minha cabeça muitas vezes, até que, finalmente, depois de começar a trabalhar com produção de conteúdo, decidi criá-lo.

Antes para me sentir “pronta” para isso, aprendi muito estudando sobre Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo. Mas, confesso que ultimamente tenho me desprendido bastante das “fórmulas prontas”, para assumir mais o meu tom de voz e colocar a minha essência no que eu produzo.

Mesmo assim, é claro que existem alguns pontos importantes para escrever bons textos – que não devem ser deixados de lado - e é sobre isso que vou falar hoje!

Vem ver!

1. Pense nas suas pautas

Antes de tudo, se organize e saiba qual caminho seguir!

Bom, o primeiro passo para começar a produzir seus textos é pensar nas pautas. Para isso, pense nos assuntos que você quer falar e faça um cronograma.

Mas, evite de querer abraçar o mundo e escrever de tudo um pouco, tá? Isso pode acabar mais te confundindo do que ajudando.

Aqui no blog, por exemplo, gosto de criar um cronograma mensal com base nos meus dois temas principais: criação de conteúdo e desenvolvimento pessoal. Assim, vou vendo o que dá mais certo num mês e o que eu gostaria de mudar nos próximos posts.

2. Crie um rascunho

Não precisa escrever um texto na pressa. Reúna quais são as ideias que você quer passar e vá deixando o texto tomar forma!

Com um cronograma pronto, é hora de começar a escrever!

Uma dica para essa etapa é escrever uma espécie de rascunho antes do texto final. Você pode anotar as ideias principais do tema, escrever a introdução e, assim, deixar o texto tomando forma.

Depois, escreva o seu texto completo e se dê um tempo de descanso (pode ser algumas horas ou alguns dias) para depois revisá-lo. Fazendo isso, você deixa sua mente “descansar” e consegue pensar melhor no que você quer transmitir, até chegar em um bom texto.

3. Adicione os elementos importantes

Depois de ter o seu texto pronto, é sempre bom fazer a revisão de alguns elementos importantes, como a escaneabilidade, o uso de elementos interativos e a gramática.

A escaneabilidade é um fator que ajuda na leitura dinâmica do seu texto, afinal, muita gente só bate o olho em um post antes de realmente lê-lo. Por isso, adicione títulos e subtítulos, faça citações, não exagere no tamanho dos parágrafos e destaque as partes importantes usando o negrito.

Para deixar o texto mais interativo, não deixe de usar imagens, vídeos e até mesmo gifs (adoro!). Usar links para indicar outros posts e páginas também é bem legal!

Para verificar a parte gramatical, você pode usar o word e/ou o Google Docs.

4. Coloque a sua essência!

Valorize o que te torna única!

Para finalizar, nunca, jamais, deixe de colocar sua essência nos seus conteúdos.

Encontre uma forma de colocar o seu jeitinho nos textos, mostrando seu ponto de vista sobre o assunto. Finja que está conversando com alguém conhecido e só vai!

É isso que vai te diferenciar, além de deixar a sua produção muito mais prazerosa de ser feita!

Espero que essas dicas tenham feito sentido pra você e te inspirado!

Sei que tudo isso pode parecer muito confuso e trabalhoso no começo, mas com o tempo você vai pegando o jeito, pode ter certeza!

Ah! E se você quiser mais dicas de criação de conteúdo e desenvolvimento pessoal, continue lendo o meu blog e me acompanhe no Instagram da @expli.ca!

Com amor, Carol ❤️

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Carol Benke
Carol Benke Seguir

Produtora de conteúdo, fã do desenvolvimento pessoal e apaixonada por marcas com propósito. Crio estratégias de conteúdo para os mais diversos segmentos e me fascino com cada resultado!

Ler conteúdo completo
Indicados para você