[ editar artigo]

Como a arquitetura pode transformar sua vida

Como a arquitetura pode transformar sua vida

Mesmo que você não perceba, a arquitetura está em todos os lugares influenciando seu modo de sentir e ver as coisas. 

O arquiteto dinamarquês Bjarke Bundgaard Ingels definiu a arquitetura como "a arte e a ciência de garantir que nossas cidades e edifícios sejam apropriados ao modo como queremos viver nossas vidas" (se quiser ler a entrevista completa clique aqui). Eu acrescentaria (com todo respeito) na definição de Bjarke junto as cidades e edifícios, a casa. 

A arquitetura pode nos trazer conforto, bem estar e até mesmo melhorar nossa saúde. Claro que tudo vai depender de como nós fazemos a arquitetura, pois o efeito pode ser contrário também. Vejo a arquitetura como uma forma de expressão, acredito que ela externaliza, de forma prática, quem somos internamente. 

Mas como usar a arquitetura a nosso favor para transformar nossas vidas? Vamos conhecer cinco coisas que podem mudar sua casa e, consequentemente, melhorar a sua vida.

1.  Iluminação e ventilação

Existem muitos estudos que concluíram que ambientes sem iluminação e ventilação adequadas causam mais insônia e ansiedade nas pessoas. Preste atenção nesses detalhes aí em sua casa. Priorize sempre a iluminação natural, tente trocar lâmpadas com luzes azuladas e frias por lâmpadas com luzes mais quentes e amarelas. Use luminárias, abajur, arandelas, cordão de luz, spots ou fita de led para criar cenários de iluminação e deixar o clima mais aconchegante. 

A ventilação natural também deve ser priorizada sempre que possível. Caso não seja a melhor opção onde você mora, ajustar a temperatura com ar condicionado ou climatizador é uma boa solução.

                                  https://www.instagram.com/luzdecorda/

2. Plantas

O contato com a natureza faz muito bem ao ser humano. Esse contato é capaz de reduzir os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) no sangue, melhorar o relaxamento, aumentar o bem-estar e a concentração entre outros benefícios.

Se não é possível ter uma vista bonita da sua janela, use plantas em sua decoração. Elas vão trazer a natureza para dentro de casa e deixar seu ambiente com mais vida. Caso você não leve muito jeito com plantas, use quadros ou pôsteres com imagens de paisagens. Alguns estudos concluíram que fotos de paisagens são capazes de promover bem-estar e trazer boas lembranças.

                           https://meuestilodecor.com.br/sala-estar-tv-sim-nao/

3. Cores

A cores tem um grande poder de influenciar nossos sentimentos. Repare se seu espaço está muito ou pouco colorido e qual é o seu sentimento em relação a esse tema. Muitas vezes pintar uma parede com a sua cor favorita muda todo o clima do ambiente. E se você quiser outra opção de colorir e mudar sua decoração, troque as capas das almofadas, use uma manta no sofá, troque o tapete. São os detalhes que fazem  a diferença.

                                  https://www.instagram.com/remadewithlove/

4. Conte uma história

Talvez você tenha algum objeto ou móvel antigo herdado da sua avó, que tal incluir isso na decoração? Quantas histórias você pode contar com sua decoração usando peças antigas e afetivas!

Busque tutoriais e DIYs na internet e "coloque a mão na massa", você pode descobrir o quanto é gratificante fazer e criar peças de decoração. Sinta orgulho do que você faz.

Valorize sua história ou a história da sua cidade contando através da decoração com fotos, artesanato local, desenhos em quadros, camisetas velhas que podem virar lindas e criativas almofadas.

Aqui o segredo é usar a criatividade na hora de contar histórias!

http://freshouse.de/do-it-yourself-deko-in-schwarz-weiss-und-holz/

5. Organização 

Você já ouviu o ditado: "se quiser organizar sua vida, comece arrumando suas gavetas"? Isso funciona muito bem. Quando organizamos o lado de fora, nossos sentimentos também começam a se ajeitar dentro da gente. Trazemos o abstrato para o mundo concreto.

De fato o ditado é um ato simbólico que mostra o seu desejo de mudar e melhorar. Mas lembre-se que o que está fora influencia o que está dentro e vice-versa. 

                                https://www.instagram.com/p/Bh3s47Fgv8N/

É importante olhar e se conectar com nosso lar, entender o que precisa ser mudado e o que deve ser mantido para compreendermos, ao menos um pouco, o que acontece dentro da gente. 

Pode ser que tudo a sua volta esteja perfeito e mesmo assim você se sinta insatisfeito, talvez a perfeição do lado de fora esteja compensando algum desconforto no seu interior. É preciso parar um pouco, olhar ao redor e entender o que você sente com o que vê.

Comece com pequenas atitudes, reorganize o layout da sala, cuide de uma planta, mude a cor de alguma parede, resgate aquele móvel ou objeto antigo que está escondido em algum canto, crie um espaço de relaxamento ou de leitura. Use tudo o que te traz bons sentimentos, boas lembranças e que ajude a criar bons momentos e você começará a ver como a arquitetura pode transformar a sua vida para melhor.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Bárbara Vargas
Bárbara Vargas Seguir

Acredito que todas as pessoas tem o direito de viver em um ambiente saudável, funcional e bonito. Sou apaixonada por arquitetura de interiores com foco em psicologia ambiental e tenho mais de 10 anos de experiência como arquiteta.

Ler matéria completa
Indicados para você