[ editar artigo]

Case: Instagram Skills e o fim da síndrome do patinho "feio"

Case: Instagram Skills e o fim da síndrome do patinho

Esta é a história de um patinho "feio" que encontrou seu bando e agora aprendeu a voar alto em direção ao sonho com o curso Instagram Skills.

Tudo começou há uns anos atrás, quando eu me sentia um patinho "feio" no Instagram observando aqueles cisnes belos e populares passando pelo meu feed. Eu sentia que eu não pertencia àquele mundo, mas que eu queria fazer parte dele de alguma forma. 

Então eu gastava toda a minha energia tentando me encaixar. Foi assim por muito tempo. 

Certo dia, eu estava cabisbaixa nadando pelos lagos repletos de cisnes no Instagram, quando, de repente, eu escutei um grasnar que me chamou a atenção. Fui até ele e lá estava. Grande e acolhedor, o pato do Efeito Orna. 


Olhando ao redor, vi mais patos como eu. Alguns diferentes, mas ainda sim patos. Pela primeira vez em anos eu me senti parte de um bando. 

O grande pato do Efeito Orna disse que era novo por ali e me pediu para ficar, porque tinha muito a ensinar a todos nós. Foi aí que iniciei na primeira turma do Efeito Orna. Nessa fase eu já havia percebido que eu agia como cisne, mas que era preciso agir como pato se eu quisesse encontrar meu destino. 

Essa etapa um foi fundamental para me manter no bando, mas eu ainda não estava pronta para levantar voo. Então, comecei o curso Instagram Skills, onde treinei habilidades que eu nem sabia que tinha, que foram fundamentais para aperfeiçoar minha decolagem. E assim segui por alguns meses.

Comecei subindo aos poucos e, agora que finalizei mais essa etapa, sinto que finalmente estou pronta para voar em direção ao meu destino. 

Aquele patinho “feio” jamais alcançaria mais de + de 5 mil pessoas em uma única publicação, com + de 6 mil impressões, sendo 5000 vindas de hashtag de forma totalmente orgânica. Ele também não conseguiria 53 shares, 30 salvamentos e 288 likes em outra publicação orgânica.Mas o pato que sou hoje conseguiu, usando técnicas de copywriting e hashtags


 

Aquele patinho jamais tiraria e editaria fotos como estas usando o celular e aplicativos de edição.

Não criaria conteúdos mais consistentes, com posts todo dia ímpar e o feed organizado seguindo uma identidade visual criada no Canva. Também não teria criado um símbolo para tornar o movimento que criou mais pautável.


Ele não teria um aumento de seguidores entre abril e setembro, 93,5% mais em relação ao período anterior.

Também não teria mais visitas semanais em relação ao início do curso em abril, +16K impressões em 7 dias e +50k de alcance orgânico durante todo o período e 8,89% a mais de engajamento.

E se aquele patinho não conseguia, não foi porque ele era incapaz, mas porque ele depositava toda a energia nas habilidades que o levavam para lugar nenhum. Hoje ele se tornou um pato treinado, focado e mais forte, que voa bem alto, observa os cisnes de uma outra perspectiva e entende que cada um de nós tem seu bando. 

E isso não significa que todos nós patos somos iguais, não. Esse bando é beeem diferenciado! Os propósitos nos movem em direções diferentes, temos cores, estaturas, penas distintas, mas cada um de nós sabe nosso lugar no mundo e sabe, também, que, se um dia perdermos o rumo ou quisermos trocar de direção, o pato grande e acolhedor sempre estará lá para causar um efeito em nossas jornadas. 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Bruna Said
Bruna Said Seguir

☁️ Jornalista, encorajadora de mulheres e blogueira • Criadora do movimento Mind Positive, da comunidade Sexo Sem Medidas e do Wave Self Love Club • ° Campinas

Ler conteúdo completo
Indicados para você