[ editar artigo]

Busca Visual: a tendência que coloca o Pinterest em estratégias de Marketing Digital de uma vez por todas

Busca Visual: a tendência que coloca o Pinterest em estratégias de Marketing Digital de uma vez por todas

O expansão da busca visual é uma das grandes apostas para 2020 e essa alteração no comportamento do usuário pode fazer com que o Pinterest alcance outro patamar. Saiba como empresas podem utilizar os principais recursos e descubra as tendências da plataforma para este ano! 

Recentemente, a Rock Content, entre outras empresas que atuam no ecossistema do Marketing Digital, divulgou os resultados de uma pesquisa de tendências que aponta um crescimento expressivo na busca visual em 2020 - recurso que permite que usuários realizem pesquisas em buscadores por meio de imagens.

Outro estudo, realizado pela consultoria Gartner, mostra que marcas que adaptarem seus sites para busca visual, com a aplicação de técnicas de SEO para imagens, por exemplo, terão um crescimento de até 30% nas vendas online até 2021.

E no embalo desse novo rumo que o comportamento dos usuários está tomando, a presença online no Pinterest também se mostra como uma boa pedida para negócios que, até então, não viam muito sentido em gerenciar perfis por lá.

Agora, mais do que nunca, essa rede social criada há dez anos - e que hoje se posiciona como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo, alcança outro patamar e pode se estabelecer como terreno fértil para estratégias de Marketing Digital para empresas.

Como empresas podem utilizar os principais recursos do Pinterest?

A questão é que o Pinterest se transformou em um enorme catálogo de referências para seus usuários e, ao longo do tempo, vem aprimorando funções dentro da plataforma com a proposta de torná-la mais atraente do ponto de vista corporativo.

A conta business do Pinterest, por exemplo, disponibiliza recursos importantes como:

  • Pinterest Analytics (mensura resultados vinculados ao perfil e às publicações);
  • Shop the Look (direciona usuários interessados em um produto para o link de compra);
  • Pinterest Lens (permite buscar na rede, por meio da câmera do aplicativo, objetos encontrados no dia a dia, fora da web) e muito mais.

Além disso, é possível vincular site oficial, página no Etsy e contas de redes sociais ao perfil, para ampliar a presença da marca na plataforma.

E os widgets do Pinterest são uma grande sacada para facilitar a interação do público com o conteúdo do negócio. Eles adicionam ao site institucional botões de salvar e seguir e recursos que permitem ao usuário visualizar, dentro do site, atualizações feitas na conta corporativa do Pinterest.

E é nesse contexto que negócios podem aproveitar a plataforma para se aproximarem e conhecerem ainda melhor os interesses das personas (a plataforma conta com mais de 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo); reforçarem a gestão de marca; aumentarem o tráfego para sites e blogs; influenciarem decisões de compra e por aí vai.

CONTEÚDO NO PINTEREST - CONHEÇA AS TENDÊNCIAS PARA 2020

Aproveitando a deixa dos principais tópicos desse artigo, segue uma sugestão para quem cria, ou pretende criar, conteúdo para negócios no Pinterest: a plataforma publicou uma lista que mostra o que as pessoas, mundo afora, querem experimentar em 2020.

Desde referências da moda dos anos 90, passando por consumo consciente, necessidade de conexão com a natureza e visões diversas sobre identidade de gênero, esse estudo de tendências é uma referência e tanto para criadores de conteúdo.

E como o que já é bom sempre pode melhorar, em cada tópico há uma dica preciosa para negócios adequarem seus produtos e/ou serviços com base nessas ideias e, assim, se conectarem com o que os usuários estão à procura.

Para quem busca por mais inspiração na hora criar conteúdos cada vez melhores no contexto do Pinterest, aí está a lista de tendências.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Luana Lima
Luana Lima Seguir

Sou jornalista, guardo em mim enorme apreço pela escrita e pela fotografia, levo na bagagem mais de quinze anos de atuação em áreas diversas da Comunicação e tenho o hábito de observar pormenores. Entre uma coisa e outra, aprecio silêncios.

Ler conteúdo completo
Indicados para você