[ editar artigo]

Big Brother 20 - Como o Marketing de Influência entrou na casa mais vigiada do Brasil?

Big Brother 20 - Como o Marketing de Influência entrou na casa mais vigiada do Brasil?

Marketing de Influência é uma estratégia digital que envolve pessoas que influenciam grandes públicos. Essa interlocução dá escala ao alcance de marcas e empresas e pode guiar a tomada de decisão da audiência do influenciador. Saiba como a Rede Globo adotou essa abordagem na edição 2020 do Big Brother Brasil.

O BBB 2020 começou na última semana e, nesta edição, a Rede Globo decidiu lançar mão de um viés do Marketing de Influência dentro da casa mais vigiada do Brasil.

Por isso mesmo, a produção do programa convidou pessoas famosas (algumas mais, outras nem tanto) para fazerem parte do reality show. De atletas a influenciadores digitais, tem de tudo um pouco.

Ao abrir espaço para o Marketing de Influência no Big Brother Brasil, a emissora deu um salto na audiência do programa que, claramente, mergulhou nas águas turvas da mesmice ao longo dos anos.

A horda de fãs que os participantes famosos estão levando para frente da televisão certamente vai evitar que ele perca ainda mais visibilidade

Até aí, tudo bem. A questão é que, menos de dez dias depois da estreia do programa, tudo indica que uma das participantes vai dar um show de Marketing de Influência.

Manu Gavassi está pronta para o embate e eu posso provar

O Big Brother Brasil 2020 mal começou e Manu conquistou o feito de ser a pessoa que mais ganhou seguidores, em apenas um dia, na história do Instagram.

Foram mais de 175 mil novos followers logo após a estreia do reality show, no dia 21 de janeiro. Depois de três dias de confinamento, ela ganhou cerca de meio milhão de seguidores e os números seguem crescendo.

Mesmo tendo que lidar com o fato de a Rede Globo restringir o uso de roupas e acessórios com logos expostas durante o BBB, a cantora e compositora Manu Gavassi parece ter se preparado muito bem e está transformando essa oportunidade em um jogo de ganha-ganha.

De um lado, a emissora celebra a alta no Ibope gerada pelos milhões de seguidores de Manu - e dos demais influenciadores. De outro, a cantora resgata a fama que a carreira lhe rendeu anos atrás e alavanca a visibilidade de marcas e profissionais que trabalham com ela.

Manu + Televisão + Internet = Mkt de Influência e Transmídia no BBB 2020

Para além da notoriedade oferecida naturalmente pela TV aberta, a equipe de Manu Gavassi incluiu no planejamento uma abordagem Transmídia. Conteúdos textuais e audiovisuais estão circulando de forma casada entre plataformas enquanto o programa se desenrola.

  • Televisão, Internet e Pay-Per-View.

No domingo passado, por exemplo, dia da semana em que o Big Brother Brasil alcança sua maior audiência, Manu usou um look elaborado pela Fashion Stylist Carol Roquete.

O reality show foi exibido na TV aberta, no Globoplay (serviço de streaming que transmite a programação da Globo pela Internet) e no Pay-Per-View (sistema televisivo que permite ao usuário assistir programas que não estão na grade de canais das operadoras de TV).

  • Mídias Sociais

o lado de lá, sua equipe publicou nas mídias sociais - antes, durante e depois do programa - fotos da cantora vestindo a mesma roupa. E, claro, com os envolvidos na produção devidamente marcados nos posts.

  • Youtube

Já na última terça-feira, a equipe de Manu lançou o clipe da música Áudio de Desculpas. O lançamento aconteceu às 19h, pouco antes da primeira noite de eliminação do BBB 2020 - outra ocasião específica em que a audiência cresce.

A divulgação do vídeo seguiu sendo feita em vários formatos e em todas as plataformas possíveis. Foram mais de um milhão de visualizações no Youtube em apenas um dia.

E as estratégias não terminaram aí. Manoela ainda encontrou um espacinho para product placement e introduziu no contexto do clipe vários modelos de sandália da marca Melissa.

Ou seja, Manu deixou materiais prontos (mais de 90 vídeos) antes de entrar no Big Brother e eles estão sendo publicados estrategicamente em sincronia com os pontos altos do programa.

Os objetivos dessas ações podem ser de todo tipo. Desde ativação comercial, passando pela criação de conexões com novos públicos, fortalecimento de vínculo com a audiência já estabelecida, associação de marca e por aí vai.

Se ela vai conseguir fazer com que a audiência impactada por esse viés do Mkt de Influência se desloque pelo funil, ainda não se sabe. De toda forma, a fada sensata já está colocando as cartas na mesa.

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Luana Lima
Luana Lima Seguir

Sou jornalista, guardo em mim enorme apreço pela escrita e pela fotografia, levo na bagagem mais de quinze anos de atuação em áreas diversas da Comunicação e tenho o hábito de observar pormenores. Entre uma coisa e outra, aprecio silêncios.

Ler matéria completa
Indicados para você