O QUE?
Esté é o último artigo de 4 textos, onde o objetivo é fazer uma reflexão sobre você e entender o quão você é responsável por estar onde está hoje, principalmente em meio a atual crise que estamos vivendo.
Antes de ir direto à questão foco deste artigo, caso ainda não tenha lido os textos anteriores, só conferir lá na minha sessão de artigos:
Artigo 1/4 - Crise COVID-19 e você? Lidando, enfrentanto ou pirando?
Artigo 2/4 - Crise COVID-19 e você? Porque isso está acontecendo comigo?
Artigo 3/4 - Crise COVID-19 e você? COMO reagir e sair desta apesar dos desafios?
Já para você que está acompanhando a leitura na ordem, continuamos…
Depois de entender porque você pode ter dificuldade de alcançar seus objetivos e resultados e como criar alternativas que irão nortear seu caminho, agora vamos falar sobre o que você pode fazer para colocar tudo isso em prática e colher os frutos das suas ações e decisões. Para isso, vamos falar sobre um método de produtividade, que pode ser identificado também como um sistema de organização, o GTD – Get things done, disseminado pelo escritor norte-americano David Allen. Sua versão em português recebeu o nome “A arte de fazer acontecer”. O livro explica em detalhes o que é o GTD, o que ele faz e como ele funciona, representado na figura abaixo:
O método reúne um conjunto de 5 hábitos e 4 ferramentas que combinadas tem o objetivo de aumentar a capacidade das pessoas de FAZER. Os hábitos devem ser semanais e diários e consistem em:
- Coletar ou capturar: garantir que todas as informações que precisam ser lembradas sejam registradas em algum lugar.
- Processar e esclarecer: avaliar as informações registradas para filtrar e fazer os direcionamentos mais adequados com cada uma delas. Definir onde guardar tais informações.
- Organizar: manter as atividades organizadas com clareza do que tem que ser feito e quando com critérios criados por você para facilitar o entendimento e organização.
- Fazer: Executar o que foi planejado no dia e/ou na semana que garanta o cumprimento dos seus objetivos e resultados.
- Revisar e refletir: ajuda a manter o processo organizado, faz com que não tenha nenhuma atividade atrasada ou sem providência devida. Além de deixar claro como estão as suas decisões em relação ao seu tempo e como está a sua produtividade. Neste link, você terá acesso à uma ferramenta que vai te ajudar a descobrir suas horas produtivas.
Como afirmado no livro pelo autor, estes itens devem se tornar hábitos e não apenas tarefas ou atividades. Estes hábitos, por sua vez, podem ser viabilizados por meio das 4 ferramentas:
- Caixa de entrada: local onde todas as informações são inseridas. Pode ser um aplicativo de gestão de tarefas, como por exemplo, o todoist ou o asana.
- Agenda ou calendário: local para organizar seus compromissos, com todas as informações de data, hora, lugar e pessoas envolvidas. O google calendar pode ser uma ótima alternativa, além de ter integração com os apps sugeridos para usar de caixa de entrada.
- Lista de tarefas: sua lista de tarefas pode ser organizada no mesmo aplicativo usado na caixa de entrada. A sua lista pode ser otimizada na forma como você organiza suas tarefas, com critérios estabelecidos por tipo de tarefas e tipo de ação demandada.
- Editor de notas: Utilizar para anotar informações importantes sobre as tarefas que compõem um projeto maior, para registro de pontos importantes e aprendizados. Algumas opções são o Evernote, Google Doc ou qualquer outro mecanismo de registro de informações, incluindo um caderno, caso você opte por fazer na versão física.
Bom, depois de todas estas informações, chegou a hora de começar a aplicar o conteúdo trabalhado nesta série de artigos e alcançar mais realizações na sua vida. Caso você tenha alguma dúvida no processo, comece assim mesmo, pois com a prática você irá entender o que funciona para você e como otimizar seus resultados para alcançar todas as suas resoluções!
Caso queira uma ajuda neste processo, se cadastre neste link para receber em primeira mão as informações sobre o curs Bee You, onde você poderá ter ferramentas exclusivas de autoconhecimento, pensamento crítico, produtividade, construção de novos hábitos, branding pessoal e gestão de carreira.
_____________________________
Liliane Carvalho | Gestora de projetos de inovação e empreendedorismo e movida à aprendizados e desafios
Profissional multidisciplinar, que acredita na capacidade das pessoas de fazerem coisas incríveis, desde que haja um desafio motivador o suficiente. Com formação em negócios e vasta experiência em inovação e empreendedorismo, meu objetivo é impactar pessoas a partir da mudança de mindset.