[ editar artigo]

Artigo 3/4 - Crise COVID-19 e você? COMO reagir e sair desta apesar dos desafios?

Artigo 3/4 - Crise COVID-19 e você? COMO reagir e sair desta apesar dos desafios?

 

COMO?

Esté é o terceiro artigo de 4 textos, onde o objetivo é fazer uma reflexão sobre você e entender o quão você é responsável por estar onde está hoje, principalmente em meio a atual crise que estamos vivendo.

Se chegou direto neste artigo e quer ver o que rolou, basta ir na minha sessão de artigos para ler os artigos anteriores:

Artigo 1/4 - Crise COVID-19 e você? Lidando, enfrentanto ou pirando?

Artigo 2/4 - Crise COVID-19 e você? Porque isso está acontecendo comigo?

Continuando…

Aqui o objetivo é entender como podemos ser mais eficientes e eficazes na definição de objetivos e resultados que nos vai ajudar a nos desenvolver e lidar com os desafios. 

Há alguns anos, tenho vivido diferentes experiências neste ambiente de empreendedorismo e inovação. Essa vivência me aproximou de pessoas inovadoras, empreendedoras e que me inspiraram e ajudaram muito a desenvolver a visão que tenho hoje. Entendo que o movimento das startups trouxe muitos aprendizados em novos modelos de gestão a serem aplicados a realidade dos dias atuais. Retomando o conceito do Mundo VUCA, 

mencionado no primeiro artigo, vale ressaltar que este termo é utilizado para descrever características pesentes em ambientes de incerteza, e perfeitamente aplicável no cenário atual da pandemia do coronavírus. Este termo é proveniente do acrônimo de palavras em inglês que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Essas características trazem consigo uma série de demandas por novos formatos de trabalho e novas habilidades que se não forem desenvolvidas, impactam em perda de competitividade no mercado, seja como empresa ou como profissional.

Diante disso, uma das metodologias mais adotadas pelas empresas mais inovadoras e que pode ser adaptada para uma perspectiva pessoal ou de gestão de carreira, são os OKRs – Objective and Key Results, ou a sigla em português, Objetivos e Resultados Chave. Esta metodologia consiste em um conjunto de definições do que você deseja alcançar. O sucesso do uso da metodologia depende de alguns fatores principais:

  • Saber diferenciar objetivos e resultados: o objetivo está relacionado ao que se quer atingir, é motivacional, qualitativo e desafiador. Ele deve inspirar e engajar a pessoa à ação. Já os resultados devem ser quantitativos e ter características SMART. Esta sigla é originária do inglês e significa Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Based. Em português significa:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • Entender o significado do termo “chave”: os OKRs na empresa são adotados para ajudá-las a ter mais foco em resultados e por isso deve-se tomar o devido cuidado para não ter um número excessivo, perder o foco e no final não conseguir entregar nenhum resultado. Aplique esta mesma lógica nos seus OKRs pessoais ou na gestão da sua carreira. Tenha clareza do que é essencial, ou seja, “chave” para a sua vida naquele momento.
  • Dinâmica de aplicação: no contexto empresarial, os OKRs são definidos anualmente e redistribuidos trimestralmente. Essa dinâmica ajuda a ter clareza da sua evolução e também pode ser adotada no seu OKR pessoal, para identificar se as coisas estão andando como previsto, ou se será necessário algum plano de ação para ajustar o caminho. Uma boa estratégia é construir primeiro a sua visão de longo prazo, que pode ser um ano ou mais, a depender da sua realidade e ir redimensionando para médio e curto prazo, em trimestres, meses e até semanas. Desta forma você chegará uma visão mais clara o que você precisa fazer hoje para alcançar o seu objetivo de longo prazo. Outra dica que pode ser interessante é separar os seus ORKs pessoais em áreas da sua vida (Sáude, Relacionamento, Profissional/Carreira, 

Vale lembrar que apenas definir os OKRs não é o suficiente. O segredo do sucesso é o acompanhamento consistente do processo, bem como sua revisão quando necessário ajustar o caminho. 

Para te ajudar a colocar essa atividade em prática, você poderá utilizar a ferramenta OKR pessoal. Você irá encontrá-la neste link, basta fazer uma cópia e começar a usar.

Além do OKR, com certeza existem inúmeras outras metodologias e ferramentas que podem de ajudar e colocar o seu “Como” em prática. O importante é ter foco, persistência e consistência nas suas atitudes e comportamento.

Estamos chegando ao final desta série de artigos. Para continuar sua leitura, no último artigo você irá entender O QUE fazer para criar um ambiente e condições que promovam resultados. Só ir para o último artigo desta série na minha sessão de artigos e aproveitar a leitura.

Lembrando que “A ação precede a motivação”. Steven Pressfield.


Liliane Carvalho | Gestora de projetos de inovação e empreendedorismo e movida à aprendizados e desafios

Profissional multidisciplinar, que acredita na capacidade das pessoas de fazerem coisas incríveis, desde que haja um desafio motivador o suficiente. Com formação em negócios e vasta experiência em inovação e empreendedorismo, meu objetivo é impactar pessoas a partir da mudança de mindset.

 

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler matéria completa
Indicados para você