[ editar artigo]

Anitta: uma análise de suas estratégias de Branding Pessoal para o Rock in Rio

Anitta: uma análise de suas estratégias de  Branding Pessoal para o Rock in Rio

#anitta ficou no trend topics do Twitter desse último sábado (05/10), e muita gente não parou de falar sobre a performance dessa cantora no Rock In Rio, um dos maiores festivais de música de todos os tempos.

Nossa co fundadora e estrategista de marca, Débora Alcantara, fez uma live falando sobre como o branding pessoal de Anitta teve grande poder na sua carreira a tornou uma das maiores cantoras da atualidade.

Assista a live abaixo:

Esse é um case recheado de habilidade de comunicação, storytelling de qualidade e acima de tudo uma projeção fantástica de marca pessoal.

O marketing dela é tão estratégico que parece natural, e essa é a grande sacada, pois estratégia não significa trabalhar com falsidade, e sim comunicar com eficácia.

Alguns pontos destacados nessa live:

  •  O FORTALECIMENTO DA MARCA ANITTA NO ROCK IN RIO

Entenda como ações de fortalecimento da marca pessoal de Anitta, tornou possível que  a hashtag #Anitta​ ocupasse os ​trending topics​ do Twitter.

  • METAS

Entenda como ter seus objetivos e metas claras, com muita determinação e resiliência fez com que a cantora carioca migrasse da rejeição ao palco principal.

  • PROFISSIONALISMO

O posicionamento profissional da cantora fez toda diferença durante essa jornada. No dia da apresentação ela foi pontual para poder ensaiar sua apresentação, mas, devido ao atraso de outros artistas não pode fazer ser seu ensaio, e ainda assim mostrou muito preparo durante o seu espetáculo, mesmo sem conhecer o palco.

  • PROPÓSITO

 Anitta sempre acreditou no seu sonho, tinha um propósito bem definido e nunca escondeu seu objetivo de levar o funk para o mundo. Ela sempre projetou sua carreira como o contar de uma história, na qual manteve a conexão com o público e soube fazer brilhantemente alianças estratégicas.

  • FIGURINO

As cores usadas pela cantora em seu figuro foram estrategicamente escolhidas por estarem ligadas ao lançamento do seu primeiro produto:  ​Skol Beats 150BPM.

  • ELEMENTO NOSTALGIA

Ela escolheu seu setlist  com o desejo de contar a história de sua carreira. As músicas escolhidas montavam a narrativa da trajetória musical de Anitta. 

  • ECLÉTICO

Ela mostra um musicalidade cheia de diversidade, que permeia ente o funk, o sertanejo, o forró e mais. Ela busca parceria e trazer para as suas produções um pouquinho de todo o BRASIL.

Outros pontos importantes: 

  • Alianças estratégicas e parcerias (exaltou a parceria com a cantora Ludmila);
  • Festa pós evento ( o efeito do trabalho continuou mesmo após o evento);
  • Teaser (sentimento de antecipação);
  • Gatilho de curiosidade;
  •  Análise de dados.

Ela apostou na força do seu propósito e no poder da sua MENSAGEM.

Discurso Rock in Rio Lisboa em 2018:

Hoje, todos os funkeiros do Brasil estão me vendo aqui. Eu prometi que nosso ritmo chegaria em todos os lugares. Estou representando todos os funkeiros. Vocês não sabem a dificuldade que foi chegar num palco como esse.

Ela está ligada nas tendências do mercado e atua fortemente no mundo do empreendedorismo. 

"Eu gosto de arriscar".

Paralelamente ao novo projeto em parceria com a Ambev, Anitta está trabalhando em vários lançamentos para o mercado brasileiro, incluindo as gravações da segunda temporada de "Vai Anitta" na Netflix e do desenho animado "Clube da Anittinha", além de prestar consultoria para auxiliar outros artistas.

Para esse novo momento, Anitta também reduzirá o número de parcerias e pretende aceitar somente propostas de marcas que tenham a ver com o direcionamento de sua carreira, como é o caso da Skol BEATS, que sempre esteve presente na ​vida​ da cantora, principalmente nas festas organizadas por ela.

VISÃO A LONGO PRAZO

O funk ganhou destaque nessa edição do festival, com artistas no Espaço Favela, New Dance Order e um show celebrando os 30 anos do ritmo no Palco Sunset. Tudo isso é , também, mais um reflexo da presença de Anitta, que desde o começo de tudo, lá na época da Furacão 2000, até os dias de hoje, sabia que queria difundir seu estilo musical pelo mundo e hoje vive um momento em que ela consegue levar o funk para outros países.

 

Quer saber mais sobre marca pessoal? Acesse aqui nosso guia gratuito e entenda melhor a importância do branding pessoal.

 

Abraços,
Equipe EFEITO ORNA :)

COMUNIDADE EFEITO ORNA
Ler matéria completa
Indicados para você