Faz um pouco mais de dois anos comecei a trabalhar unicamente com produção de conteúdo digital.
Na verdade, eu poderia ter começado antes, mas a ficha de que eu poderia trabalhar escrevendo textos para blogs, sites e gerenciando mídias sociais de outras empresas ainda não tinha caído.
Em 2016, logo depois de começar a faculdade de Publicidade e Propaganda, tive a oportunidade de estagiar em uma agência de Marketing de Influência, e foi lá que a minha história com o Marketing Digital começou.
Mas, foi só no começo de 2020 que decidi mostrar mais o meu trabalho, criando o meu blog pessoal e uma página no Instagram para falar sobre produção de conteúdo, a @expli.ca. Com isso, consegui divulgar melhor o que eu faço, sendo vista por mais pessoas e conquistando mais clientes.
Durante esse tempo, muitas pessoas já me perguntaram sobre como trabalhar pela internet. Gosto muito de compartilhar a minha trajetória, mas sei que muitos não se identificam com as mesmas escolhas. Por isso, reuni outras formas de conseguir trabalhar e ganhar dinheiro pela internet.
Vem ver!
1. Ofereça serviços online
Existem diversas maneiras de oferecer seus serviços pela internet, como cuidar das redes sociais de empresas, dar aulas particulares, ser designer gráfico, dar mentorias e outras.
Para começar, pense bem em qual área você é realmente boa e avalie como pode oferecer seu serviço de forma digital. Com uma ideia em mente, comece a fazer seu marketing pessoal, invista nas ferramentas digitais e atraia clientes interessados no seu trabalho!
2. Crie um e-commerce
Uma das formas mais lucrativas de trabalhar pela internet é criar um e-commerce.
E, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa de muito pra isso. Afinal, tenho certeza que você já viu muitas lojas que estão bombando no Instagram, por exemplo!
Se você acha que essa sugestão combina com você, organize suas ideias e comece a se planejar, levando em consideração questões como:
- O que você vai vender?
- Por onde você vai vender (redes sociais, site, etc)?
- Para quem você vai vender? Quem é o seu público?
- O que você precisa ter para começar?
3. Cadastre-se em sites de freelancers
Outra opção é se cadastrar em sites que trabalham exclusivamente com freelas. Lá, você monta tipo um currículo do que você oferece, e encontra empresas que estejam precisando de serviços como os seus.
Depois disso, você seleciona os trabalhos que mais gostou e manda sua proposta!
Algumas plataformas para encontrar oportunidades legais são:
4. Tenha um canal no YouTube
Não é novidade que ter um canal no YouTube pode te trazer ótimos resultados, aliás, muitas influencers nos provam isso diariamente.
O YouTube remunera os criadores de conteúdo de acordo com o número de visualizações. Ainda mais, você também pode ganhar dinheiro com a produção de conteúdos patrocinados e a divulgação de produtos.
Que tal apostar nessa rede social gigantesca?
5. Crie infoprodutos
Se você já tem confiança para transformar seu conhecimento sobre algo em um produto digital, é só vendê-lo online para começar a ganhar dinheiro com a internet.
Você pode criar infoprodutos como: cursos, e-books, podcasts, webinários e sites de assinatura.
6. Participe de programas de afiliados
Além de ganhar dinheiro vendendo seu próprio infoproduto, você também pode fazer uma grana vendendo e anunciando o produto de outras pessoas, com programas de afiliados.
As plataformas mais conhecidas que oferecem esses programas são:
E então, o que você achou das dicas?
Espero poder ter te inspirado!
Com amor, Carol ❤️